O leite de fórmula é um importante complemento à alimentação através da amamentação. O leite materno é a principal fonte de nutrientes nos primeiros dias de vida dos bebés. Contudo, nem sempre as mães produzem a quantidade de alimento suficiente para o normal desenvolvimento das crianças. É nestas alturas que os pediatras recomendam a introdução do leite de substituição.

 

Quais as diferenças entre o leite de fórmula e o leite materno?

Desde logo, a principal diferença entre o leite materno e o leite em pó é a sua origem. Enquanto um é produzido nos seios da mãe, o outro é feito à base de leite de vaca desnatado. Além disso, o leite de fórmula é processado e são-lhe adicionados emulsificantes e estabilizantes. Estes são importantes para a mistura com água na preparação da refeição.

Existe uma grande variedade de leites para recém-nascidos no mercado, com misturas e ingredientes distintos. Todas as opções apresentam uma fórmula que ajuda a fortalecer o bebé nos primeiros meses de vida. Consoante a marca, pode estar presente a lactose, óleos vegetais, ácidos gordos, vitaminas e minerais. Enzimas, aminoácidos e probióticos podem também ser adicionados nas diferentes variedades.

Já o leite materno é reconhecido pela sua qualidade nutritiva natural. Desde logo, o colostro ajuda a forrar e a proteger o estômago do recém-nascido. O leite em si possui uma infinidade de ingredientes que são responsáveis pelo fortalecimento do bebé. As suas propriedades ajudam na proteção contra doenças, regulação do apetite, desenvolvimento de órgãos e imunidade.

 

As melhores marcas para que o seu filho cresça saudável

Devido à grande oferta disponível no mercado, nem sempre é fácil escolher o leite de fórmula ideal para potenciar o crescimento do seu bebé. O pediatra pode ter um papel importante na escolha, mas é importante estar informado sobre o que o mercado tem para oferecer.

Entre as marcas reconhecidas pela sua qualidade estão a Nutribén, Novalac, Nan, Aptamil e Enfamil. Apresentam um leque variado de produtos, que pretende responder às diferentes necessidades dos pequenos. Nesse sentido, as suas gamas incluem leite antirregurgitante, anticólicas, antiobstipação, hipoalergénico, sem lactose e para prematuros.

 

Nan

A Nan é uma marca de leite de fórmula distribuída pela multinacional Nestlé. A gama apresenta diferentes fórmulas, que respondem a necessidades específicas do recém-nascido.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras. O Pre Nan é uma formulação concebida especificamente para bebés prematuros. Existe ainda uma fórmula sem lactose e uma para bebés com sensibilidade à lactose presente no leite de vaca.

As A.R. e Supreme contêm ingredientes para prevenir o refluxo e proteína hidrolisada do soro do leite, respetivamente. Por fim, a gama tem ainda as fórmulas 1, 2 3 e 4 que incluem ingredientes pensados para cada estágio do desenvolvimento do bebé.

Aptamil

A Aptamil é uma marca da Danone que produz diferentes fórmulas de leite de substituição de acordo com a idade do bebé. A gama está dividida em:

Nutriben

Tal como sucede com outras marcas, a Nutribén também separa a sua gama de leites de fórmula em função da idade do recém-nascido. Assim, desde o nascimento até aos 6 meses, conta com a etapa 1. Entre os 6 e os 12 meses, apresenta a etapa 2. Já para bebés a partir de um ano tem a etapa 3.

A marca oferece produtos com formulações distintas para responder às diferentes necessidades dos pequenos.

  • Confort: para resolver problemas como cólicas e obstipação;
  • Crescimento Pro+: fórmula indicada para o desenvolvimento dos recém-nascidos;
  • Continuação Pro-Alfa: um leite de transição com uma fórmula melhorada e mais nutritiva;
  • Innova: com o objetivo de educar o metabolismo do bebé desde os primeiros dias;
  • Natal A.R. Pro-Alfa: para bebés com problemas de regurgitação e refluxo gastroesofágico;
  • Natal H.A.: um leite de substituição hipoalergénico;
  • Sem Lactose: para bebés com problemas de intolerância à proteína do leite de vaca.

Novalac

Propriedade dos Laboratórios Vitória, a gama de leites Novalac tem uma oferta idêntica às restantes marcas previamente referidas. A sua gama principal é composta pelas linhas Novalac, Novalac 2 e Novalac 3.

Além disso, em todas as linhas, a marca oferece uma variante Premium (1, 2 e 3). Nestes casos, à fórmula-base do leite de substituição são acrescentados três ingredientes que fazem parte da composição do leite materno: LC-PUFA (DHA e ARA), Prebióticos (GOS) e Nucleótidos.

A marca tem ainda à disposição dos recém-papás produtos específicos para diferentes problemas dos recém-nascidos. São as fórmulas:

  • AO (antiobstipante);
  • HA Confort (antialérgica);
  • AC (anticólicas);
  • Rice (intolerância à lactose);
  • AR (antirregurgitante);
  • ALLERNOVA (alergia à proteína do leite de vaca e regurgitação);
  • SA (saciedade).

Enfamil

Por fim, a norte-americana Enfamil é outra das marcas de grande prestígio no que toca à produção de leites de fórmula. A sua linha de produtos está dividida por gama 1, 2 e 3, com cada número a representar a idade do bebé.

A marca apresenta ainda três categorias principais além da divisão por idades: Premium, Confort e A.R. A categoria Premium tem uma mistura de nutrientes para apoiar o crescimento do bebé, a Confort foi concebida para bebés com problemas de digestão e a A.R. para minimizar a regurgitação.

 

Quando deve começar a dar leite de substituição ao seu bebé?

Não existe um momento exato para os bebés iniciarem a toma de leite de fórmula. O pediatra pode sugerir a suplementação para complementar a amamentação quando verifica que o bebé não está a ganhar peso suficiente com a alimentação à base de leite materno. Assim, a utilização de leite de substituição deve passar sempre pela orientação do médico que acompanha o bebé.

Também o período em que a suplementação é necessária pode variar. Em alguns casos, é possível regressar a uma alimentação exclusivamente à base de leite materno depois de um período de suplementação. No entanto, noutras situações, a combinação entre aleitamento e leite de fórmula pode perdurar durante um período mais longo.

A escolha do leite de fórmula é apenas uma das muitas preocupações das grávidas e das recém-mamãs. Para ajudá-las, a Farmácia Nova da Maia preparou uma lista com todos os itens essenciais para a maternidade e para o enxoval do bebé. Descarregue-a gratuitamente.

 

 

DESCARREGAR LISTA DE ESSENCIAIS

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.