A varicela é uma infeção viral muito comum na infância e os seus sintomas provocam grande desconforto nos mais pequenos. Apesar de poder afetar pessoas de qualquer idade, os sintomas de varicela surgem mais frequentemente em crianças com idade inferior a 10 anos, não vacinadas.
Com a leitura deste artigo, vai ficar a conhecer melhor a varicela e os seus sintomas, as formas de transmissão mais comuns e o que pode fazer para ajudar a reduzir o incómodo que causa nas crianças.
Em que consiste esta doença?
A varicela é uma doença infeciosa e contagiosa, causada pelo Vírus Varicela Zoster (VZV), que pertence ao grupo dos Herpesvirus.
Os sintomas de varicela incluem febre e fadiga, acompanhadas do surgimento de borbulhas ou bolhas no corpo, que provocam bastante comichão. Numa fase inicial, surgem manchas vermelhas que depois evoluem para pequenas bolhas, com líquido transparente.
Sugestão de leitura:
Kit de primeiros socorros: Saiba o que não pode faltar
Varicela: Sintomas mais comuns na criança
É nas crianças com idades entre os 2 e os 8 anos de idade que os sintomas de varicela tendem a surgir, sendo raro aparecerem em recém-nascidos. Estes são os sinais mais comuns da varicela nas crianças:
- Febre;
- Mal-estar geral;
- Borbulhas vermelhas na pele (principalmente no tronco, rosto, couro cabeludo e axilas);
- Bolhas com líquido transparente;
- Prurido, que leva a criança a coçar a pele;
- Dores de cabeça e/ou abdominais;
- Falta de apetite;
- Cansaço.
Como ocorre o contágio?
O vírus que causa a varicela é altamente contagioso e pode ser transmitido de duas formas:
- Por contacto direto com as lesões: A transmissão ocorre ao tocar nas borbulhas, ou em roupas e objetos contaminados.
- Através de secreções respiratórias: Quando a pessoa que apresenta sintomas de varicela espirra, tosse ou fala, o vírus propaga-se pelo ar.
O elevado grau de contágio justifica-se também pelo facto de uma pessoa infetada poder transmitir a doença 1 ou 2 dias antes de apresentar sintomas de varicela.
Como prevenir e tratar a varicela e seus sintomas?
A vacinação é o modo mais eficaz para prevenir esta doença infeciosa. Quando alguém manifesta sintomas de varicela, o risco de contágio é muito elevado.
A vacina contra este vírus não está incluída no Plano Nacional de Vacinação, mas a mesma pode ser prescrita pelo médico, sendo aconselhada a certos grupos de risco, como:
- Pais de crianças que não estejam imunes à doença;
- Pessoas que lidem regularmente com doentes imunodeprimidos;
- Profissionais não imunizados, que trabalhem em setores de maior risco de contacto com a doença (como creches, infantários, escolas e instalações hospitalares);
- Mulheres não imunes antes da gravidez.
O tratamento foca-se no alívio e controlo dos sintomas da varicela. O médico assistente pode prescrever medicamentos para a febre, bem como pomadas ou anti-histamínicos para ajudar a aliviar o prurido.
Sugestão de leitura:
Vacinação: Um ato de proteção individual e coletiva!
Como diminuir o desconforto das crianças?
A varicela e os seus sintomas dão origem a uma sensação de mal-estar generalizada. As crianças têm tendência a coçar as lesões cutâneas, o que deve ser evitado, dentro do possível.
Damos-lhe algumas dicas para ajudar a sua criança a sentir-se mais confortável e a aliviar o desconforto que possa estar a sentir:
- Garanta um descanso adequado à criança, incentivando-a a repousar;
- Corte ou lime as unhas do seu filho e tente impedir que coce a pele, para evitar cicatrizes;
- Se verificar a presença de lesões na cavidade bucal, evite dar à criança alimentos salgados e ácidos;
- Coloque um pano humedecido com água fria sobre as erupções, para aliviar o prurido;
- Dê banhos tépidos à criança (sem esfregar as lesões) e adicione à água produtos que contenham aveia;
- Após o banho, faça uma secagem suave, pressionando levemente a pele com a toalha;
- Vista a criança com roupas de algodão largas, para minimizar o desconforto.
Em resumo, apesar de a varicela ser uma doença contagiosa, é possível preveni-la e amenizar o impacto dos seus sintomas nas crianças.
Uma boa forma de viver uma vida mais saudável e feliz é saber o que fazer em cada situação, para garantir o bem-estar de toda a família. No blog da Farmácia Nova da Maia encontra vários conselhos e recomendações para viver melhor e com mais saúde.
Subscrição de Blog
Deixe o seu comentário