Nos últimos anos o número de animais de companhia tem crescido nas famílias portuguesas. Estes requerem cuidados, nomeadamente a nível da sua saúde e bem-estar. Neste âmbito, os desparasitantes externos para cães e gatos têm uma importância fundamental na sua proteção.

Os animais que frequentam o exterior têm uma maior predisposição para apanhar parasitas – carraças, pulgas, piolhos e ácaros – e vetores – mosquitos, moscas e flebótomos. No entanto, embora seja menor o risco, os patudos de interior podem igualmente ser afetados por estas ameaças.

A exposição a estes parasitas pode trazer consequências negativas aos animais de companhia que vão muito além da comichão e mal-estar. Estes seres podem transmitir doenças graves como Leishmaniose, Dirofilariose ou Toxoplasmose.

Desse modo, para proteger os seus companheiros de quatro patas, é fundamental usar um desparasitante externo em cães, gatos ou outros animais.

 

Fatores que influenciam a escolha do desparasitante externo

Na hora de adquirir um desparasitante externo para cães ou gatos é importante ter em consideração alguns fatores. Caso tenha dúvidas, consulte sempre um médico veterinário para um melhor esclarecimento.

  • Espécie do animal: Existem alguns desparasitantes adequados tanto a cães como a gatos, mas muitos são específicos. Quando utilizar estes produtos no seu animal, certifique-se sempre que se adequam à sua espécie;
  • Idade: Este fator é muito importante na escolha de um desparasitante externo para cães ou gatos. O tipo e a quantidade de produto varia de acordo com a idade do animal;
  • Peso: De forma a não colocar o seu patudo em risco, é fundamental que o desparasitante externo seja também adequado ao seu peso;
  • Estilo de vida: Se, por exemplo, o seu companheiro de quatro patas passeia ou tem acesso ao exterior, o tipo de desparasitante e a frequência de aplicação será diferente de um animal de interior. Por outro lado, o local por onde passeia o seu bicho de estimação também determina o produto a usar.

 

Tipos de desparasitantes externos para cães e gatos

No mercado existe uma vasta gama de produtos desparasitantes para cães e gatos. Coleiras, pipetas, champôs e sprays são algumas das opções. Saiba mais sobre cada um deles.

  • Champôs – Normalmente, este tipo de produto é complementar a outros desparasitantes como as coleiras e as pipetas. Os champôs, além de protegerem a pele e o pelo dos patudos, podem ter uma função repelente para os parasitas, sobretudo nos meses de maior calor;
  • Coleiras – As coleiras anti-parasitárias são um método prático para prevenir o aparecimento de parasitas no seu animal. O seu efeito é bastante prolongado no tempo, caso siga todas as orientações do produto. Pode aumentar a sua eficácia usando-as em combinação com outros desparasitantes externos para cães e gatos;
  • Pipetas – Este método é dos mais eficazes para a prevenção do aparecimento de parasitas no seu animal. No mercado existem opções com princípios ativos específicos, adequando-se a diferentes tipos de ameaças parasitárias. A sua dosagem e a frequência de utilização são determinadas pelo peso do animal, por isso deve ter muita atenção a este fator no momento da sua aplicação;
  • Sprays desparasitantes – São os melhores desparasitantes externos para cães e gatos no caso de estarem infestados de parasitas. Após a aplicação deste produto, pulgas e carraças morrem em algumas horas;
  • Sprays repelentes – Há também sprays com função repelente, ideais para prevenir o aparecimento de pulgas e mosquitos, nomeadamente, nos meses mais quentes.

 

5 Dicas para aplicar um desparasitante externo

A aplicação do desparasitante externo em cães e gatos deve ser feita mediante alguns cuidados. Por vezes, podem ser cometidos erros que põem em causa o bem-estar dos animais. Fique com algumas dicas para uma correta desparasitação.

 

1. Faça uma avaliação do seu animal

A análise inicial antes de adquirir e aplicar um desparasitante externo no cão ou gato é fundamental para uma aplicação eficaz. Tenha em conta o peso, idade e o estilo de vida do seu pet. Tenha particular atenção caso existam outros animais em casa. Por exemplo, as coleiras anti-parasitárias não são muito indicadas a cães ou gatos que convivam com outros patudos, pois há o risco de as morderem ou lamberem colocando em risco a sua saúde.

 

2. Peça uma opinião ao veterinário

A opinião do veterinário é fundamental para escolher o melhor desparasitante externo para o seu animal de estimação. Caso tenha dúvidas no produto a adquirir, fale com um especialista para uma escolha adequada.

 

3. Analise o pelo do animal

Antes de adquirir o produto desparasitante é fundamental avaliar rigorosamente o pelo do animal. Isto permite definir se será mais vantajoso comprar um desparasitante externo com função preventiva ou de ação imediata.

 

4. Cumpra as indicações do produto

Depois de comprar um desparasitante externo para cães ou gatos, consulte sempre o folheto informativo sobre o produto. Cumpra as recomendações indicadas pelo fabricante, de modo a salvaguardar o bem-estar do seu companheiro de quatro patas.

 

5. Mantenha um cuidado regular

A aplicação de desparasitantes externos nos cães e gatos deve cumprir os intervalos de tempo recomendados. Cada tipo de produto tem uma eficácia específica e, por isso, deve ter muita atenção ao cumprimento das indicações.

 

Para uma informação mais completa, faça o download do ebook Animais de Companhia Livres de Parasitas. A Farmácia Nova da Maia disponibiliza-o de forma gratuita para que o bem-estar dos seus patudos seja garantido.

 

Obter Ebook Grátis

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.