Furar as orelhas é uma prática que já vem de tempos ancestrais. Ao longo dos séculos, foi tendo significados diferentes até chegar aos dias de hoje, em que os brincos representam um adorno estético.

Usar brincos já foi símbolo de poder, de riqueza e de sensualidade. Certas castas indianas, faraós egípcios, legionários romanos e nas cortes europeias dos séculos XVIII e XIX todos os usaram.

Se tem vontade de usar brincos e precisa de furar as orelhas, venha descobrir todas as informações sobre este tema. Ressalvamos a importância de estar devidamente informado para tomar decisões seguras.

 

Como podem ser feitos os furos?

Os furos nas orelhas podem ser efetuados usando uma pistola de perfuração própria ou com recurso a uma agulha.

O primeiro método é mais popular por ser mais rápido. Esta forma é mais utilizada em ourivesarias, farmácias e lojas de venda de bijuteria. O método da agulha é o mais tradicional e não é tão doloroso como muitos pensam. Além disso, cicatriza mais facilmente. São as lojas de piercings e tatuagens que recorrem mais a este procedimento.

 

5 Dicas essenciais para furar as orelhas

1. Escolha um local de confiança

Deve escolher bem o local onde vai fazer os furos, avaliando o espaço ao nível de higiene, método usado, experiência do profissional e preço.

 

2. Coma um snack

Coma algo antes do procedimento, de forma a aumentar os níveis de glicemia. Assim, vai conseguir prevenir potenciais indisposições.

 

3. Evite ir sozinho

Leve sempre uma companhia consigo, principalmente se for a primeira vez. Há quem fique nervoso ou indisposto antes ou depois de furar as orelhas.

 

4. Escolha o material

Opte por brincos de materiais como aço inoxidável, platina, titânio, ouro ou prata. Esta precaução é ainda mais importante em pessoas com alergia a certos tipos de metal.

 

5. Siga as recomendações de higiene

Cumpra todos as indicações de higienização após o procedimento, para não correr o risco de o furo infetar.

 

Cuidados a ter com os furos nas orelhas

O principal conselho que todos os profissionais dão é fazer diariamente duas limpezas dos furos utilizando um sabonete antibacteriano. Adicionalmente deve fazer lavagens com soro fisiológico.

Para além desta recomendação existem outras que deve cumprir de forma a evitar infeções depois de furar as orelhas:

  • Evite o contacto das mãos sujas com os furos, já que estas podem ser transportadoras de micróbios. Deve sempre lavar as mãos antes de mexer nas orelhas;
  • Tenha cuidado com toques bruscos nas orelhas, frequentes em alguns hábitos quotidianos como falar ao telefone, vestir-se e pentear-se;
  • Tenha especial atenção quando for para a cama. Pode ter algumas dores quando encostar a orelha à almofada, portanto, faça-o cuidadosamente;
  • Para não prejudicar a cicatrização dos seus furos, evite o uso de água oxigenada e álcool para desinfeção;
  • No caso de desenvolver alguma infeção, será necessário recorrer a antibióticos. Aconselhe-se com o seu médico sobre o melhor medicamento para essa região.

 

Furar as orelhas dos bebés

Este é talvez um dos maiores pontos de discórdia quando se fala em fazer furos nas orelhas. Deve-se fazê-lo aos bebés? As posições neste campo são bastante antagónicas, mas a decisão final acaba por pertencer aos pais. Apresentamos alguns argumentos contra e a favor, que podem ajudar nesta decisão.

 

Argumentos contra

  • Pode ser encarado como um ato de crueldade para com a criança, uma vez que tem como único propósito satisfazer um desejo puramente estético dos pais;
  • Se não estiverem bem presos, existe o risco de ingestão dos pequenos brincos na fase em que os bebés gostam de levar tudo à boca;
  • Há a possibilidade de assimetria dos furos na fase de crescimento;
  • Muitos pediatras aconselham a que os furos sejam feitos apenas depois de tomadas as três primeiras doses da vacina do tétano.

 

Argumentos a favor

  • É mais fácil furar as orelhas a um recém-nascido, porque não vai ter medo da agulha/pistola;
  • Permite um maior controlo nos cuidados de higiene com o furo.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.