Para quem tem animais de companhia em casa, as férias representam uma preocupação acrescida. Viajar com os animais ou deixá-los ao cuidado de um familiar ou amigo são, normalmente, as soluções mais comuns.

Contudo, levar os animais numa viagem e chegar a um lugar novo, que não lhe é familiar, pode ser uma fonte de stress e desconforto. Assim, quando optar por esta solução, é importante ter alguns cuidados para assegurar o bem-estar do seu amigo de quatro patas.

 

7 Dicas para viajar com animais

Antes de viajar com animais de estimação, deve ter alguns cuidados de modo a garantir todas as condições para que as férias sejam tranquilas. É fundamental salvaguardar previamente alguns pormenores para que a viagem e a estadia corram da melhor maneira possível. Nesse sentido, damos-lhe 7 dicas para que tudo decorra sem sobressaltos.

 

1. Garanta o conforto do animal durante a viagem

A viagem é o momento que gera, normalmente, mais inquietação e stress aos animais. Desse modo, deve providenciar as condições necessárias para que se sintam confortáveis. Para isso, prepare água e alimento para o trajeto e faça paragens regulares (a cada duas horas, por exemplo). E não se esqueça: deve fazer-se acompanhar do boletim de vacinas atualizado e respetiva licença.

Dependendo do tipo de transporte, há outros pormenores a ter em atenção na viagem:

  • Dentro de um carro, os animais não podem andar livremente, pois colocam a segurança dos ocupantes em risco. Além disso, esta prática pode resultar em coimas Use sempre uma transportadora adequada e, se necessário, prenda-a usando o cinto de segurança.
  • Também é possível viajar com animais de avião. Para isso, deve consultar todas as regras que a companhia aérea define, assim como as restrições de entrada no país de destino, caso existam. Normalmente, na cabine apenas é possível transportar cães e gatos, dependendo da raça e porte do animal. As únicas exceções são para os cães-guia, que não têm limitação no tamanho. Outra dica importante para minimizar os níveis de stress é preferir voos diretos.
  • Nas viagens de comboio, é possível viajar com animais sem uma transportadora específica. No entanto, caso se trate de um cão, deve garantir que este não representa perigo para os outros passageiros, levando-o açaimado e com trela curta.

 

2. Verifique se o alojamento é pet friendly

Antes de viajar com animais, deve certificar-se que o local onde vai ficar é pet friendly. Consulte previamente as condições para que não haja nenhuma surpresa desagradável. Hoje, existem já muitos locais de hospedagem que aceitam animais e estão convenientemente adaptados para os receber.

 

3. Tenha a vacinação do animal em dia

Quem tem animais de estimação sabe que a vacinação é muito importante na prevenção de várias doenças. Ao viajar com animais, mais relevante se torna este cuidado, pois a mudança de local pode deixar o seu pet mais exposto. Por outro lado, caso viaje de avião ou comboio, o boletim de vacinas atualizado é obrigatório.

 

4. Leve alguns dos objetos preferidos do seu pet

Para ajudar o seu animal de companhia a sentir-se “em casa” durante as férias, leve consigo alguns dos objetos de que ele mais gosta. Brinquedos ou mantas que ele use em casa devem ser incluídos na bagagem do seu amigo. Cheiros familiares vão ajudar a tornar a experiência de estar fora do seu ambiente mais agradável.

 

5. Faça um check-up veterinário antes da viagem

Antes de viajar com animais é conveniente realizar um check-up à saúde do seu patudo. É importante verificar o estado geral de saúde e se as vacinas estão atualizadas. Caso esteja tudo em ordem, é o próprio veterinário quem assina o passaporte animal, documento necessário para viajar na União Europeia.

 

6. Identifique convenientemente o animal

No caso de uma eventual fuga ou perda do animal, a correta identificação vai tornar a sua localização mais fácil. Tanto o microchip como a identificação na coleira podem ajudar a solucionar mais facilmente o desaparecimento do seu patudo.

 

7. Acalme o seu pet antes de viajar

Se vai viajar com animais, certifique-se que eles estão calmos e que fazem as suas necessidades antes da viagem. Se tiver um cão, faça um pequeno passeio com ele. Caso tenha um gato, brinque com ele ou utilize as estratégias habituais para acalmá-lo.

Nunca administre calmantes ou medicamentos do género sem indicação veterinária, pois pode colocar a saúde do seu pet em risco!

 

Se tem outras dúvidas que o preocupam, fale com o veterinário e siga todas as recomendações para viajar em segurança.

Para o ajudar nos cuidados com o seu patudo, na Farmácia Nova da Maia disponibilizamos um ebook sobre a importância da desparasitação. Leia as recomendações dos nossos especialistas sobre os parasitas mais comuns e saiba como e quando deve desparasitar o seu animal.

 

Download ebook gratis

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.