Com o final do ano letivo, a maioria das famílias escolhe o verão para fazer férias com as crianças. Normalmente, os locais escolhidos para descansar implicam viagens longas, que podem ser feitas de carro, de avião, de comboio ou até de barco.
Viajar com os miúdos implica uma logística específica, sobretudo quando as crianças são mais pequenas. Há um conjunto de situações que devem ser bem preparadas para que as férias com crianças corram pelo melhor.
Antes de partir para uma viagem em família, conheça os principais fatores a ter em conta para se preparar da melhor maneira.
5 Fatores a considerar quando viaja com crianças
1. Condições atmosféricas
O calor é, desde logo, algo a avaliar quando vai de férias com crianças. As temperaturas altas são um dos maiores inimigos, sobretudo durante a viagem.
O risco de desidratação dos miúdos é um problema que deve ser bem acautelado. Por outro lado, viagens longas com calor, são muito desagradáveis, principalmente para as crianças mais pequenas.
2. Conforto
A infância é uma fase da vida em que as crianças procuram explorar tudo à sua volta, o que as torna muito ativas. Assim, períodos longos em viagem são, na maioria das vezes, uma tortura para elas.
Quer viaje de carro, comboio ou avião, o conforto e a possibilidade de terem alternativas para se entreterem, é fundamental para que as viagens com crianças corram bem.
3. Tipo de transporte
O meio de transporte usado para ir de férias com crianças é também um fator importante quando vai viajar. Há miúdos que sentem algum receio em viajar de avião e outros que enjoam se andarem muito tempo seguido de carro.
4. Tempo de viagem
O tempo de viagem é mais um dos fatores a ponderar quando se vai de férias com crianças. Viagens de muitas horas podem ser problemáticas para os miúdos, sobretudo quando ainda são pequenos.
5. Especificidades da criança
Cada miúdo tem as suas especificidades e este fator é extremamente importante quando planeia as suas férias em família. Problemas de enjoo nas viagens ou outras características de personalidade ou de saúde, devem ser consideradas quando se vai viajar.
7 Conselhos para ir de férias com crianças
Quando uma família vai de férias com crianças, acautelar algumas situações ajuda a evitar problemas. Nesse sentido, apontamos alguns conselhos importantes que podem fazer a diferença para viajar com os mais pequenos.
1. Opte por viagens não muito longas
Se, para os adultos, viajar durante horas já pode ser difícil e aborrecido, imagine para uma criança. Viagens muito longas não são positivas para os miúdos, pois rapidamente se fartam.
Opte por trajetos curtos e faça paragens frequentes, de forma a quebrar a monotonia. Os mais pequenos estão constantemente à procura de estímulos, algo que uma viagem de muitas horas não oferece.
2. Planeie paragens regulares
Optar por viagens curtas é a opção mais adequada quando se viaja para ir de férias com crianças. No entanto, quando não há alternativa, planeie paragens para conhecer locais que fiquem no caminho.
Dê possibilidade para a criança brincar um pouco, sobretudo quando são mais pequenas. É importante que se possam distrair e divertir ao longo da viagem.
3. Considere os medos das crianças
Se o seu filho tem medo de viajar de avião ou de barco, por exemplo, deve ter isso em conta no momento de planear a viagem.
As férias com crianças devem ser um momento de relaxamento e diversão para todos. Nesse sentido, os medos devem ser trabalhados e conversados. Nunca ignore aquilo que o seu filho sente.
4. Prepare um kit de viagem
Sempre que vai de viagem com os mais pequenos, prepare um kit para viajar onde inclua:
- Água fresca;
- Lenços de papel;
- Toalhitas;
- Medicamentos para o enjoo;
- Medicamentos antipiréticos e analgésicos.
Estes componentes podem ser úteis para uma viagem de longa duração. Além disso, é também importante dar aos miúdos jogos ou outras formas de entretenimento para que se distraiam durante o trajeto.
5. Dê primazia à segurança
Durante qualquer viagem, a segurança e o bem-estar da criança são primordiais. Desse modo, mediante o transporte no qual vai viajar, deve usar sempre os dispositivos próprios para os miúdos se sentarem.
Cadeiras de bebé ou assentos próprios, bem como os cintos de segurança, devem obrigatoriamente ser utilizados. Nunca facilite neste aspeto.
6. Converse com a criança antes de viajar
Contar com a opinião dos seus filhos quando vai viajar é também uma forma de os envolver no processo.
Assim, quando vai de férias com crianças, converse com elas sobre a viagem e aquilo que vão fazer e visitar. Negoceie algumas regras, para evitar certos problemas.
7. Proteja a criança do sol
A proteção solar é outro aspeto que deve ter em atenção quando vai de férias com crianças. Nesse sentido, sobretudo nos carros, use cortinas tapa-sol para proteger os pequenos dos raios solares e aplique um protetor solar nas áreas expostas da pele.
Se está a planear umas férias com crianças e procura outros conselhos para aproveitar ao máximo os dias de verão, subscreva agora o blog da Farmácia Nova da Maia!
Subscrição de Blog
Deixe o seu comentário