Já viu quantas caixas de comprimidos tem guardadas em sua casa? Com que frequência verifica a data de validade de cada uma? Ter medicamentos fora de prazo é comum para muitas pessoas. E não reparar nisso também!

Quando se medica, é importante ler atentamente o folheto informativo e seguir as orientações do seu médico ou farmacêutico. Mas não só! Certifique-se sempre de que aquilo que toma se encontra dentro do período-limite indicado, especialmente se já tiver os fármacos em casa.

Exceder o prazo de validade fará com que a medicação perca o efeito ou se torne prejudicial ao seu bem-estar. Por isso, acumular fármacos sem estar atento à sua prescrição temporal é desaconselhável.

Neste artigo, conheça os riscos de ingerir medicamento fora de prazo e saiba que fim lhes deve atribuir, em prol do planeta e da saúde pública.

 

Cuidados essenciais a ter com medicamentos

1. Registe a data de abertura dos frascos

Em algumas situações, pode não bastar olhar ao prazo espelhado nos rótulos dos medicamentos. É preciso ler bem os folhetos onde se encontram detalhadas as informações sobre os remédios.

Muitas vezes – sobretudo quando se trata de gotas e xaropes – o prazo é variável. A partir do momento em que os frascos são abertos, passa a ser menor o tempo de preservação das propriedades neles contidas. Assim sendo, a validade assume um limite inferior ao inicialmente previsto.

Nestes casos, a melhor prática que pode ter é anotar, nos próprios frascos, o dia em que os abriu. Ao lado, coloque também o dia em que expira a validade do produto, uma vez utilizado. Deste modo, a probabilidade de se distrair e tomar medicamentos fora de prazo é menor.

 

2. Verifique as condições de conservação

De igual forma, há que atender ao estado de conservação em que devem ser deixados certos produtos medicinais. O ideal é conseguir mantê-los a uma temperatura amena, existindo alguns remédios que devem ser mantidos entre os 2 e os 8 graus centígrados.

Para aferir das condições de conservação convém, mais uma vez, prestar atenção ao que é explicado nos folhetos informativos ou na embalagem.

 

Riscos de consumir medicamentos fora de prazo

1. Perda dos efeitos desejados

O maior inconveniente de consumir remédios cuja data de validade já expirou prende-se com a ineficácia da sua ação. Ou seja, ao ingerir medicamentos fora do prazo, a possibilidade de estes não surtirem os resultados esperados é alta. Na melhor das hipóteses, o que poderá acontecer é o chamado efeito placebo, que causará um alívio meramente psicológico.

A razão de tal fenómeno é simples. Antes de serem disponibilizados ao público, os fármacos são testados através de vários critérios rigorosos. É em função do que ditam estes exames que é definido o limite aconselhado para a sua toma.

Passado o período de tempo previamente estipulado, existe o risco de as propriedades do medicamento diminuírem ou até desaparecerem. Não julgue, por isso, que a atribuição de um prazo de validade visa obedecer a interesses comerciais.

 

2. Complicações para a saúde

Na esmagadora maioria das vezes, tomar medicamentos fora do prazo não acarreta males maiores para a saúde. Existem, porém, exceções que podem degenerar em situações problemáticas. Uma delas está relacionada com as aspirinas.

Naturalmente que tudo depende do tempo em que a data for excedida. Dois ou três dias é uma coisa, seis meses ou um ano é outra. De qualquer forma, deve evitar o consumo de aspirinas para lá do seu prazo.

A aspirina contém um ácido a que se dá o nome de acetilsalicílico. Ultrapassado o prazo de validade, esse ácido tende a entrar em degradação, formando uma substância chamada salicilato. Esta matéria é abrasiva e pode tornar-se tóxica, pelo que não deve ser consumida oralmente.

Também os produtos para os olhos não podem ser utilizados nestas circunstâncias, já que não possuem conservantes na sua composição. Num cenário extremo, poderá ocorrer uma infeção ocular e, em vez de resolver o problema, estará a arranjar outro.

 

O que não deve fazer com os medicamentos fora de validade?

1. Mantê-los guardados em casa

Conforme foi referido, consumir remédios que estejam para lá da sua data de validade é inútil. Por consequência, ao guardá-los em casa, estará a ocupar espaço desnecessariamente. Além disso, pode haver o perigo de ficarem ao alcance das crianças. Portanto, conserve os fármacos num sítio seguro até ficarem fora do prazo. Depois, trate de os fazer chegar ao local adequado.

 

2. Deitá-los no lixo indiferenciado

Colocar remédios no lixo comum ou no ecoponto é um erro tremendo, mas que é cometido com frequência. Há até quem se limite a deitá-los pelos esgotos domésticos, o que é ainda pior.

Maus hábitos como estes põem em risco o ambiente e a saúde pública. Não se esqueça que os medicamentos têm componentes químicos.

 

O que fazer, afinal, com os fármacos que estão fora do prazo?

A resposta é simples e rápida: entregá-los numa farmácia. Isto é válido tanto para os remédios como para as respetivas embalagens.

A maior parte das farmácias possui contentores apropriados para receber os medicamentos fora do prazo ou em desuso. A partir daí, os distribuidores farmacêuticos recolhem-nos e encaminham-nos para um operador de gestão de resíduos, sendo estes classificados e separados para serem incinerados com segurança.

Note, contudo, que a mesma atuação não deve ser seguida com todas as matérias de cariz medicinal. Seringas, agulhas, pensos, pinças, radiografias ou termómetros são exemplos de utensílios que não estão incluídos neste procedimento.

 

Na Farmácia Nova da Maia é-lhe assegurada a possibilidade de entregar os medicamentos que já não usa. Em paralelo, temos ao seu dispor outras funcionalidades que, com certeza, serão da máxima utilidade para si.

Além de comprar fármacos sem receita médica online, poderá aviar a sua receita através do preenchimento de um simples formulário no nosso site. O tratamento da encomenda é garantido por um farmacêutico competente. A entrega pode ser feita na farmácia ou no seu domicílio, respeitando todas as condições de transporte.

 

ENVIAR RECEITA MÉDICA

 

COMPRAR MEDICAMENTOS

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.