Muitas pessoas desejam viajar com animais, mas ainda pensam que as condições ideais não estão reunidas. No entanto, estamos aqui para provar que há muitas razões para que isso possa mudar já nas próximas férias.

 

Ao viajar com animais pode dizer adeus às saudades

Na época de férias é sempre complicado para muitos donos decidir onde deixar os seus animais de estimação. Alguns encontram na família ou em amigos um lar por alguns dias. Outros recorrem ao serviço de hotéis especializados, que tratam dos animais com todo o cuidado que eles merecem.

No entanto, são muitos os donos que sofrem com a ideia de se poderem separar dos seus fiéis companheiros. Além dos próprios sentirem falta da sua presença, a verdade é que os bichos também padecem com a distância. E sim, os animais sentem saudades.

Um estudo de uma universidade alemã provou que ao sentirem o cheiro dos seus donos, há uma zona do cérebro que é ativada. Esta é responsável pela associação a coisas boas ou positivas.

Assim, se ainda é daqueles que pensa que para os animais não faz diferença ficarem sozinhos em casa, em hotéis ou ao cuidado de outros familiares, desengane-se. Se puder, opte por viajar com os animais. Eles vão agradecer e você também vai gostar!

 

O seu animal de estimação é bem-vindo em cada vez mais espaços

Se há alguns anos era complicado pensar em viajar com animais, a verdade é que a realidade é muito diferente nos dias que correm. Os problemas de logística deixaram de ser motivo para que os animais fiquem fora dos programas de família.

Há cada vez mais hotéis e alojamentos de turismo rural que estão preparados para receber quem opta por viajar com animais. Assim, já não precisa de procurar uma alternativa para deixar o seu companheiro, só tem que selecionar um alojamento pet-friendly e começar a fazer as malas.

Além disso, também há cada vez mais restaurantes e cafés onde pode ir com o seu animal, sem ter de o deixar, temporariamente, sozinho ou ficar limitado ao espaço de esplanada.

 

O que precisa para viajar com animais de estimação na Europa?

Vai viajar com animais no espaço europeu? Então é importante que se informe sobre tudo o que precisa para poder viajar tranquilamente com o seu animal de estimação.

A União Europeia tem um conjunto de obrigações relativas às viagens entre os 27 países, a Noruega e a Irlanda do Norte. Estas regras incluem ter:

  • Passaporte europeu de animal de estimação válido;
  • Microchip de identificação;
  • Vacinação contra a raiva em dia;
  • Tratamento contra a Echinococcus multiloculares (ténia do cão), caso o seu destino seja a Finlândia, Irlanda, Malta, Noruega ou Irlanda do Norte.

Se optar por ir para um destino extracomunitário, então é importante que se informe junto das autoridades sanitárias locais. Muitos países exigem vacinas distintas e podem até requerer períodos de quarentena. Não quer, certamente, ter surpresas desagradáveis, por isso, fale também com o seu veterinário que pode ajudá-lo a encontrar a informação adequada.

 

Atenção às viagens de avião

A sua viagem vai ser feita de avião? Saiba que as regras são muito variáveis nas companhias aéreas, pelo que deve avaliar com atenção todas as condições.

Consoante as dimensões do seu animal, este pode ter, ou não, autorização para seguir viagem consigo na cabine. Animais de maior porte são obrigados a ir no porão, acondicionados em transportadoras adequadas para o efeito.

 

Um último conselho antes de seguir viagem

Viajar com animais vai fazer com que os retire do seu espaço habitual. Estas mudanças podem expor o seu companheiro a parasitas prejudiciais para a saúde. Por isso, é importante que o seu animal também tenha a desparasitação interna e externa feita. Isto vai aumentar a sua proteção em face destes potenciais intrusos.

Para que saiba tudo sobre a importância da desparasitação, preparámos algo para si. Descarregue o nosso ebook para que possa viajar com animais de forma ainda mais segura.

 

FAZER DOWNLOAD

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.