Se tem filhos ou crianças na família, convém habituar-se a reconhecer os sintomas de gastroenterite. Sabia que este é o problema de saúde mais comum durante a infância? Comece já a informar-se sobre o tema. Nós damos-lhe uma ajuda.

 

O que é a gastroenterite?

A gastroenterite é uma inflamação ou irritação do estômago e/ou do intestino provocada por vírus, bactérias ou parasitas. Pode atingir pessoas de todas as idades, no entanto os mais novos estão mais suscetíveis a esta condição. Tanto que é no período entre os 6 e os 23 meses que os sintomas de gastroenterite são mais recorrentes.

 

3 Principais origens da gastroenterite

 A gastroenterite pode ser provocada por vários motivos, como a ingestão de toxinas químicas ou de medicamentos. Porém, podemos enquadrar a sua origem em três grandes grupos:

1. Gastroenterite vírica

A gastroenterite vírica é provocada pela infeção por rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus. Esta é a variação mais frequente entre as crianças. Por ser muito infeciosa, é frequentemente propagada em creches e escolas.

O momento de mudas da fralda é uma das maiores fontes de contaminação, pelo que se recomenda o máximo cuidado com a higiene antes, durante e após esta tarefa.

2. Gastroenterite bacteriana

O organismo é um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias, disseminadas, em grande medida, pela ingestão de bebidas e alimentos contaminados.

As e.coli e as salmonelas são as bactérias mais comuns no corpo humano e podem ter origem no consumo de carne de aves mal passada ou ovos mal cozinhados. O leite não pasteurizado e o contacto direto com répteis, pássaros ou anfíbios também podem originar a gastroenterite bacteriana.

3. Gastroenterite parasitária

A ingestão de água ou alimentos contaminados está na génese da maioria dos casos de gastroenterite parasitária. Esta vertente da infeção também pode ser facilmente disseminada nas creches, através do contacto fecal.

 

Os principais sintomas de gastroenterite

Bastam apenas alguns minutos, ou até um dia, para que os sintomas de gastroenterite surjam. Os principais indicadores são:

  • Diarreia;
  • Dores de estômago;
  • Enjoos;
  • Vómitos;
  • Hipertermia;
  • Cefaleia;
  • Ausência de apetite.

Esteja atento aos sinais. Normalmente, o tempo de recuperação dos sintomas de gastroenterite varia entre 3 a 4 dias. Durante esse período, é importante que o doente tenha alguns cuidados com a alimentação, hidratação e descanso. Nos casos em que o problema persiste, a infeção deve ser controlada com a toma de antibióticos, devidamente prescritos por um profissional de saúde.

 

6 Cuidados a ter para proteger o resto da família

Como referimos anteriormente, a gastroenterite é muito frequente entre a população mais jovem e é altamente contagiosa. Assim, é importante tomar algumas precauções para que os sintomas de gastroenterite não se propaguem pela família.

Sempre que for detetado um caso de doença em casa, tome estes cuidados:

  1. Desinfetar sempre as mãosapós os cuidados de higiene das crianças ou antes da confeção de alimentos;
  2. Evitar dividir copos ou talherese outros utensílios, em especial com pessoas contaminadas;
  3. Lavar as roupas da criança com água quente e separada dos objetos do restante agregado familiar;
  4. Desinfetar a sanita e áreas circundantes após cada descarga;
  5. Usar lixívia para garantir a desinfeção de qualquer superfície contaminada;
  6. Evitar idas à piscinaaté duas semanas após uma situação de contaminação.

 

A sua saúde e a da sua família importam! Faça a subscrição do nosso blog e mantenha-se informado sobre novos e relevantes conteúdos.

 


 

Subscrição Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.