As feridas podem surgir em qualquer momento, seja em consequência de um acidente de trabalho ou por um percalço num momento de lazer. Um simples raspão, um tropeção ou uma escorregadela são suficientes para esfolar ou cortar a pele. Muitos podem achar que não é grave e que facilmente se regenera, mas para isso é muito importante fazer a devida limpeza e desinfeção.

Neste artigo, vamos explicar-lhe como deve agir em diferentes situações e dar-lhe algumas dicas sobre os primeiros cuidados a ter.

 

Principais tipos de feridas

Mas afinal o que são as feridas? São lesões cutâneas que podem ser superficiais ou mais profundas. Em casos mais graves podem chegar mesmo a danificar nervos, tendões ou músculos. No entanto, consideremos apenas aquelas que afetam a superfície da pele. As mais comuns são:

  • Arranhões e raspões– Surgem quando a pele raspa de forma descontrolada em superfícies rugosas.
  • Cortes– Acontecem pelo contacto da pele com formas ou objetos cortantes, como vidro, utensílios de cozinha, ferramentas ou simples folhas de papel.
  • Picadas– Ocorrem quando se espetam na pele objetos de ponta aguçada, como pregos, agulhas, espinhos de plantas ou picadas de insetos.

 

Como se deve tratar estas lesões?

A partir do momento que faz uma ferida, começa de imediato a fase de cicatrização. Por isso, quanto mais rápido agir, melhor será este processo. É importante que todos os cuidados de higiene e limpeza sejam efetuados nos primeiros minutos. Além de prevenir infeções, acautela a formação de marcas e cicatrizes na pele. Veja quais os passos a dar perante as feridas superficiais:

  1. Imobilizar a região do corpo Em caso de ferimentos mais graves, pode ser necessário deitar ou sentar a pessoa ferida.
  2. Evitar o toque direto com as feridas. Para garantir a máxima higiene, é importante lavar as mãos e, se possível, colocar luvas antes de iniciar o tratamento.
  3. Limpar as feridas com água corrente ou, preferencialmente, soro fisiológico.
  4. Em caso de sangramento, tentar estancar o sangue, pressionando a zona ferida com uma gaze ou um pano limpo.
  5. Em seguida, deve ser feita a desinfeção com recurso a produtos específicos, por exemplo, Betadine.
  6. Se as feridas forem mais profundas, é fundamental fazer um curativo para minimizar o contacto com tecidos, água ou poeiras.

 

Tenha o máximo de cuidado com as infeções

Mesmo depois de ter higienizado a ferida, há cuidados a manter. Aliás, estes devem prolongar-se e a pessoa deve controlar o aspeto da zona afetada nas primeiras 72 horas. Preste o máximo de atenção a alguns sinais que podem indiciar o início de uma infeção. São eles:

  • Inflamação excessiva na região do ferimento;
  • Espessura maior nas extremidades da ferida;
  • Formação de pus;
  • Dores;
  • Febre.

Se o aspeto da sua ferida o levar a ponderar a hipótese de infeção, entre em contacto com um profissional de saúde, logo que possível. Podem ter que ser tomados outros cuidados.

Em que casos se deve recorrer a um profissional de saúde?

Existem casos em que, mesmo perante feridas ligeiras, é importante entrar em contacto imediato com o médico. Estas lesões, pelos agentes que as provocam, pela sua reação ou pela sensibilidade da região onde se encontram, devem ser avaliadas logo numa fase inicial. Por exemplo:

  • Feridas provocadas por mordidas de animais ou de humanos;
  • Contacto direto da ferida com sangue animal;
  • Ferimento localizado na cara;
  • Dificuldade em estancar a hemorragia;
  • Demora do processo de cicatrização;
  • Alojamento de objetos estranhos na ferida.

Tenha um kit primeiros socorros sempre à mão

Para garantir que consegue cuidar das feridas com a máxima rapidez e qualidade, é importante ter sempre à mão o kit de primeiros socorros. Verifique que tem todos os produtos necessários e, se precisar de ajuda, pode contar com o apoio da Farmácia Nova da Maia.

 

Se gostou deste artigo, garanta que recebe os próximos no seu email. Faça já a subscrição do nosso blog e cuide da sua saúde, mantendo-se informado.

 


 

Subscreva o blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.