As vacinas para cães têm, à semelhança das dos humanos, dois grandes objetivos. Por um lado, garantir a proteção do seu animal de estimação contra doenças infecciosas. Por outro, prevenir a transmissão de doenças, tanto entre animais, como para a espécie humana.

Por isso mesmo, a vacinação, além de importante para o bem-estar do seu cão, também é uma questão de saúde pública. Em Portugal existe apenas uma vacina para cães que é de toma obrigatória. No entanto, é importante que o seu cão cumpra o plano de vacinação de forma regular para que se mantenha saudável.

 

Vacina da raiva (ou antirrábica)

Esta é a única vacina para cães que as autoridades portuguesas exigem aos donos de cães. A inoculação é de dose única e pode ser feita a partir dos 3 meses de vida do cachorro. A partir daí deve ser administrado um reforço da mesma, que costuma acontecer anualmente.

Contudo, existem já no mercado algumas vacinas que permitem a imunização durante 3 anos. Informe-se junto do seu veterinário sobre essa possibilidade.

É importante ressaltar que esta vacinação exige que o seu animal tenha o microchip de identificação implantado. Além disso, o mesmo deve estar registado no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).

 

Plano de vacinas para cães nos primeiros meses de vida

Ao fim das primeiras 8 semanas de vida é essencial fazer a inoculação de duas importantes vacinas para os cães. Estas protegem o seu animal de estimação de duas doenças graves e com elevada taxa de mortalidade: esgana e parvovirose.

Às 12 semanas, já é possível fazer uma nova vacinação do seu patudo, desta feita, para o proteger da parainfluenza, hepatite infecciosa e leptospirose. Esta é complementada com um reforço da parvovirose e esgana.

Toda a vacinação anterior deve ser reforçada quando os cães atingirem os quatro meses de vida. Desta forma, fica garantida a imunidade do animal contra todas estas doenças durante um ano.

A partir daqui é recomendado fazer um reforço anual para garantir que o seu cão se mantém sempre saudável.

 

Outras vacinas a considerar

Existem ainda outras três vacinas para cães que deve ter em consideração. Estas atuam na prevenção da leishmaniose, tosse de canil e febre da carraça.

Estas vacinas levam em conta o estilo de vida do animal e a zona do país onde mora, pelo que deve aconselhar-se com o seu veterinário sobre elas.

 

  • Vacina para a leishmaniose

Apesar de não conferir uma imunidade total, a eficácia das vacinas da leishmaniose disponíveis em Portugal ronda os 70%. Ao contrário de outras, estas não previnem a infeção, mas sim o avanço da enfermidade.

Uma vez que esta doença é transmitida por insetos (flebótomos) as coleiras repelentes, como a Scalibor, são muito úteis na sua prevenção.

 

  • Vacina para a tosse de canil

Apesar de não ser obrigatória, esta é uma das vacinas para cães mais procuradas pelos donos na época das férias. Isto porque é exigida por grande parte dos hotéis caninos.

Esta inoculação atua na prevenção da infeção causada por dois microrganismos: a bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza tipo 2.

 

  • Vacina para a febre da carraça

Não sendo obrigatória, a vacina para a febre da carraça é recomendada para cães que tenham um risco elevado de contacto com este parasita.

Animais que passem muito tempo no exterior, como os cães de caça e os cães pastores, são mais vulneráveis à doença e é para eles que esta imunização é aconselhada.

 

Mantenha a desparasitação em dia

Além das vacinas para cães há um importante processo que deve ser replicado periodicamente. Trata-se da desparasitação, tanto interna como externa. Esta deve ser mais frequente nos primeiros meses de vida, tornando-se depois cada vez mais espaçada:

  • Até aos 3 meses deve acontecer de 15 em 15 dias;
  • Entre os 3 e os 6 meses deve ser mensal;
  • Depois dos 6 meses, a cada 3, 4 ou 6 meses.

 

Na Farmácia Nova da Maia temos tudo o que precisa para manter a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação. Na nossa loja online, na secção de veterinária, vai encontrar artigos específicos para cuidar e nutrir o seu patudo da melhor forma possível.

 

COMPRAR PRODUTOS PARA ANIMAIS

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.