Neste artigo, vamos abordar um problema de saúde oral que atinge uma grande percentagem de animais de estimação. Segundo estudos veterinários, a doença periodontal nos cães tem uma incidência que chega aos 80%, em patudos a partir dos 12 anos de idade.

Continue a ler e saiba de que se trata, qual é a sintomatologia e quais as formas de tratamento e prevenção da doença periodontal nos cães.

 

Como se desenvolve a doença periodontal nos cães?

A doença periodontal nos cães consiste numa infeção que surge na boca e é provocada pela presença de bactérias. Esta patologia é muito frequente nos animais de companhia e, se não for devidamente tratada, tem impacto na saúde dos dentes, ossos e gengivas.

 

O que provoca esta patologia?

Tal como sucede nos seres humanos, também a saúde oral dos animais é afetada com a acumulação de comida, saliva e bactérias. A presença destes três agentes promove o desenvolvimento de placa bacteriana. Esta é uma substância pegajosa que se forma em torno dos dentes e, se não for devidamente removida, acaba por calcificar, dando origem à formação de tártaro.

 

Quais são os principais sintomas da doença periodontal nos cães?

Os principais sinais desta patologia podem não ser imediatamente percetíveis, pelo que os donos devem permanecer alerta. Assim, caso verifique algum destes sintomas no seu cão, fale com o médico veterinário:

  • Mau hálito;
  • Perda de apetite e/ou peso;
  • Vermelhidão e inchaço nas gengivas;
  • Sangue nas gengivas ou na saliva;
  • Vestígios de sangue no bebedouro ou em brinquedos;
  • Fratura ou eventual queda de dentes;
  • Dificuldade em mastigar (usar um só lado da boca);
  • Desinteresse na interação com brinquedos;
  • Presença de caroços na boca;
  • Frequência de espirros e secreções nasais.

 

Como é tratada esta doença?

Os cuidados a ter em casos de doença periodontal nos cães dependem da gravidade de cada situação, e devem ser sempre recomendados por um profissional habilitado. Mas, de uma forma genérica, podemos classificar os casos como ligeiros, avançados ou graves. Fique a conhecer a terapêutica mais comum em cada um destes níveis:

  • Caso ligeiro: Nestas situações, a recomendação dos veterinários foca-se na manutenção de uma boa rotina de higiene oral. Com esta prática diária, é possível impedir a formação de placa bacteriana e prevenir o aparecimento de outros problemas.
  • Caso avançado: Perante animais com doença avançada, habitualmente, o médico veterinário realiza um RX intraoral para avaliar a situação. Depois, o animal é sedado e faz-se uma limpeza profissional. Só assim é possível higienizar a boca com o cuidado necessário e sem causar stress ou dor ao seu melhor amigo.
  • Caso graves: Por fim, nos casos mais graves pode ser necessário recorrer à extração dentária para evitar que a doença se propague a outras regiões da boca. Também aqui o recurso a anestesia geral é fundamental.

 

4 Dicas para prevenir a doença periodontal nos cães

A melhor forma de reduzir o risco do seu cão desenvolver a doença periodontal passa pela prevenção. Existem sugestões que devem ser adotadas desde cedo. A saber:

  1. Escove os dentes do seu cão: Uma boa limpeza dentária é o primeiro passo para impedir a acumulação de placa bacteriana. O ideal é escovar os dentes duas vezes por dia ou, no mínimo, 3 vezes por semana. Para esta tarefa deve usar uma pasta e escova de dentes adequadas. Se tem dúvidas sobre as melhores opções para o peso e dimensão do seu animal, procure as recomendações de um especialista em veterinária.
  2. Opte por ração apropriada: A alimentação tem um forte impacto no desenvolvimento da doença periodontal nos cães. Uma ração veterinária pode ser mais cara, mas é também um investimento na saúde do seu amigo de quatro patas.
  3. Incentive o uso de brinquedos e snacks: É importante que o seu animal de companhia tenha sempre à disposição alguns artigos para roer e a mastigar. Isto ajuda a prevenir a acumulação de placa bacteriana e pode ser uma ótima alternativa, caso a escovagem dos dentes se revele uma tarefa difícil. Opte por artigos apropriados para este efeito. Os ossos são um bom exemplo que pode oferecer ao seu cão.
  4. Visite regularmente o veterinário: Garantir que o seu animal de estimação se mantém saudável e livre de doença periodontal exige visitas regulares ao veterinário. Faça consultas de rotina para despistar qualquer problema de saúde.

 

Na Farmácia Nova da Maia procurámos dar resposta às necessidades de toda a família. Os animais de estimação não são exceção! Se procura artigos para o seu amigo de quatro patas, visite a nossa loja online. Vai encontrar uma gama de produtos veterinários para garantir o bem-estar do seu patudo.

 

Visitar a nossa loja online

 


 

Subscrever o blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.