Os cuidados com a pele devem variar de acordo com as estações do ano. No inverno, as temperaturas baixas, o vento e as variações da humidade do ar fazem com que a pele fique mais seca e sensível. Já a proteção solar deve fazer parte da sua rotina ao longo de todo o ano.

Neste artigo, enumeramos os principais cuidados com a pele que deve ter em consideração para que a sua pele se mantenha saudável e bonita no inverno.

 

7 Dicas de cuidados com a pele durante o inverno

1. Escolha um hidratante facial de acordo com o seu tipo de pele

Com a chegada do tempo frio, é normal sentirmos a pele mais seca. Por isso, é importante usar um creme hidratante que vá ao encontro das suas necessidades e que corresponda às exigências do seu tipo de pele.

  • Pele seca

As peles mais secas, requerem sempre uma atenção redobrada no inverno. Cremes hidratantes nutritivos, com óleo de amêndoa, ureia ou aloe vera são as melhores escolhas para este tipo de pele.

 

  • Pele normal

Se possui pele normal no rosto deve limpar e repor a hidratação natural diariamente, de manhã e à noite. Pode optar por cremes que contenham vitaminas A e E.

 

  • Pele oleosa ou mista

Pessoas com pele mista ou com pele oleosa também devem incluir hidratantes faciais nos seus cuidados com a pele no inverno. Prefira cremes em gel e séruns hidratantes oil free, que são absorvidos de modo mais rápido e controlam a oleosidade excessiva.

 

2. Hidrate e cuide dos seus lábios

Por serem uma área mais sensível do rosto, os lábios tendem a ficar com rachaduras e feridas quando expostos ao frio ou ao vento. Lamber os lábios para aliviar a secura, ou arrancar as pequenas peles, são hábitos a evitar.

O ideal é ter sempre consigo um hidratante labial e aplicá-lo várias vezes ao dia. Para potenciar ainda mais a proteção e hidratação dos seus lábios, inclua a esfoliação labial na sua rotina de cuidados com a pele antes de dormir. No dia seguinte irá sentir os seus lábios hidratados e suaves.

 

3. Proteja as áreas da pele mais expostas

Algumas áreas da nossa pele ficam mais expostas ao frio durante o inverno, como o rosto, as mãos e os pés. Estas zonas devem ser protegidas e hidratadas para se manterem saudáveis e confortáveis.

Para muitas pessoas, as mãos e os pés são especialmente sensíveis ao frio e podem acabar por desenvolver frieiras ou outras lesões. Para evitar o ressecamento e o desconforto das frieiras, tenha sempre consigo um creme de mãos nutritivo e aplique-o ao longo do dia. Para cuidar da saúde dos seus pés, use um bom creme de pés depois de os lavar e secar.

 

4. Não se esqueça do protetor solar

A radiação solar afeta a sua pele ao longo de todo o ano, portanto, o protetor solar também deve estar presente na sua lista de cuidados com a pele no inverno. Os raios UVA têm a mesma intensidade durante todo o ano e são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, pelo surgimento de manchas e podem mesmo causar cancro da pele.

A aplicação diária de proteção solar é um dos cuidados com a pele mais importantes. Opte por um protetor solar com FPS 30 ou superior, de acordo com o seu tipo de pele. Atualmente existe uma gama muito variada destes produtos, desde protetores solares oil free a mais cremosos.

 

5. Evite banhos com água muito quente

Quando está frio, a nossa tendência é aumentar a temperatura da água do banho. Contudo, tomar banho com água muito quente pode prejudicar a sua rotina de cuidados com a pele. Para além de poder ressecar a pele, a água quente acaba por danificar a camada de gordura natural que protege a nossa pele.

Assim, prefira banhos com água morna, use um sabonete hidratante e evite utilizar esponjas muito ásperas.

 

6. Beba bastante água ao longo do dia

Mesmo que sinta menos sede no inverno, é essencial beber pelo menos 2 litros de água por dia. Embora os cremes ajudem a hidratar a pele, essa hidratação será insuficiente se não a complementar com a ingestão de água durante o dia.

Beber água é crucial para a saúde de todo o organismo e contribui para manter a pele macia e hidratada. Se costuma ter dificuldade em beber água, opte por chás e infusões.

 

7. Cuide da sua alimentação

Uma alimentação saudável e equilibrada é a base da nossa saúde. Para complementar os melhores cuidados com a pele no inverno, é importante fazer uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais. Os citrinos (como as laranjas, toranjas e tangerinas) e o kiwi são frutas ricas em vitamina C, ajudando a reforçar o sistema imunitário e a hidratação da pele.

A vitamina E, presente em frutos secos como nozes, avelãs e amêndoas, fortalece a qualidade da pele e retarda o seu envelhecimento. As isoflavonas, presentes na soja, são também úteis para preservar a água e garantir uma maior elasticidade à nossa pele.

Se sente que não ingere estas vitaminas na quantidade ideal, pode optar pela ingestão de multivitamínicos ou suplementos alimentares. Consulte sempre o seu médico ou farmacêutico antes de se automedicar.

 

Na Farmácia Nova da Maia, encontra os melhores produtos para cuidar e proteger a pele de toda a família. Faça uma visita à nossa loja online e descubra uma completa seleção de cuidados para a pele.

 

Loja online da Farmácia Nova da Maia

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.