Quem tem gatos sabe o lugar especial que estes companheiros de quatro patas ocupam na sua vida. Por isso, é natural que queira oferecer ao seu animal de estimação todas as condições para uma excelente saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, a seleção da melhor ração para gato é essencial.

Ao longo deste artigo, damos-lhe 7 dicas para fazer uma escolha acertada na alimentação do seu patudo.

 

7 Conselhos para escolher a melhor ração para gato

 

1. Tente igualar a dieta natural dos gatos

Quando vive na natureza, a alimentação de um gato saudável é feita à base de pequenos roedores e pássaros. São, portanto, animais carnívoros.

A sua alimentação natural é rica em proteína, com uma quantidade moderada de gordura e baixo teor de hidratos de carbono.

Quase todas as variedades de ração para gato seguem esta distribuição e têm como principal ingrediente a proteína animal, na forma de carne fresca ou desidratada.

Assegure-se que a ração para gato que compra para o seu amigo felpudo está de acordo com a dieta natural da espécie, contendo proteínas, gorduras e hidratos na medida certa.

 

2. Não fuja dos subprodutos de origem animal

Praticamente todas as rações para cão ou gato incluem subprodutos de origem animal. Embora esta designação possa soar vaga e suspeita, estes ingredientes não são prejudiciais para o seu companheiro de quatro patas. Na verdade, é até benéfico que constem da composição do produto, em quantidades regradas.

Em termos simples, estes componentes são provenientes de órgãos de animais, como coração, pulmões, rins, baço ou fígado. No estado natural, os gatos comeriam estas partes das suas presas, sendo que elas proporcionam nutrientes essenciais.

Certos fabricantes declaram abertamente quais os subprodutos incluídos na ração para gato. Assim, pode avaliar melhor estes ingredientes.

No entanto, como costumam estar presentes em proporções muito pequenas, mesmo que os subprodutos de origem animal não estejam discriminados, não precisa de se preocupar.

 

3. Os cereais não devem ser o ingrediente principal da ração para gato

Por vezes, encontram-se opções de ração para gato que têm os cereais como ingrediente primário, ou em demasiada quantidade.

Estes produtos são mais baratos de produzir, o que se reflete também no seu preço final. No entanto, evite escolhê-los para o seu bichano.

Como vimos, a proteína animal deve ser o elemento principal da alimentação dos gatos. Os cereais devem aparecer em menor proporção na lista de ingredientes.

 

4. Avalie os conservantes e intensificadores de sabor

Para fins de preservação, é fundamental que a ração seca para gato inclua conservantes, que podem ser naturais ou artificiais. Já a comida húmida em lata não precisa deles, pois o vácuo da embalagem constitui um método de preservação eficaz.

No que toca aos intensificadores de sabor, o cenário não é tão simples. Estes compostos não são necessários para o seu animal de estimação, por isso, devem ser evitados, particularmente quando se trata de aromatizantes açucarados.

Estes açúcares podem prejudicar a saúde do animal, devendo ser evitados. A boa notícia é que os intensificadores de sabor são de uso raro na ração para gato.

 

5. Privilegie produtos com taurina

Para além de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, os gatos precisam de ingerir uma dose diária de vitaminas e sais minerais. A taurina, por exemplo, é um aminoácido indispensável para vários processos metabólicos destes animais.

A falta de taurina pode resultar em distúrbios nos sistemas imunitário, cardiovascular e reprodutor, podendo mesmo causar cegueira ou problemas de crescimento. Desta forma, opte sempre por uma ração para gato que contenha taurina.

 

6. Saiba como alternar entre ração seca e húmida

A ração seca é ideal para dar ao seu gato todos os dias. É mais barata por dose, contribui para a limpeza dos dentes do animal e contribui para a produção de fezes mais inodoras e consistentes.

No entanto, pode complementar esta ração com alimento húmido, duas ou três vezes por semana, para reforçar o valor nutricional da dieta.

A ração húmida não deve ser dada diariamente, pois pode prejudicar a saúde oral e fazer com que o gato comece a rejeitar a comida seca. Todavia, para um animal doente ou mais velho, uma ração húmida específica pode garantir uma alimentação segura.

Quanto à conservação da ração para gato, na versão seca, evite comprar sacos demasiado grandes, visto que alguns nutrientes acabam por degradar-se. Já a ração húmida, deve ser mantida no frigorífico depois de aberta (até 4 dias, no máximo).

 

7. Garanta que o seu gato bebe muita água

Tal como os humanos, os gatos precisam de ingerir bastante água todos os dias. Aproximadamente 65% da sua dieta deve ser água.

Assim, mantenha sempre água fresca disponível para o seu animal. Ter várias taças com água espalhadas pela casa é uma boa forma de o incentivar a beber.

 

Visite a nossa loja online e mime o melhor gato do mundo!

Na Farmácia Nova da Maia, zelamos pela saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus animais de estimação! Por isso, a área veterinária tem destaque na nossa loja online.

Disponibilizamos uma ampla gama de opções de ração para gato, de várias marcas e para diferentes necessidades, a preços competitivos. Compre online de forma simples e aproveite as nossas promoções regulares!

 

Escolher ração para gato

 

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.