Doar sangue é, muito provavelmente, um dos atos mais nobres que um ser humano pode ter. O sangue salva vidas e doá-lo é um processo rápido, simples e totalmente seguro.

É verdade que nem todos podemos ser dadores. Assim, é importante que leia com atenção este artigo para ficar a saber o que precisa para doar sangue.

 

Quais os principais requisitos para poder doar sangue?

  • Ter entre 18 e 65 anos e ser saudável;
  • Ter um peso corporal igual ou superior a 50 kg;
  • Ter o mesmo parceiro sexual há pelos menos 6 meses;
  • Se estiver grávida, não pode doar sangue durante a gravidez e até 6 meses após o nascimento do bebé. Enquanto estiver a amamentar, também não é aconselhável que o faça;
  • Se tiver feito uma tatuagem ou um piercing há menos de 4 meses, não pode doar sangue;
  • No caso de ter sido operado, só deverá doar sangue 4 meses depois da cirurgia. Esta regra impõe-se também no caso de ter feito uma endoscopia ou colonoscopia.

 

Onde devo dirigir-me para doar sangue?

Para candidatar-se a dador de sangue deve dirigir-se aos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto ou Coimbra e fazer-se acompanhar de um documento de identificação válido com fotografia. Pode também fazê-lo em qualquer serviço hospitalar com recolha de sangue, além dos centros móveis criados para o eleito.

No local, será avaliado e examinado por um profissional de saúde que determinará se reúne todas as condições para poder doar sangue. Além desse exame, irá também responder a um questionário com algumas perguntas que ajudarão a concluir se pode ou não avançar com a dádiva.

 

Posso sentir-me 100% seguro neste processo?

Doar sangue em Portugal é 100% seguro, sendo cumpridas todas as regras e diretivas internacionais, por isso não há nada a temer. Além de ser devidamente acompanhado por um profissional de saúde qualificado, há algumas dicas importantes que deve seguir para tornar o processo de doação mais fácil e menos doloroso:

  1. Beber, pelo menos, meio litro de água meia hora antes da dádiva;
  2. Tomar pequeno-almoço ou lanche antes de doar sangue (é importante que não coma demasiado);
  3. Contrair e relaxar os músculos durante a colheita;
  4. Reforçar a ingestão de água e comer algo leve após doar sangue.

 

O que acontece ao meu sangue depois da dádiva?

Após doar sangue, este será processado e testado para que possa ser utilizado. O sangue é dividido em diferentes componentes, sendo que cada uma delas tem funções terapêuticas distintas. Por isso, é preciso garantir que esses componentes ficam disponíveis o mais rápido possível. É precisamente este processo que permite que, por cada dádiva de sangue, se consiga salvar até 3 vidas.

 

Doar sangue é um ato altruísta e, se o fizer, será graças a si que muitas pessoas poderão continuar a viver. O papel dos dadores é muito importante e permite também que os profissionais de saúde continuem a fazer o seu trabalho. Infelizmente, com a situação que atravessamos devido à COVID-19, torna-se ainda mais urgente a sua dádiva.

Dê sangue! Não adie mais esta decisão e ajude a salvar vidas! Esclareça todas as dúvidas no website do SNS 24 e subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia para acompanhar esta e outras importantes questões.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.