Com tanta oferta disponível no mercado, escolher o melhor protetor solar pode ser um desafio. Em caso de dúvida, o melhor é sempre falar com o seu farmacêutico. Ele pode ajudá-lo a perceber as reais necessidades da sua pele. Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre os fatores a ter em atenção na hora de decidir.

 

Diferentes fatores de proteção solar

Uma das principais características a ter em conta para escolher o melhor protetor solar é o fator de proteção (FPS). Este é um valor de referência, que o ajuda a escolher um produto mais resistente e com maior capacidade para proteger a pele das queimaduras provocadas pelo sol.

Existem no mercado produtos com diferentes níveis de FPS, sendo os de 20, 30 ou 50 os mais comuns. No verão, com o maior tempo de exposição ao sol é sempre mais seguro apostar num fator 30 ou superior. Esta recomendação é ainda mais importante para pessoas com pele mais clara. Isto, porque são mais sensíveis à radiação UV.

 

Protetores solares para diferentes zonas do corpo

Se tem por hábito usar o mesmo creme solar em todo o corpo, saiba que os dermatologistas defendem que devemos escolher o melhor protetor solar para áreas distintas.

Hoje em dia, a oferta é diversificada e inclui, não só a proteção de corpo e rosto, mas também de lábios e cabelo. Esta diferença deve-se ao facto de o grau de sensibilidade da pele ser diferente em todas estas regiões.

Por exemplo, os protetores para o corpo são feitos a pensar numa pele mais grossa e com menor oleosidade. Ora, aplicar um creme corporal no rosto não oferece o mesmo nível de proteção e pode, por exemplo, agravar manchas na pele ou dermatoses, como a acne.

Já os lábios são uma zona sensível que precisa de uma proteção mais forte e eficaz. No site da Farmácia Nova da Maia encontra algumas opções de marcas como, por exemplo, a Avène, Uriage ou Bioderma.

Por sua vez, o protetor solar para o cabelo permite manter os fios hidratados e evitar que fiquem com aspeto queimado e quebradiço.

 

Texturas para todos os gostos

Hoje em dia, a oferta de protetores solares é vasta. A Eucerin, por exemplo, é uma marca que oferece diferentes produtos para toda a família. Pode encontrar soluções em creme, spray, loção e até gel. Mas, o mais importante, é que todas estas opções são eficazes.

Fique a par de algumas diferenças que deve conhecer para poder escolher o melhor protetor solar:

  • Creme – É a opção mais adequada para peles mais secas e para aplicar na zona do rosto, mãos e decote.
  • Spray – Esta é a forma mais fácil de colocar protetor solar nos mais novos. Sabemos como os miúdos podem ser irrequietos, por isso, esta opção pode tornar todo o processo numa brincadeira. No final da aplicação, certifique-se que espalha devidamente o protetor por toda a pele da criança.
  • Loção – Por ter uma textura mais líquida e menos gordurosa que o creme, esta é a melhor opção para ser aplicada em zonas extensas, como as pernas ou as costas.
  • Gel – Esta é a melhor solução para proteger regiões do corpo com mais pelo. Especialmente indicado para homens, pode também ser aplicado no couro cabeludo.
  • Stick – Com a aparência de um batom, estes produtos são recomendados para aplicação nos lábios. Além disso, também são o melhor protetor solar para o contorno dos olhos.

 

Qual o melhor protetor solar para peles mais sensíveis?

Quando se tem pele clara e mais sensível é ainda mais importante saber escolher o melhor protetor solar. Um dos aspetos aos quais deve estar atento é aos filtros utilizados na sua composição. Existem dois tipos distintos:

  • Filtro químico: Absorve as radiações ultravioletas, com a ajuda de substâncias como cinamatos, salicilatos e benzofenonas. Não é indicado para peles sensíveis;
  • Filtro mineral ou físico: Forma uma película na pele que afasta os raios solares. Ou seja, ao contrário do primeiro, o corpo não absorve a radiação, afasta-a. São compostos por substâncias como dióxido de titânio, óxido de zinco, entre outros.

Os produtos com filtros minerais, são os melhores protetores solares para pessoas com doenças dermatológicas, alergias ou sensibilidade ao sol. Além disso, esta é a melhor opção para crianças e bebés até aos 3 anos de idade. A Farmácia Nova da Maia dispõe de várias opções com filtros minerais da Bioderma, da Avène, entre outras marcas.

 

Escolha o melhor protetor solar na Farmácia Nova da Maia!

Este verão faça uma compra informada, opte pelos melhores protetores solares para si e para a sua família. Na Farmácia Nova da Maia, encontra uma vasta gama de marcas de referência. Visite a nossa categoria de solares e ofereça o melhor à pele de quem mais ama!

 

Escolher o melhor protetor solar

 


 

Subscreva o blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.