Administrar medicamentos veterinários aos seus animais de estimação pode ser um pesadelo. Desde logo, aplicar-lhe uma substância que desconhece pode ser desagradável, tanto para si como para ele. Depois, cabe-lhe a árdua missão de manter o animal quieto.

Cães e gatos podem ter comportamentos bastante distintos na hora de tomar medicamentos veterinários. No entanto, há algumas dicas que pode seguir para acalmá-lo e garantir uma administração bem-sucedida.

 

Manter o seu cão ou gato confortável é fundamental

Como qualquer pessoa que se encontre doente, os animais de estimação também necessitam de se sentir mimados e confortáveis. Nesse sentido, é fundamental que sejam mantidos num espaço quente e seco. Além disso, é necessário assegurar que têm sempre água e alimento disponível. No caso da ração, esta deve ser a mais indicada para a idade do animal e adequada aos problemas de saúde existentes.

Se o seu cão ou gato está doente, é também importante dar-lhe carinho. Isto vai servir para atenuar o desconforto gerado quer pela doença, quer pela toma dos medicamentos veterinários.

 

Dica: Proporcione ao seu patudo o máximo conforto com uma cama de alta qualidade. Este modelo da Husse está disponível na Farmácia Nova da Maia em vários tamanhos.

 

Adaptar a técnica ao animal e tipo de medicamentos veterinários

As técnicas de administração devem ser ajustadas ao tipo de fármaco e ao comportamento do animal, uma vez que cada um tem a sua própria forma de reagir aos incómodos deste processo.

No caso específico dos gatos, o mais importante é segurá-los bem, mas sem os magoar. Alguns felinos detestam sentir-se presos e podem reagir, pelo que deve fazê-lo com bastante cautela. Já no que toca aos cães, é fundamental segurá-los de forma firme, mas com suavidade.

Se tem um cão, depois de aplicar os medicamentos veterinários não se esqueça de o elogiar. Além disso, pode compensá-lo com um miminho extra, que pode ser um biscoito, uma festa ou um passeio.

 

Comprimidos

O processo de administração de medicamentos veterinários em forma de comprimidos é idêntico para cães e gatos. Este procedimento inclui três etapas:

  • Segurar a cabeça do cão ou gato com o focinho apontado para cima;
  • Abrir a boca moderadamente e colocar o comprimido na língua, o mais para trás possível;
  • De forma a garantir que o medicamento é ingerido, deve fechar a boca do animal e observar o seu comportamento de deglutição.

Uma vez que alguns animais são desconfiados, é preciso encontrar técnicas para trocar-lhes as voltas. Um dos truques mais comuns é esconder o comprimido no meio da comida do animal. Alguns fármacos podem ser dissolvidos em água, mas tal não deve ser feito sem consultar um veterinário ou farmacêutico.

 

Líquidos

Os medicamentos veterinários líquidos também têm uma forma específica de serem administrados. A mesma envolve quatro passos:

  • Adquirir, no hospital veterinário ou na farmácia, uma seringa para administrar o medicamento;
  • Segurar a cabeça do seu gato ou cão;
  • Colocar a seringa entre os dentes, no canto da boca do animal;
  • Pressionar a seringa para que o líquido seja introduzido lentamente, evitando que escorra.

 

Gotas

Por fim, existem duas técnicas para a administração de gotas nos ouvidos e olhos do seu animal de estimação.

  • Ouvidos: É necessário segurar bem a cabeça do patudo, afastar a orelha e deitar as gotas. Deve ser evitado o contacto do conta-gotas com o ouvido. Por fim, deve-se massajar suavemente a zona.
  • Olhos: Em primeiro lugar, deve pegar em algodão húmido e limpar a região em torno dos olhos do animal. Em seguida, é preciso levantar-lhe a cabeça e aplicar as gotas. No momento após a aplicação, é necessário manter o animal imóvel para permitir que o fármaco faça efeito.

 

A administração de medicamentos veterinários não se cinge aos momentos em que o seu animal de estimação adoece. Estas dicas são especialmente úteis na hora da desparasitação, essencial para que os patudos cresçam saudáveis e felizes.

Faça download gratuito do ebook Animais de companhia livres de parasitas e saiba como afastar pulgas, carraças, ténias ou lombrigas do seu cão ou gato.

 

DOWNLOAD EBOOK

 

Em caso de dúvida, consulte um veterinário ou dirija-se à nossa Farmácia. Temos profissionais prontos para esclarecer as suas dúvidas ou para a encaminhá-lo para o serviço mais adequado. Dispomos ainda de uma loja online onde pode comprar todos os produtos essenciais para o seu animal sem sair de casa.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.