Ao longo dos últimos anos, a procura por suplementos alimentares tem-se intensificado. Pessoas de todas as idades, condições de saúde e estilos de vida recorrem a este método para complementar a alimentação e reforçar algumas substâncias essenciais no organismo.

Mas serão os suplementos alimentares sempre seguros e benéficos para todos os casos e em qualquer altura? Descubra os cuidados a ter antes de tomar um suplemento. Com as nossas dicas, poderá escolher a opção mais adequada para si, fazer uma toma correta e obter os benefícios destes produtos sem correr riscos.

 

Para que servem os suplementos alimentares?

Na verdade, os suplementos alimentares podem ser um excelente aliado para a saúde quando o tipo de alimentação, o estilo de vida ou condições específicas provocam desequilíbrios nos níveis de certos nutrientes, como vitaminas, minerais ou aminoácidos.

No entanto, é importante salientar que uma alimentação saudável e diversificada deve ser a principal fonte das várias substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo. Os suplementos alimentares são apenas um complemento a uma dieta equilibrada.

 

Os suplementos naturais são sempre benéficos?

Os suplementos alimentares naturais são aqueles que contam com uma ou mais plantas na sua composição. Muitos pensam que qualquer pessoa pode tomar estes produtos em qualquer ocasião, visto que são “naturais”.

Contudo, embora os suplementos naturais sejam, de modo geral, mais seguros, a sua atuação no organismo pode conduzir a resultados indesejáveis. Isto pode acontecer se forem tomados de forma inadequada, em conjugação com certos medicamentos ou por pessoas com doenças crónicas.

Também deve haver cuidados redobrados quando a toma é feita por crianças, grávidas e durante a amamentação.

 

Antes de tomar suplementos alimentares fale com o seu médico ou farmacêutico

Para primar pela segurança, recomendamos que se aconselhe sempre com o seu médico ou farmacêutico antes de escolher e começar a tomar qualquer tipo de suplementos alimentares. Conhecer bem o produto e seguir as orientações de uso evita riscos e garante o seu bem-estar.

 

7 Dicas para uma toma segura de suplementos alimentares

1. Verifique, junto de um profissional de saúde, se o produto se adequa às suas necessidades específicas e ao seu estado de saúde.

2. Informe o médico ou farmacêutico sobre qualquer doença que tenha, bem como sobre a medicação ou suplementos que já toma regularmente.

3. Privilegie suplementos alimentares que possuam constituintes padronizados. Isto assegura que o seu modo de atuação no organismo é estável.

4. Opte por suplementos alimentares com um número reduzido de constituintes. Quantos mais forem, maior o risco de efeitos inconvenientes.

5. Leia com atenção o rótulo e o folheto do produto. Verifique a composição, as finalidades, as precauções e as possíveis contraindicações. Analise também as instruções de uso para saber a duração da toma e a dose recomendada.

6. Siga, com rigor, as instruções para tomar o suplemento (quando e como) de modo a assegurar todos os seus benefícios.

7. Cumpra também a dose recomendada. Tomar doses maiores ou menores pode neutralizar os efeitos positivos da suplementação ou originar problemas.

 

Conheça a nossa oferta de suplementos alimentares!

Na Farmácia Nova da Maia, oferecemos os melhores produtos e serviços, tanto no nosso espaço físico como na loja online, sempre visando a sua saúde e qualidade de vida!

Temos uma ampla gama de suplementos alimentares para os mais diversos fins, desde a saúde do coração, da mente, do sistema imunitário até aos produtos para emagrecimento, entre muitos outros.

Descubra o nosso leque de opções e complemente a sua alimentação com o suplemento certo para si. Na Farmácia Nova da Maia, estamos prontos para o ouvir e aconselhar.

 

Explorar gama de suplementos

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.