A pele atópica, também conhecida como dermatite atópica, é uma inflamação da pele. Trata-se de uma doença crónica que pode ter nos fatores ambientais e genéticos as suas causas. É caracterizada pela irritação, escamação e vermelhidão da superfície do nosso corpo.

A pele atópica afeta principalmente indivíduos com historial de doenças do foro alérgico, como asma e rinite, tanto a nível pessoal como familiar. Este problema surge pela reação do sistema imunitário a agentes externos (pólen, pó doméstico, entre outros) que penetram na epiderme.

A patologia é mais comum em crianças do que nos adultos, sendo que 80% dos casos surge no 1º ano de vida. Atualmente, ainda não tem uma cura conhecida, embora seja possível controlá-la eficazmente com uma terapêutica adequada.

 

Sintomas de pele atópica e como se manifesta

 

Identificar a pele atópica precocemente permite controlar os sintomas. Ao contrário do que muitos pensam, este problema de saúde não é contagioso. O seu surgimento está associado a alterações da barreira protetora da epiderme que, por razões pouco claras, deixa alguns agentes externos entrarem.

Nesse sentido, tal como outras alergias, existem períodos de crise nos quais os sintomas são mais acentuados. Normalmente, a pele atópica caracteriza-se por:

  • Prurido acentuado;
  • Erupções vermelhas;
  • Pele extremamente seca em determinadas zonas do corpo;
  • Escamação.

As zonas onde a pele atópica se manifesta variam principalmente em função da idade. Nos bebés, é mais comum nos membros, cara e couro cabeludo. Nas crianças mais velhas e adultos, surge maioritariamente nas mãos, braços, cotovelos ou parte posterior dos joelhos.

 

Como controlar os sinais da pele atópica?

 

Embora exista uma sintomatologia que caracteriza a pele atópica, esta deve ser confirmada por um médico especialista em Dermatologia. A terapêutica tem de ser adequada a cada caso, por isso, só um profissional de saúde indicará o melhor tratamento.

Em períodos de crise, a dermatite atópica pode ser bastante dolorosa e limitadora. Quando identificada, há alguns cuidados que pode ter no sentido de reduzir o impacto da doença.

 

1. Higienize bem a pele

Uma pele bem higienizada reduz significativamente o risco de desenvolver determinados problemas. No caso da pele atópica, permite remover agentes irritativos e microrganismos, como micróbios e bactérias, que podem aumentar a inflamação.

Use sabonetes gordos ou neutros, mas evite a utilização de esponjas ou escovas ásperas, pois irá acentuar a irritação. Além disso, tome banhos curtos e com água tépida.

 

2. Hidrate bem a pele

Além de uma boa higiene, deve fazer uma boa hidratação. Após o banho, utilize hidratantes hipoalérgicos e que não sejam perfumados. Aplique-os com a pele húmida.

 

3. Evite ambientes com agentes alérgicos

Esteja afastado de ambientes que contenham agentes prejudiciais à sua pele, tais como pó, pólen e produtos químicos. Assim, reduz a possibilidade de desenvolver reações alérgicas. Além disso, evite alimentos aos quais é alérgico, pois podem acentuar os sintomas da pele atópica.

 

4. Atente na roupa que usa

O vestuário tem influência no modo como a doença se manifesta. Desse modo, evite utilizar tecidos sintéticos e dê preferência ao algodão. Quando compra roupas novas, lave-as sempre antes de as usar, para remover substâncias químicas que possam acentuar a pele atópica.

 

5. Cuide da sua casa

Manter uma casa bem arejada durante todo o ano, livre de humidades e mofos, é fundamental para uma boa saúde da pele. Ao mesmo tempo, deve evitar ter animais de estimação, assim como tapeçarias e alcatifas. Mude frequentemente a roupa de cama e aspire colchões e almofadas.

 

O tratamento da pele atópica

 

Como já foi referido, a pele atópica não tem cura. Porém, esta pode ser bem controlada se tiver os cuidados indicados no ponto anterior. Além disso, em caso de crise, há tratamentos médicos para tratar o problema.

Na maior parte dos casos, o tratamento consiste em:

  • Aplicar cremes e pomadas corticosteroides para reduzir a inflamação;
  • Usar emolientes (hidratantes) como loções de banho e cremes;
  • Utilizar anti-histamínicos para reduzir a comichão;
  • Recorrer à Fototerapia.

 

Não se esqueça de que deve recorrer ao dermatologista para um correto diagnóstico e posterior tratamento da pele atópica.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.