Nesta altura, muitas pessoas fazem um balanço de 2019 e preparam as resoluções de ano novo. Enquanto alguns se comprometem com objetivos genéricos e ambiciosos, outros estipulam barreiras objetivas e aparentemente simples de atingir, para evitar desistências a meio do ano.

A forma física, o trabalho e a vida familiar são o foco de muitas resoluções de ano novo. Mas as decisões de mudança devem também passar pela atenção que dedicamos ao nosso organismo e pela forma como ouvimos o nosso eu interior.

Estar de boa saúde proporciona o bem-estar necessário para vivermos o dia a dia em pleno e sermos felizes em todos os aspetos da nossa vida. Por isso, privilegie a saúde quando definir as resoluções para 2020. Neste artigo, damos-lhe 4 sugestões de compromissos que pode assumir consigo mesmo.

 

Melhore a sua saúde com estas 4 resoluções de ano novo

 

1. Adotar um estilo de vida mais saudável

Todos os anos ouvimos muitos familiares e amigos afirmarem que está na hora de perder os quilos a mais. Esta resolução passa por uma mudança de hábitos e pela adoção de um estilo de vida saudável. Para poder perder aqueles quilinhos extra, deverá optar por uma alimentação mais cuidada e incluir a prática regular de atividade física na sua rotina.

Comece por gerir melhor as idas ao supermercado. Faça semanalmente uma lista e compre apenas aquilo de que precisa. Dê preferência às frutas e legumes em detrimento dos alimentos processados. Se tiver dificuldade em resistir à tentação, evite passar nos corredores dos chocolates e bolachas!

Já no que toca à atividade física, o importante é encontrar um desporto que lhe dê prazer e praticá-lo no mínimo uma vez por semana. Se o fizer com mais regularidade, melhor! Caso o ginásio não seja uma possibilidade para si, lembre-se de que há muitas modalidades que podem ser praticadas em casa ou na rua. A questão financeira não pode ser desculpa para não cumprir esta resolução de ano novo.

É importante transmitir estes hábitos saudáveis aos mais novos. Estima-se que em Portugal 29,6% das crianças sofrem de excesso de peso. É durante a infância que os bons hábitos ao nível da alimentação e da prática de exercício devem ser introduzidos.

 

2. Dormir mais e melhor

Grande parte dos portugueses não dá a devida importância ao sono. Entre trabalho, tarefas domésticas e atividades lúdicas, o dia não tem horas suficientes para tudo o que queremos fazer.

Dormir umas horas a menos pode, à partida, não parecer um problema. No entanto, a restrição de sono acaba por gerar cansaço excessivo e dificuldades de concentração, além de outras consequências para a saúde.

Para quem sente dificuldade em adormecer ou dormir uma noite de sono completa, uma das resoluções de ano novo pode passar por ter um descanso de qualidade. Saiba que há alguns hábitos que podem ajudar, tais como praticar exercício físico, definir horas para deitar e levantar e fazer exercícios de relaxamento antes de dormir (por exemplo, meditação).

 

3. Reduzir o stress

Apelidado de doença do século XXI, o stress está cada vez mais presente nas nossas vidas, quer seja por motivos pessoais ou profissionais. De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, Portugal é um dos países europeus em que as pessoas sentem mais stress no trabalho. Na lista de 31 países, o nosso ocupa o sétimo lugar.

De forma a combater o stress e ganhar qualidade de vida, inclua os seguintes hábitos na sua lista de resoluções de ano novo:

  • Acorde 15 minutos mais cedo para poder preparar-se com calma para ir trabalhar. Tire os primeiros minutos do dia para cuidar de si, tome o pequeno-almoço em casa e evite sair a correr;
  • Durante o dia de trabalho, permita-se “desligar” por alguns instantes. A meio da manhã e da tarde, faça intervalos e socialize com os seus colegas. Por vezes, 5 minutos são suficientes para desanuviar e repor os níveis de concentração;
  • Evite ao máximo levar trabalho para casa. O descanso é fundamental para acalmar o corpo e a mente e para começar o dia seguinte com energia a vitalidade. Desse modo, reserve as últimas horas do dia para atividades leves. Relaxar antes de ir dormir é meio caminho andado para uma boa noite de sono;
  • Nas suas férias, saia efetivamente da rotina. Tire alguns dias para visitar um novo destino. Em Portugal ou além-fronteiras, há lugares incríveis para conhecer. As hipóteses são infinitas: cidade, praia, campo… Basta escolher e usufruir ao máximo.

 

4. Fazer os check-ups eternamente adiados

Há quanto tempo anda a adiar aquela consulta de rotina ou check-up geral que promete fazer todos os anos? Deixa de parte as promessas e inclua estas marcações nas suas resoluções de ano novo.

Principalmente a partir de determinadas idades, os check-ups são fundamentais para detetar alguns problemas de saúde. São exemplos disso os rastreios do cancro da próstata, no caso dos homens, e do cancro de mama, nas mulheres.

O arranque de 2020 é também uma boa altura para fazer aquela visita ao dentista que vai sempre adiando. Cuidar da sua saúde oral é fundamental. Muitas vezes, protelar um tratamento necessário pode trazer complicações que acabam por ser mais dispendiosas e dolorosas.

 

A lista de resoluções que pode adotar para viver mais e melhor é infindável. Defina os compromissos que melhor respondem às suas necessidades e anseios e siga-os sem criar margem para desistências. O importante é fazê-lo com determinação e acreditar que é capaz. No final do ano, a sensação de dever cumprido compensará o esforço.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.