Doar sangue é, muito provavelmente, um dos atos mais nobres que um ser humano pode ter. O sangue salva vidas e doá-lo é um processo rápido, simples e totalmente seguro.
É verdade que nem todos podemos ser dadores. Assim, é importante que leia com atenção este artigo para ficar a saber o que precisa para doar sangue.
Quais os principais requisitos para poder doar sangue?
- Ter entre 18 e 65 anos e ser saudável;
- Ter um peso corporal igual ou superior a 50 kg;
- Ter o mesmo parceiro sexual há pelos menos 6 meses;
- Se estiver grávida, não pode doar sangue durante a gravidez e até 6 meses após o nascimento do bebé. Enquanto estiver a amamentar, também não é aconselhável que o faça;
- Se tiver feito uma tatuagem ou um piercing há menos de 4 meses, não pode doar sangue;
- No caso de ter sido operado, só deverá doar sangue 4 meses depois da cirurgia. Esta regra impõe-se também no caso de ter feito uma endoscopia ou colonoscopia.
Onde devo dirigir-me para doar sangue?
Para candidatar-se a dador de sangue deve dirigir-se aos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto ou Coimbra e fazer-se acompanhar de um documento de identificação válido com fotografia. Pode também fazê-lo em qualquer serviço hospitalar com recolha de sangue, além dos centros móveis criados para o eleito.
No local, será avaliado e examinado por um profissional de saúde que determinará se reúne todas as condições para poder doar sangue. Além desse exame, irá também responder a um questionário com algumas perguntas que ajudarão a concluir se pode ou não avançar com a dádiva.
Posso sentir-me 100% seguro neste processo?
Doar sangue em Portugal é 100% seguro, sendo cumpridas todas as regras e diretivas internacionais, por isso não há nada a temer. Além de ser devidamente acompanhado por um profissional de saúde qualificado, há algumas dicas importantes que deve seguir para tornar o processo de doação mais fácil e menos doloroso:
- Beber, pelo menos, meio litro de água meia hora antes da dádiva;
- Tomar pequeno-almoço ou lanche antes de doar sangue (é importante que não coma demasiado);
- Contrair e relaxar os músculos durante a colheita;
- Reforçar a ingestão de água e comer algo leve após doar sangue.
O que acontece ao meu sangue depois da dádiva?
Após doar sangue, este será processado e testado para que possa ser utilizado. O sangue é dividido em diferentes componentes, sendo que cada uma delas tem funções terapêuticas distintas. Por isso, é preciso garantir que esses componentes ficam disponíveis o mais rápido possível. É precisamente este processo que permite que, por cada dádiva de sangue, se consiga salvar até 3 vidas.
Doar sangue é um ato altruísta e, se o fizer, será graças a si que muitas pessoas poderão continuar a viver. O papel dos dadores é muito importante e permite também que os profissionais de saúde continuem a fazer o seu trabalho. Infelizmente, com a situação que atravessamos devido à COVID-19, torna-se ainda mais urgente a sua dádiva.
Dê sangue! Não adie mais esta decisão e ajude a salvar vidas! Esclareça todas as dúvidas no website do SNS 24 e subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia para acompanhar esta e outras importantes questões.
Subscreva o nosso blog!
Deixe o seu comentário