O recurso ao suplemento de vitamina D tem-se tornado, ao longo dos últimos anos, cada vez mais frequente. Esta necessidade está diretamente relacionada com o facto de, atualmente, a maioria dos idosos sofrer de deficiência desta vitamina.

De facto, estudos indicam que existe a possibilidade de este problema afetar 30 a 50% da população global. Três fatores têm um peso importante nesta preponderância:

  • Alterações demográficas na população mundial;
  • Perfil das doenças no mundo;
  • Mudanças de estilo de vida.

 

5 Principais causas para o aumento da deficiência de vitamina D

Médicos e cientistas apontam 5 razões para o aumento de casos que necessitam de um suplemento de vitamina D:

  1. Menos horas de exposição solar – Com mais horas passadas em casa, no escritório, na escola ou em lares, houve uma clara redução do número de horas passadas no exterior. Isso implica menos exposição ao sol e uma consequente diminuição na síntese de vitamina D.
  2. Maior recurso aos protetores solares – Sabemos que o uso de protetor solar é fundamental na prevenção do cancro e do envelhecimento da pele. No entanto, este hábito também compromete a produção da vitamina D.
  3. Doenças e medicamentos que afetam os níveis desta vitamina – Problemas como obesidade, insuficiência hepática e renal ou absorção gastrointestinal deficiente podem reduzir as quantidades de vitamina D. Também o consumo de certos medicamentos, como laxantes, interfere com a absorção, produção e disponibilidade da vitamina.
  4. Envelhecimento demográfico – A população idosa tem maior dificuldade de produção cutânea da vitamina D.
  5. Mudança de hábitos alimentares – A redução no consumo de peixe, por exemplo, é um fator significativo para reduzir a absorção desta vitamina pela via alimentar.

 

Qual a importância da vitamina D?

Também conhecida como “a vitamina do sol”, a vitamina D é fundamentalmente sintetizada e absorvida graças à exposição solar. Além disso, pode ser também obtida através de uma dieta que inclua alimentos como: peixe, ovos, leite, aveia e arroz, entre outros. Em alternativa, a suplementação pode ser a solução para manter níveis saudáveis desta vitamina.

A principal função da vitamina D é a regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo. Manter estes minerais em níveis ideais ajuda na manutenção de um esqueleto saudável. Para além disso, esta vitamina é importante para:

  • Manter o correto funcionamento dos sistemas imunitário e nervoso;
  • Regular os níveis de insulina, importante para evitar doenças como a diabetes;
  • Controlar a pressão arterial.

Níveis deficitários desta vitamina são responsáveis por problemas ósseos e podem exigir o recurso ao suplemento de vitamina D. Caso se verifique uma manutenção de níveis baixos, pode haver um favorecimento do aparecimento de doenças como:

  • Fraqueza muscular;
  • Cancro;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Osteoporose e fragilidade óssea;
  • Constipações, gripe e asma;
  • Artrite reumatoide;
  • Obesidade;
  • Depressão.

 

6 Sinais de que pode precisar de um suplemento de vitamina D

É importante referir que a deficiência de vitamina D é assintomática. No entanto, existem alguns indicadores a que podemos, e devemos, estar atentos:

  1. Ficar doente com regularidade;
  2. Sensação recorrente de falta de energia;
  3. Fraca saúde óssea e articular;
  4. Cicatrização lenta de feridas;
  5. Queda de cabelo acima do normal;
  6. Espasmos e dores musculares.

Caso verifique alguns dos sintomas mencionados, é importante consultar o seu médico.

 

Quando é necessário recorrer a um suplemento de vitamina D?

Algumas pessoas são mais propensas à necessidade de suplementação de vitamina D:

  • Indivíduos que passam a maior parte do dia em espaços interiores;
  • Pessoas institucionalizadas sem acesso a exposição solar;
  • Indivíduos com pele escura ou que usem roupa que cubra todo o corpo no exterior;
  • Pessoas com problemas de excesso de peso ou obesidade.

Tendo em conta que a insuficiência de vitamina D afeta grande parte da população, são muitos os que sofrem desta condição sem saber. A melhor forma de o avaliar é através de análises sanguíneas prescritas pelo seu médico.

Em caso de carência desta vitamina, numa primeira instância, deverá alterar os seus hábitos alimentares e de exposição solar. Se ainda assim não for possível assegurar a quantidade necessária, então, recorrer a um suplemento de vitamina D pode ser a única solução.

A atuação depende dos níveis de vitamina D no seu organismo. Casos de insuficiência implicam uma atuação mais ligeira. Já casos de deficiência requerem a toma de suplemento de vitamina D numa dose mais elevada. Existem opções de toma diária ou mensal, que não representam qualquer risco para a saúde.

 

Aproveite o bom tempo e apanhe mais sol!

Com a chegada do bom tempo há certamente um conselho que lhe podemos dar: saia mais de casa. Certamente irá ajudar a prevenir a necessidade de tomar um suplemento de vitamina D.

O sol é sem dúvida o melhor remédio para quem tem níveis deficitários desta vitamina. Se não puder durante a semana, aproveite o fim de semana para passear ao sol. A sua saúde agradece!

Antes de sair, não se esqueça de subscrever o nosso blog para receber no seu email todas as novidades e artigos da Farmácia Nova da Maia.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.