A gravidez e o nascimento de um filho são momentos transformadores e muito especiais na vida de uma mulher. A gestação é marcada por diferentes etapas que merecem ser registadas, para poderem ser recordadas mais tarde. Criar um diário de gravidez é uma excelente forma de o fazer.
Enquanto a mulher está grávida, estes registos ajudam na gestão dos sentimentos e emoções que essa fase desperta. O diário de gravidez pode funcionar como um espaço de reflexão, ajudando a desconstruir e ultrapassar muitos medos e inseguranças, tão comuns nesta fase.
Anos mais tarde, revisitar esses registos em família, especialmente com o seu filho, é uma forma de partilhar memórias e fortalecer laços.
As transformações no corpo da mulher em cada etapa da gravidez
A gravidez é um processo contínuo, mas geralmente divide-se em trimestres. Ao longo dos 9 meses de gestação, a futura mãe passa por diversas transformações.
Como não há duas gestações iguais, um diário de gravidez permite a cada mulher registar essas mudanças e monitorizar as diferentes fases:
- 1º trimestre (0 – 12 semanas): Após a conceção, o corpo da mulher começa a adaptar-se à presença do embrião. Alterações hormonais, sensibilidade emocional, enjoos e cansaço são os primeiros sinais de uma gravidez.
Durante este período, o embrião desenvolve-se rapidamente. Até às 12 semanas de gestação, todos os órgãos são formados.
- 2º trimestre (13 – 24 semanas): Na maioria dos casos, este é o período mais tranquilo da gravidez, pois os enjoos e o cansaço costumam diminuir.
O corpo da mulher já está mais adaptado às mudanças e a barriga cresce rapidamente, devido ao desenvolvimento do feto. É nesta fase que a mãe começa a sentir os primeiros movimentos do bebé, um marco importante que merece ser destacado no seu diário de gravidez.
- 3º trimestre (25 semanas até ao parto): O bebé continua a crescer, fazendo com que o volume da barriga aumente significativamente.
O cansaço pode voltar e o corpo da mulher começa a preparar-se para o parto. Dores nas costas, dificuldades em dormir (devido ao tamanho da barriga), além de alguma ansiedade e expectativa, são bastante comuns nesta fase.
Quais as vantagens de criar um diário da gravidez?
Um diário de gravidez pode ser uma ferramenta valiosa durante toda a gestação. Além de permitir ir registando memórias e os principais acontecimentos deste período tão especial, um diário de gravidez ajuda a gestante a acompanhar a evolução da gravidez e a projetar o futuro.
Estes são alguns dos benefícios de criar um diário de gravidez:
- Fortalecer a conexão com o bebé, processando emoções e sentimentos através de registos e reflexões ao longo da gravidez;
- Reduzir a ansiedade e a preocupação em relação ao parto, pois o processo de escrita e monitorização ajuda a gerir e assimilar melhor todas as emoções;
- Acompanhar a evolução da gravidez, comparando todas as mudanças que vão acontecendo. Este processo oferece à futura mãe uma visão mais abrangente das diferentes fases da gravidez;
- Planear todas as tarefas relacionadas com a gravidez, nomeadamente consultas, exames e decisões relacionadas com o parto;
- Incentivar o autocuidado da grávida, já que o diário pode funcionar como um monitor da gestação, proporcionando uma nova perspetiva sobre as transformações internas e externas;
- Criar um registo com um valor simbólico extremamente importante para si, enquanto mãe. Um diário de gravidez é uma forma de fazer perdurar estas memórias no futuro.
Saiba como criar o seu diário de gravidez
Um diário de gravidez é uma ferramenta para auxiliar a mulher nesta etapa tão emocionante da sua vida. Este registo de reflexões, fotografias e das transformações na vida familiar contribui para viver cada momento de uma maneira ainda mais especial.
Para a ajudar neste processo, a Farmácia Nova da Maia preparou para si um diário de gravidez completo, onde vai poder registar facilmente todos os momentos significativos desta fase. Este diário inclui ainda dicas e recomendações para enfrentar melhor cada etapa da gestação.
Para o obter, basta fazer o download gratuito do seu diário de gravidez. Se está grávida e esta sugestão lhe agradou, não perca tempo e comece agora a criar memórias únicas!
QUERO CRIAR O MEU DIÁRIO DE GRAVIDEZ
Subscrição de Blog
Deixe o seu comentário