As dores menstruais são extremamente comuns em mulheres que se encontram em idade fértil. Localizadas na parte inferior do abdómen, surgem com frequência antes do período menstrual – entre um a três dias –, permanecendo por um período de dois a três dias.

Por norma, as manifestações de dor, por si só, não acarretam complicações em termos clínicos. No entanto, poderão provocar desconforto ou, em casos extremos, condicionar de forma negativa atividades desempenhadas diariamente, em casa, na escola ou no trabalho.

Conheça os principais sintomas, descubra como deverá atuar caso ocorra uma intensificação das dores menstruais e saiba até que ponto poderão ser encaradas com normalidade.

 

Os principais sintomas de tensão pré-menstrual

Como referido previamente, a dor causada pela aproximação da menstruação surge e agudiza-se de modo contínuo na zona abdominal. A tensão pré-menstrual poderá também dispersar para outras partes do corpo, como a região lombar e as coxas.

Embora não seja algo padronizado, os sintomas poderão fazer-se sentir através de dores de cabeça, pernas e costas, tonturas, ansiedade, náuseas, diarreia, vómitos e fraqueza corporal. Na eventualidade de as dores se expressarem progressivamente com maior veemência, poderá consultar um médico.

 

Boas práticas para evitar dores causadas pela menstruação

Para que possa reduzir eficazmente as dores menstruais, deverá repousar a quantidade de horas mínima recomendada – 7h a 9h – e libertar-se do stress acumulado no dia-a-dia. É recomendável também a prática de atividade física regular e o recurso a suplementos alimentares como o magnésio, o zinco ou a vitamina B1.

O contacto com água no banho ou com uma compressa quente disposta nas proximidades da zona dorida ajudará igualmente a combater as cólicas. Introduzir alterações na alimentação e deixar de consumir bebidas alcoólicas são outras das proveitosas medidas que poderá adotar.

Habitualmente, as fumadoras exibem uma maior propensão para sofrer de dores menstruais, pelo que se recomenda deixar de fumar. Na sequência da libertação de endorfinas e do aumento do fluxo sanguíneo, aumentar a atividade sexual é, naturalmente, uma solução a ter em conta.

No âmbito social, e embora seja natural o seu desejo de permanecer no conforto do lar por longos períodos de tempo, procure conversar com pessoas próximas e tente abstrair-se ao máximo das dores.

 

O recurso a fármacos para tratar as dores menstruais

As dores menstruais poderão ser aliviadas de múltiplas formas, embora a solução, numa primeira instância, deva incondicionalmente passar por recorrer a um médico.

Posteriormente, poderão ser utilizados analgésicos e anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, para a diminuição das dores. Estes poderão ser ingeridos imediatamente após os primeiros sintomas ou já no início do período menstrual. A toma poderá ser prolongada até ao momento do desaparecimento dos sintomas.

Poderá também socorrer-se de métodos contracetivos hormonais, como a pílula, o implante no braço ou o anel vaginal que, além de inviabilizarem a ovulação, diminuem as dores menstruais. Em situações de extrema gravidade e caso não pretenda ter filhos futuramente, a remoção do útero através de uma cirurgia poderá ser uma possibilidade a considerar.

 

Da normalidade à anormalidade

Caso todos os procedimentos recomendados para a diminuição das dores associadas ao período menstrual não surtam efeito e continuem a acarretar complicações para o seu dia-a-dia, recorra prontamente a um médico. Este terá a possibilidade de realizar um diagnóstico e aconselhá-la adequadamente.

Se as dores aumentarem repentinamente, assumirem proporções impensáveis ou se prolongarem em demasia, também será importante conversar com um profissional de saúde.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.