Quem nunca ouviu falar da próstata? A verdade é que todos estamos familiarizados com o termo mas poucos sabem, efetivamente, do que se trata. Em causa está uma glândula do sistema reprodutivo masculino que é responsável por uma parte do líquido que compõe o esperma.

Apesar de ser um órgão como qualquer outro, há muitos tabus em volta da próstata. Os principais constrangimentos prendem-se com o toque retal, uma das técnicas de rastreio, e com questões referentes à disfunção sexual e ao funcionamento do sistema urinário.

De facto, estes são alguns dos problemas que podem resultar de doenças da próstata. Assim, torna-se fundamental estar atento a possíveis indícios e cumprir a realização de rastreios, especialmente nas idades recomendadas.

 

Os sintomas associados a doenças da próstata

São vários os sinais a que o homem deve estar atento, no que diz respeito a esta glândula:

  • Vontade de urinar frequentemente, em especial durante a noite;
  • Dificuldades em urinar;
  • Dor e/ou ardor ao urinar;
  • Jato de urina fraco;
  • Fluxo inconstante ao urinar;
  • Presença de sangue na urina/esperma;
  • Sensação de não conseguir esvaziar plenamente a bexiga;
  • Dores na região pélvica;
  • Dor nas ejaculações;
  • Perda de peso sem explicação.

 

As principais doenças da próstata

Os sintomas apresentados estão frequentemente associados a doenças da próstata. As três mais comuns são:

  • Prostatite – É uma inflamação da próstata, crónica ou aguda, que tem várias possíveis causas. Não é necessariamente provocada por bactérias. Não é contagiosa nem aumenta as probabilidades de vir a desenvolver cancro.
  • Hipertrofia ou hiperplasia benigna – Esta condição tende a surgir nos homens a partir dos 50 anos. Consiste num aumento do volume da próstata. Como consequência, a uretra é comprimida, o que dificulta a passagem da urina.
  • Cancro – De evolução lenta. Na fase inicial, pode nem causar sintomas. A deteção precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e inclui várias alternativas terapêuticas.

 

A importância do rastreio

Por norma, os homens iniciam o rastreio ao cancro da próstata a partir dos 50 anos. Contudo, essa data deve ser antecipada em alguns casos. Por exemplo, em homens de raça negra e em pacientes com familiares de 1º grau que tenham sofrido de cancro da próstata.

O rastreio é essencial para conseguir um diagnóstico precoce e, assim, um tratamento adequado e atempado. Existem três técnicas para o rastreio de doenças da próstata:

  • Toque retal – Este procedimento gera um grande constrangimento por parte dos homens. O médico insere um dedo no ânus (com luva e lubrificante) de modo a tocar na próstata. O propósito é avaliar o tamanho e a consistência (se é mole ou granulosa) e perceber se provoca dor.
  • Medição de PSA – Trata-se de uma análise laboratorial ao sangue que mede o nível de antigénio específico da próstata (PSA). Um elevado valor pode ser indicador de doença.
  • Biópsia – É a colheita de uma amostra de tecido da próstata para a identificação de células cancerígenas.

 

As doenças da próstata são uma realidade para muitos homens. Contudo, um diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as hipóteses de cura. É, por isso, crucial que as pessoas do sexo masculino se submetam a rastreios a partir dos 50 anos. Além disso, devem estar sempre atentas a sintomas que possam indicar algum problema.

 

Se tem dúvidas em relação a este tema ou apresenta algum indício de doença ou mal-estar, consulte o seu médico. Na Farmácia Nova da Maia, faremos tudo para o manter informado e alerta para problemas de saúde comuns. Subscreva o blog para receber no seu email os nossos artigos.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.