Andamos o ano inteiro a sonhar com as férias mas, para os animais de estimação, esta época pode representar grandes perigos. Conheça alguns dos riscos para os animais nos dias mais quentes e descubra 8 formas para proteger os seus companheiros de 4 patas durante o verão.

 

1. Mantenha os seus animais de estimação hidratados

Um dos principais cuidados a ter com os animais de estimação durante o verão é com a sua hidratação. É importante que, nos meses de maior calor, incentive a um maior consumo de água, de forma a protegê-los. Isto vai garantir que as funções vitais se mantêm inalteradas e ajuda na regulação da temperatura corporal.

Existem alguns truques para ajudar a estimular a ingestão de água pelos patudos. Espalhe várias taças com água pela casa e, quando for passear o seu cão, por exemplo, leve consigo um recipiente para o pôr a beber durante a caminhada.

 

2. Aplique protetor solar próprio para animais

Não, não estamos a brincar. Tal como acontece com os humanos, a pele dos nossos animais de estimação que andam na rua também pode precisar da aplicação de protetor solar. Isto permite garantir a defesa de áreas mais sensíveis do corpo de cães e gatos, como o nariz, as orelhas, as axilas e a barriga.

Este tipo de produto dermatológico tem uma formulação específica para a pele e pelo destes animais. Pode encontrar estas soluções de proteção solar para animais na Farmácia Nova da Maia.

 

3. Tenha cuidado com o calor

Um dos grandes riscos do verão para os animais é o calor. É importante que, na altura do verão, faça alguns ajustes nas suas rotinas para proteger a saúde deles.

Os golpes de calor são extremamente perigosos e acontecem mais frequentemente do que pensamos. Na prática, são insolações devidas à exposição prolongada ao calor. Assim, nas horas mais quentes do dia mantenha os animais em local fresco, ventilado ou à sombra.

Além disso, deve ter atenção às patas dos seus animais de estimação. Estas são sensíveis a temperaturas extremas e podem sofrer queimaduras. Por isso, quando for passear com eles, evite a todo o custo que andem sobre o alcatrão e outros pavimentos que acumulem muito calor. Opte por parques ou jardins com relva.

 

4. Proteja o seu companheiro dos parasitas

O verão é uma época do ano extremamente propícia a problemas com parasitas, pelo que é fundamental proteger os seus animais de estimação. Para isso, é importante que não adie a desparasitação e que a reforce nesta estação do ano, para proteger o seu fiel companheiro de pulgas, carraças e picadas de mosquitos.

Estes cuidados são essenciais para garantir defesas ao seu animal contra a transmissão de doenças como a leishmaniose e a dirofilariose.

Para saber a melhor forma de atuar na desparasitação deve, antes de mais, consultar o veterinário. Só ele poderá recomendar o melhor método, entre coleiras anti-parasitárias, champôs, pipetas, sprays e comprimidos, para proteger o seu amigo da forma mais eficaz.

 

5. Cuide do pêlo do seu melhor amigo

Quando chega o calor, poderia pensar-se que fazer uma tosquia completa do seu animal de estimação seria a opção acertada. No entanto, esta ideia não podia estar mais errada.

Na verdade, ao fazê-lo, estaria a remover uma importante camada de proteção, fundamental para a termorregulação do animal. Assim, mais do que uma tosquia, na altura do verão faz sentido fazer uma boa escovagem ou aparar o pelo do seu cão.

 

6. Mantenha a segurança num churrasco

Talvez nunca tenha pensado nesta situação mas, um simples churrasco pode representar um grande risco para os animais de estimação. Isto porque os seus patudos podem ser atraídos pelo cheiro da comida. Ao tentar lamber ou comer algo, podem queimar-se na boca, língua ou até mesmo nas patas.

Assim, é importante garantir que eles se mantêm à distância das fontes de calor de um churrasco para que fiquem em segurança.

 

7. Nunca deixe o seu animal fechado no carro

Quem nunca passou por um carro com um animal lá dentro e uma frincha do vidro aberta? Pois esse é um erro que muitos donos cometem e que pode colocar em risco a vida dos seus animais de estimação.

Principalmente se estiver ao sol, a temperatura dentro de uma viatura pode subir acima dos 50 oC. Esta situação pode provocar desidratação, golpes de calor, além de toda a ansiedade de estar fechado e não poder sair. Em casos mais graves, estas circunstâncias podem mesmo ser fatais para o animal.

 

8. Não os abandone nas férias

Por fim, e não menos importante, nunca abandone os seus animais de estimação para poder ir de férias. Lamentavelmente, na altura do verão os níveis de abandono de animais disparam em cada ano. No entanto, nos dias que correm já não há desculpas para esta atitude.

Além de alojamentos “pet friendly”, existem cada vez mais soluções para deixar o seu animal, como os hotéis para gatos e cães. Pode também pedir a amigos ou familiares que cuidem dele durante este período.

De preferência, programe as férias de forma a incluir o seu animal de estimação. Afinal, ele também é um membro da família.

Tudo a postos para umas férias com os seus animais de segurança? Antes da partida, não se esqueça de subscrever o nosso blog. Assim vai poder acompanhar novos artigos da Farmácia Nova da Maia sobre a saúde dos seus amigos de quatro patas.

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.