Prevenir a diabetes é uma preocupação para muitos portugueses. Os hábitos de vida quotidianos têm uma enorme influência sobre o desenvolvimento desta doença silenciosa. Portanto, é necessário incutir comportamentos mais saudáveis que travem o aumento dos casos da doença, mas que também impeçam o agravamento dos seus efeitos.

Na Farmácia Nova da Maia gostamos que os nossos clientes estejam sempre informados para que possam cuidar melhor da sua saúde. Nesse sentido, criamos um artigo que dá a conhecer os 3 principais cuidados de prevenção da diabetes.

 

1 – Para prevenir a diabetes, o primeiro passo é entender a doença

Como em tudo o que nos rodeia, a melhor forma de enfrentarmos qualquer desafio, neste caso uma doença, é estar bem informado. Por esse motivo é importante saber o que é a diabetes e o que a provoca.

Como já dissemos anteriormente esta é uma doença silenciosa, pelo que só pode ser diagnosticada através de exames específicos regulares. A diabetes é provocada pela incapacidade do pâncreas em produzir insulina. Em alguns casos, o órgão consegue produzir esta hormona em dose insuficiente, noutros é totalmente incapaz de a sintetizar.

 

  • Diabetes Tipo 1 e Tipo 2: Qual a diferença?

Existem dois tipos principais de diabetes, cuja diferença está do grau de capacidade do pâncreas para segregar insulina.

 

Diabetes Tipo 1: Esta variante da doença é caracterizada pela incapacidade total de o pâncreas produzir insulina. Isto resulta de um ataque do nosso próprio organismo às células do pâncreas responsáveis pela sua segregação. Desta forma, dá-se uma acumulação de glucose que, entre vários outros problemas, pode provocar insuficiência renal.

Apesar do difícil diagnóstico existem alguns sintomas que ajudam a identificar a presença desta doença, como:

  • Necessidade de urinar com frequência;
  • Excesso de sede e de apetite;
  • Diminuição abrupta do peso sem motivo evidente.

De referir ainda que este tipo de diabetes costuma ser identificado maioritariamente na infância e adolescência.

 

Diabetes Tipo 2: Caracteriza-se pela dificuldade do pâncreas em produzir insulina em quantidade suficiente. Neste caso, a doença está muito mais associada ao estilo de vida do paciente e surge maioritariamente na idade adulta.

Os principais fatores de risco nesta variante são hábitos alimentares pouco saudáveis, excesso de peso e sedentarismo. Além dos sintomas referidos para a diabetes tipo 1, podemos considerar outros 3:

  • Cansaço frequente;
  • Visão turva;
  • Dificuldades de cicatrização.

Com níveis baixos de insulina o nosso corpo deixa de ser capaz de transformar os açúcares ingeridos na nossa alimentação e de os transformar em glucose. Esta última é a responsável pela energia que faz trabalhar o nosso organismo.

 

2 – Adote uma alimentação equilibrada

Outro dos pontos essenciais para prevenir a diabetes é a alimentação. Os dados do Inquérito Nacional de Saúde, apresentado em 2020 pelo INE, são assustadores. Revelam que 53,5% dos portugueses com mais de 18 anos sofrem de excesso de peso ou obesidade. Como referimos anteriormente, estes são fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento da doença.

Nesse sentido, deve ser adotada uma dieta variada e, acima de tudo, equilibrada no que ao aporte nutritivo diz respeito. Deve ser ajustada aos gostos de cada pessoa, para que comer nunca deixe de ser um prazer.

Estes são alguns dos principais cuidados a ter com a alimentação para prevenir a diabetes:

  • Priorizar o consumo de hidratos de carbono pouco refinados, fruta, leite e derivados magros;
  • Evitar a ingestão de quantidades elevadas de açúcar;
  • Consumir quantidades significativas de fibra;
  • Reduzir ao máximo o consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas;
  • Minimizar o consumo de sal;
  • Evitar a ingestão excessiva de bebidas com teor alcoólico.

 

3 – Inclua o exercício físico na sua rotina

A prática diária de desporto é outro dos hábitos que ajuda a prevenir a diabetes. Segundo o mesmo estudo apresentado pelo INE, 65,6% da população portuguesa não faz exercício regularmente. Este nível de sedentarismo propicia o excesso de peso e obesidade, que vimos anteriormente serem fatores de risco.

No que diz respeito ao nosso organismo, fazer desporto é fundamental para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Nesse sentido, a recomendação é praticar pelo menos 1h 30m de exercício por semana.

A prática desportiva deve acontecer pelo menos 3 vezes por semana. Desta forma, além de prevenir a diabetes, vai também evitar outros problemas relacionados com o excesso de peso e obesidade.

 

Na Farmácia Nova da Maia o nosso compromisso é com a sua saúde. Além de ficar a saber como prevenir a diabetes, queremos que aprenda mais sobre tudo o que é relevante para um estilo de vida saudável. Subscreva o nosso blog e mantenha-se sempre informado.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.