Deixar o seu animal sozinho em casa é quase uma inevitabilidade, independentemente do período de tempo que passa fora do seu lar. Neste artigo, descubra como gerir a situação da melhor forma e algumas estratégias que poderão auxiliá-lo na resolução deste problema.

Com os donos fora de casa por motivos profissionais ou pessoais, os animais perdem a sua companhia. Esta ausência poderá interferir no seu bem-estar, originando a acumulação de stress e desenvolvendo um sentimento de tristeza.

Com laços emocionais estabelecidos com os donos, os animais não têm a verdadeira perceção da duração da ausência, nem mesmo dos seus motivos. A insegurança pode, então, resultar na deterioração do estado anímico do animal, manifestando-se através da não ingestão de alimentos ou na destruição de objetos do lar.

Ainda assim, e numa perspetiva de curto prazo, a questão poderá ser facilmente solucionada com a simples abertura da porta, que significa uma nova aquisição de protagonismo para o animal.

 

Como solucionar a sua ausência do lar?

 Conheça oito soluções para que possa ficar tranquilo quando estiver fora de casa e deixar o seu animal sozinho.

 

1. Crie o hábito de deixar o animal sozinho

Numa fase inicial, opte por deixá-lo sozinho durante pequenos períodos de tempo enquanto realiza tarefas regulares fora de casa, como uma ida ao ginásio, ao supermercado, um café com amigos ou uma visita a familiares. A partir desse momento, poderá aumentar adequadamente a duração das suas saídas, deixando clara a ideia de que a saída é meramente temporária.

 

2. Adote outro animal

Gosta verdadeiramente de animais e tem o espaço necessário para que estes possam viver em harmonia no seu lar? Procure adotar um segundo animal, para que este possa fazer companhia ao primeiro.

 

3. Reaja moderadamente ao comportamento do animal

Aquando do seu regresso, é altamente provável que o animal se exiba de modo enérgico, provocando inclusivamente distrações. Nesse sentido, deverá dosear com prudência todas as suas demonstrações de afeto e não tornar aquele acontecimento um hábito diário.

 

4. Não coloque a comida em locais visíveis 

Não coloque a comida do animal em locais visíveis ou próximos daqueles onde costuma passar a maior parte do tempo. Aproveite para despertar a sua curiosidade e coloque pistas para que se desloque pelas diferentes divisões da casa, deixando-o entretido e entusiasmado.

 

5. Leve o seu patudo a passear

Se gosta de fazer caminhadas, particularmente pela manhã, leve o seu animal consigo. Ao fazê-lo, contribuirá positivamente para o alívio do stress e o mesmo conquistará a energia necessária para o resto do dia. Tal fará com que o animal se torne mais ativo e conheça outro tipo de ambientes.

 

6. Ofereça brinquedos ao seu animal de estimação

Atualmente, a oferta de brinquedos para animais é bastante ampla. Ao adquiri-los, deverá optar por diversificá-los e colocá-los estrategicamente espalhadas pelo seu lar. Tal fará com que este se movimente com maior frequência e se divirta a brincar durante todo o tempo em que se encontra ausente.

 

7. Deixe a televisão ligada 

Quando deixar o animal sozinho, poderá ter a televisão ligada com o claro objetivo de mantê-lo entretido. Opte por canais televisivos interativos e que reproduzam conteúdos que incluam animais.

 

8. Recorra a serviços de pet sitting

Se tiver um amigo que seja fascinado por cuidar de animais e disponibilidade de tempo, convide-o para fazer companhia ao seu animal. Assim, assegura que o mesmo será tratado com todo o amor e carinho que merece. Na impossibilidade de tal acontecer, também contratar o serviço de pet sitting de forma externa.

 

Se é dono de um cão ou gato, quer certamente o melhor para o seu patudo. A pensar na sua saúde, elaboramos um ebook sobre desparasitação, que conta com conselhos de especialistas. Faça download gratuito e perceba de que forma o seu animal de estimação pode livrar-se de parasitas internos e externos.

 

DESCARREGAR EBOOK

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.