Acha que pode estar grávida? Então, fazer um teste de gravidez deve ser o primeiro passo para dissipar as dúvidas. Um atraso incomum na menstruação pode ser um sinal de alerta, portanto, fazer o teste é a forma mais simples de saber se vem um bebé a caminho.
Existem duas opções de testes de gravidez:
- Testes rápidos – São de venda livre e podem ser encontrados nas farmácias. Quando efetuados corretamente, têm um grau de fiabilidade considerável. O teste deteta na urina da mulher uma hormona – a Gonadotrofina Coriónica Humana (HCG) – que surge no organismo após a fecundação.
- Testes laboratoriais – Este tipo de testes exige prescrição médica. São análises ao sangue que procuram e medem a quantidade da hormona HCG. Assim, além de detetar a gravidez, permitem saber o número de semanas de gestação.
Relativamente aos testes de gravidez rápidos, há diferentes opções, inclusivamente digitais, que conseguem aferir o resultado de forma mais precoce. No entanto, certos fatores podem afetar a sua fiabilidade, como veremos de seguida.
O que devo fazer se suspeitar que estou grávida?
Para saber se está grávida, deve fazer um teste de gravidez. De acordo com os especialistas, o ideal é fazer este teste pelo menos uma semana após o atraso na menstruação, para garantir um resultado mais fiável.
Ainda assim, mesmo depois de fazer um teste de gravidez, é provável que persistam dúvidas sobre o resultado. Caso o teste dê positivo, deve procurar confirmar a gravidez. Para o fazer, dirija-se ao seu médico e exponha a situação. Através de um teste laboratorial ou de uma ecografia ginecológica, qualquer dúvida será eliminada.
Qual o grau de fiabilidade de um teste de gravidez de farmácia?
Quando feitos da forma correta, os testes de gravidez têm uma fiabilidade elevada: os rápidos têm entre 97% a 99% de precisão e os laboratoriais atingem os 100%.
Existem ainda testes que podem ser feitos antes da data prevista da menstruação, mas são menos fiáveis: apenas detetam a gravidez entre 78% e 93% dos casos.
A altura em que o teste é feito será determinante para os resultados. Outro fator importante é respeitar as instruções fornecidas no produto (em muitos casos, recomenda-se testar na primeira urina da manhã). O seu farmacêutico também pode esclarecer qualquer dúvida que tenha.
Para garantir uma maior fiabilidade, os testes de gravidez devem ser realizados entre uma e duas semanas após o atraso da menstruação. Isto porque, nessa altura, os níveis da hormona HCG já se tornam mais detetáveis.
Como garantir resultados mais fiáveis?
Apesar de raros, os “falsos positivos” podem ocorrer, representando menos de 2% das situações. Tratamentos de fertilidade, problemas de saúde, gravidez química e testes defeituosos são algumas das causas.
Quando o teste dá negativo, uma possível gravidez não deve ser descartada. Há variáveis que podem dar origem a “falsos negativos”.
Dessa forma, se tem sintomas de gravidez ou uma forte suspeita de estar grávida, deve aguardar alguns dias e repetir o teste. Pode também procurar o seu médico para pedir um teste de gravidez laboratorial.
Em resumo, para ter a certeza sobre os resultados, pode fazer o seguinte:
- Faça sempre o teste com a primeira urina da manhã, pois é quando está mais concentrada.
- Evite fazer o teste de gravidez logo após um atraso da menstruação ou uma relação sexual desprotegida. Aguarde pelo menos uma semana depois da sua menstruação atrasar.
- Certifique-se de que cumpriu os procedimentos recomendados no folheto informativo do teste.
- Dirija-se ao seu médico para solicitar um teste de gravidez laboratorial ou ecografia ginecológica.
- Caso a ausência de menstruação persista e os testes de gravidez sejam negativos, deve consultar o seu médico para avaliar outras questões de saúde.
Na Farmácia Nova da Maia pode escolher e encomendar o seu teste de gravidez de forma simples. Aceda à nossa loja online e explore toda a oferta existente. Pode também ler e comparar as especificações de cada produto.
Subscrição de Blog
Deixe o seu comentário