Os suplementos alimentares são substâncias que se destinam a complementar uma alimentação equilibrada e nunca a substituí-la. O Infarmed descreve-os como “fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico, estremes ou combinadas”.

A suplementação está cada vez mais em voga e existe uma variedade crescente destes produtos. De acordo com um relatório resultante do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, 26,6% da população portuguesa tomou suplementação alimentar em 2015. Deste total, é o género feminino que mais opta pela sua toma.

Em Portugal, os suplementos alimentares são produtos de venda livre, comercializados em vários formatos. Existem em cápsulas, comprimidos, líquidos bebíveis ou saquetas de pó e geralmente vêm acompanhados de orientações quanto à toma.

 

Porque são cada vez mais procurados?

Existem inúmeras razões que podem justificar o crescente consumo de suplementos alimentares:

  • O ritmo de vida acelerado que se tornou norma tem inúmeras consequências no nosso organismo;
  • Os níveis de stress, ansiedade e fadiga aumentaram;
  • O tempo para cozinhar uma refeição equilibrada e, muitas vezes, para a comer diminuiu significativamente. Isto fez com que a alimentação se tornasse nutricionalmente mais pobre, criando défices.

No entanto, e de forma paradoxal, houve também uma mudança de mentalidade relativamente à importância de manter um estilo de vida saudável e ativo. Assim, surgiu uma maior preocupação em compensar estes défices nutricionais e investir em formas de reforçar o sistema imunitário.

Para além disto, existe uma atenção redobrada para o impacto de fatores externos na nossa saúde. Por exemplo, há um maior cuidado em fazer uma alimentação saudável no inverno, de forma a prevenir certas doenças associadas ao tempo frio.

A diminuição do tempo de exposição ao sol pode ser outra razão para a necessidade de recorrer a suplementos vitamínicos. O número de pessoas que trabalham em escritórios ou outros locais fechados tem aumentado, o que criou défices de vitamina D nos organismos.

 

Que categorias de suplementos alimentares existem?

O Infarmed considera três grandes categorias:

1. Vitaminas e sais minerais

Estes compostos não são produzidos pelo corpo, tendo que ser obtidos através da alimentação ou da suplementação. Exemplos de vitaminas importantes para a saúde são:

  • Vitamina A (importante para a visão e para o sistema imunitário);
  • Vitamina D (ajuda a reforçar a densidade de ossos e dentes);
  • Vitamina C (é antioxidante, promove a absorção do ferro e contribui para fortalecer o sistema imunitário).

Quanto aos minerais, os mais conhecidos são o ferro, o cálcio, o potássio e o magnésio.

2. Derivados de plantas e extratos botânicos

Estes suplementos, como o próprio nome indica, são obtidos a partir de plantas. O Aloé vera é famoso pelas suas propriedades nutritivas e anti-inflamatórias da pele. A Ginkgo biloba é outro exemplo, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

3. Outras substâncias

A terceira categoria inclui:

  • Fibras;
  • Probióticos;
  • Ácidos gordos essenciais;
  • Aminoácidos;
  • Enzimas.

Existe ainda uma categoria híbrida, intitulada pelo Infarmed de “produtos fronteira”, tais como a melatonina e a glucosamina. Estes compostos podem ser classificados simultaneamente como suplementos e como medicamentos, dependendo dos requisitos com que são produzidos e comercializados.

 

Que benefícios pode ter a suplementação alimentar?

Os suplementos alimentares podem ter diferentes benefícios consoante o seu propósito. Os principais são:

  • Contribuir para uma melhoria da saúde e bem-estar;
  • Complementar a alimentação, ajudando a aumentar os níveis de determinada vitamina ou mineral no organismo;
  • Combater perdas de memória e sintomas de cansaço;
  • Ajudar na perda de peso e/ou no aumento da massa muscular;
  • Contribuir para a manutenção de pele, cabelo e unhas saudáveis.

 

Cuidados para uma toma segura

Antes de optar por um suplemento alimentar, lembre-se que cada pessoa tem necessidades específicas e um acompanhamento personalizado é crucial. Consulte um profissional de saúde que o ajude a identificar as suas carências e ouça os seus conselhos.

Deve também ter em atenção o seguinte:

  • No ato da compra, informe o farmacêutico de outros medicamentos e suplementos que esteja a tomar em simultâneo;
  • Leia sempre a informação que vem com o suplemento;
  • Respeite as instruções de toma, pois só assim vai usufruir dos benefícios do produto;
  • Respeite a dosagem recomendada: pergunte ao profissional de saúde e siga as recomendações.

 

Faça escolhas seguras em prol da sua saúde! Quer saber mais sobre suplementação alimentar ou conhecer a variedade de produtos disponível no mercado? Já faz uma toma regular e quer reforçar o stock com novas embalagens? Explore a secção de suplementos alimentares disponíveis na loja online da Farmácia Nova da Maia! Temos promoções frequentes e artigos ao melhor preço do mercado.

 

VISITAR LOJA ONLINE

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.