A dor de ouvidos, ou otalgia, é muito comum, principalmente nas crianças, mas também pode ocorrer nos adultos. É possível que tenha origem no próprio ouvido, mas pode também ser provocada por alguma alteração numa zona próxima deste.

Fique a conhecer o que a pode originar e que cuidados deve ter para evitar a dor de ouvidos em adultos e crianças.

 

Principais sintomas de uma otite

A otite pode ser a causa para a dor de ouvidos, causando grande desconforto e um mal-estar generalizado. Os sintomas de otite podem variar mediante a sua origem mas, caso se prolonguem por mais de 3 dias, deve procurar um otorrinolaringologista.

Estes são alguns dos sintomas de otite que normalmente acompanham a dor de ouvidos:

  • Dores de cabeça;
  • Febre;
  • Prurido no ouvido;
  • Secreções;
  • Sensação de ouvido tapado, com redução da audição;
  • Tonturas.

 

O pode estar na origem da dor de ouvidos?

A otalgia tem dois tipos de causas mais frequentes:

  • Uma otite média, ou seja, uma infeção no ouvido médio originada por algum tipo de virose. Esta situação é comum em crianças em idade escolar.
  • Uma otite externa, ou infeção no ouvido externo, provocada, por exemplo, pela entrada de água no ouvido durante uma aula de natação, um mergulho no mar ou até mesmo durante o banho.

 

A manifestação de alguns dos sintomas referidos pode indicar diferentes tipos de doenças, pelo que é essencial procurar o médico.

Muitas vezes, a dor de ouvidos é causada por infeções virais ou pelo contacto com água. No entanto, há outras razões bastante comuns para o surgimento da dor de ouvidos:

 

  • Cera acumulada

Os nossos ouvidos produzem e expulsam cera naturalmente. Contudo, por vezes a cera pode ficar acumulada no canal auditivo com uma forma endurecida. Isto pode levar à ocorrência de dor de ouvidos e à sensação de pressão nessa zona. Nestes casos, deve dirigir-se ao médico para ser indicado o tratamento mais adequado.

Normalmente, são prescritas gotas que amolecem a cera. Em casos mais extremos, pode ser necessária a extração da mesma por um profissional de saúde.

A utilização de cotonetes ou outros objetos para tentar remover a cera não é recomendada. Na maior parte das vezes, esta ação acaba por empurrar a cera para o interior e pode até provocar lesões.

 

  • Problemas na articulação da mandíbula

Um deslocamento da articulação temporomandibular (ATM), pode ser o causador de uma dor de ouvidos. Habitualmente, esta otalgia é acompanhada de dificuldade no movimento de abrir e fechar a boca. Nestes casos, é imperativa a consulta de um especialista para a realização de exames de avaliação.

 

  • Nascimento dos dentes do siso

O surgimento dos dentes do siso pode provocar alguma inflamação dessa zona. A localização destes dentes perto do canal auditivo pode levar ao prolongamento da dor até ao ouvido.

Na maioria dos casos, a dor desaparece algum tempo após o nascimento do dente, pelo que não há um tratamento específico para a mesma. Ainda assim, para aliviar o desconforto, pode aplicar compressas mornas e tomar um anti-inflamatório ou analgésico.

 

  • Alterações de pressão

A dor de ouvidos pode também ser provocada por diferenças de pressão, por exemplo, durante a descolagem e a aterragem dos aviões. Para evitar esta dor e a sensação de ouvido tapado, pode abrir e fechar a boca, como se fosse bocejar, ou mastigar uma pastilha elástica durante estes momentos.
O movimento da mandíbula ajuda a evitar este desconforto.

 

  • Infeções na garganta

As infeções ou inflamações na garganta, como as amigdalites, podem estender-se até ao ouvido por serem zonas bastante próximas. Neste tipo de situações, a otalgia acaba por desaparecer com o tratamento aplicado para resolver a dor de garganta, geralmente através da toma de antibióticos.

 

  • Perfuração do tímpano

O rompimento do tímpano caracteriza-se por uma dor aguda no ouvido e pode ter origem numa infeção grave do ouvido ou numa lesão causada pela perfuração com algum objeto. Nestes casos, a dor pode ser acompanhada de sangramento e algum grau de perda de audição.

Se verificar estes sintomas, deverá procurar um otorrinolaringologista para avaliação do problema e do tratamento necessário.

 

Cuidados para evitar a dor de ouvidos

A dor de ouvidos, pode ter uma intensidade variável e uma duração incerta. Para prevenir este problema, deve começar por fazer uma higiene adequada dos ouvidos (sem recorrer ao uso de cotonetes).

Para tal, basta limpar diariamente a zona da orelha com uma toalha macia. Pode fazê-lo após o banho e sempre sem forçar a entrada do ouvido.

Se costuma ter dores de ouvidos provocadas pelo contacto com a água do mar ou da piscina, o melhor será utilizar uma proteção de ouvidos sempre que for mergulhar ou nadar.

Outra forma de prevenir as dores de ouvidos é evitar possíveis gripes e constipações. Tome a vacina da gripe conforme as recomendações do seu médico de família. Acima de tudo, o mais importante é procurar a ajuda de um médico sempre que a dor persista.

 

Gostaria de saber mais dicas para proteger e cuidar da sua saúde e da sua família? Então, subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia e tenha acesso a mais conteúdos sobre diversas temáticas relacionadas com saúde e bem-estar.

 

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.