As dores de cabeça constituem um problema de saúde bastante comum. Contudo, não são todas iguais e, às vezes, podem ser um indício de algo mais grave.

As cefaleias apresentam-se sob a forma de diversos sintomas, de maior ou menor duração, com vários graus de intensidade e com incidência em diferentes zonas. Apesar de serem frequentemente consideradas um mal menor, interferem no bem-estar e na qualidade de vida de quem delas sofre.

Torna-se, por isso, essencial perceber melhor as questões associadas às dores de cabeça. Saiba que tipos de cefaleias existem e quais as causas e sintomas desta doença.

 

Dores de cabeça primárias

  • Cefaleias de tensão

São as mais frequentes e atingem mais as mulheres do que os homens. Geralmente, a sua origem está associada a locais e/ou acontecimentos geradores de stress. Afeta ambos os lados da cabeça, assemelhando-se à sensação de usar um chapéu apertado. A dor é constante, mas a duração e intensidade são variáveis.

 

  • Enxaquecas

São menos habituais e também incidem sobretudo nas mulheres. Por norma, localizam-se num único lado da cabeça. Tanto podem durar apenas umas horas como prolongar-se por vários dias. Além disso, a frequência é variável.

As enxaquecas são caracterizadas por uma dor forte, latejante e, frequentemente, incapacitante. Este sintoma é acompanhado de sensibilidade à luz e ao ruído, chegando a provocar náuseas e vómitos. Além disso, as enxaquecas são frequentemente antecedidas por sintomas visuais (como visão embaciada ou com manchas) conhecidos por “aura”.

 

  • Cefaleias em salvas

São as mais raras e, contrariamente às anteriores, incidem mais sobre os homens. A dor é intensa e está localizada à volta de um dos olhos. Ao mesmo tempo, surgem sintomas associados, como lacrimejo e congestão ou corrimento nasal. A duração e frequência são variáveis, sendo que podem durar entre 15 minutos e 3 horas, até 8 vezes por dia.

 

Dores de cabeça secundárias

Ao contrário das cefaleias primárias, as secundárias estão relacionadas com outros problemas de saúde. Surgem devido a situações como, por exemplo, gripe, sinusite e hipoglicemia.

Além disso, estas dores de cabeça são muitas vezes resultado de alterações hormonais femininas (menstruação, gravidez, menopausa). A única forma de as eliminar é tratando a doença que as está a causar.

 

Como prevenir o surgimento das cefaleias?

As dores de cabeça provocam incómodo e mal-estar. Por isso, o melhor é mesmo prevenir o seu aparecimento. Eis algumas dicas para diminuir a frequência e intensidade desta condição:

  • Optar por uma alimentação equilibrada, evitando saltar refeições, principalmente o pequeno-almoço;
  • Praticar exercício físico com regularidade;
  • Dormir o número de horas suficiente;
  • Evitar alguns alimentos, tais como queijo, chocolate, gelados, fritos e iogurtes;
  • Evitar beber café e álcool em excesso;
  • Controlar os níveis de stress;
  • Tentar relaxar nos momentos de maior tensão.

Além destas sugestões, começam a surgir novas abordagens médicas, com resultados comprovados através de vários estudos clínicos.

 

Como tratar as dores de cabeça?

Existem medicamentos específicos para a dor causada por enxaquecas e cefaleias em salvas, alguns dos quais usados como forma de prevenção. No entanto, os analgésicos (para a dor) e os anti-inflamatórios (para a inflamação) constituem a abordagem terapêutica mais comum. Devem ser tomados aquando dos primeiros sinais, de modo a não deixar escalar a dor.

No entanto, é importante referir que a utilização excessiva deste tipo de medicamentos pode originar outros problemas. Exemplo disso são as cefaleias de exacerbação. Nestas, a dor reaparece quando o efeito do último comprimido desaparece, levando a outra toma e, consequentemente, à origem a um ciclo vicioso.

 

Quando deve consultar um médico?

Dores de cabeça esporádicas não são motivo de preocupação. Contudo, muitas pessoas sofrem desta condição constantemente, pelo que devem estar atentas a todos os pormenores, anotando-os.

É importante saber a zona em que a dor se manifesta, bem como a intensidade, duração, altura do dia, sintomas e possíveis causas. Desse modo, médicos ou farmacêuticos estarão aptos para avaliar o problema e aconselhar o melhor tratamento.

Além disso, uma consulta médica impõe-se se as cefaleias forem acompanhadas de outros sintomas, tais como febre alta, rigidez do pescoço, perda de visão, tonturas, convulsões e fraqueza. O mesmo se aplica caso as dores de cabeça piorem, persistam ao longo de vários dias e resistam aos medicamentos.

 

Estima-se que as cefaleias sejam uma das principais razões que leva as pessoas a automedicar-se. Se costuma sofrer deste problema, contacte-nos. Na Farmácia Nova da Maia, temos profissionais especializados, aptos para o aconselhar. Ademais, na nossa loja online, dispomos de um vasto leque de opções de tratamento para as dores de cabeça.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.