Para muitas famílias, viagens longas são sinónimo de enjoo nas crianças. Apesar de não ser uma situação grave, pode causar bastantes incómodos tanto para os mais pequenos como para os adultos.

Quando se vai viajar com crianças, sobretudo em lazer, o objetivo é relaxar e descontrair. O enjoo na criança, ou no adulto, pode ir desde uma indisposição até ao vómito. Em qualquer uma das situações a sensação que espoleta é muito desconfortável.

Este tipo de problema, conhecido como cinetose ou enjoo do movimento, é mais comum em crianças, mulheres e em grávidas. Contudo, mesmo dentro destes grupos, há indivíduos com maior predisposição do que outros para enjoar nas viagens.

 

Origem do enjoo nas viagens

O enjoo nas crianças e adultos durante as viagens é uma resposta fisiológica do nosso corpo. Na verdade, surge de um conflito na interpretação que o cérebro faz dos estímulos visuais e dos estímulos do ouvido interno.

Por exemplo, quando se viaja de carro, ou noutro meio de transporte, as oscilações apreendidas pelo ouvido interno, que contribuem para o nosso equilíbrio, não são, por vezes, congruentes com aquilo que a visão transmite ao cérebro. Há uma discrepância entre o movimento interpretado pelo ouvido interno e a passividade detida pela visão.

As situações de enjoo nas crianças agudizam-se, sobretudo, quando o percurso tem demasiadas oscilações como travagens, acelerações ou muitas curvas. Por outro lado, não acompanhar com os olhos o percurso, como quando se lê ou se mexe no telemóvel durante as viagens, pode também contribuir para este tipo de indisposição.

 

Sintomas da cinetose

O enjoo do movimento surge acompanhado de alguns sintomas que são bastante desconfortáveis para uma criança. Normalmente, quando se fala de cinetose dá-se maior atenção ao vómito ou à náusea. Porém, há outras sensações desagradáveis.

Nesse sentido, se a criança tem enjoos nas viagens, é provável surgirem os seguintes sintomas:

  • Mal-estar geral, sobretudo a nível abdominal;
  • Dor de cabeça acompanhada de palidez e suores frios;
  • Tonturas e vertigens;
  • Arrotos, náuseas e vómitos.

Normalmente, a intensidade dos sintomas varia conforme as condições que estão na sua origem.  É comum desaparecerem com o fim dos estímulos provocados pela viagem.

 

6 Conselhos para evitar o enjoo das crianças

Há alguns truques que podem ajudar a minimizar o impacto do enjoo das viagens na criança. Se o seu filho tem maior predisposição para enjoar quando viaja, atente nos conselhos que aqui indicamos:

  1. Tome atenção à alimentação pré-viagem

A refeição antes da viagem tem influência no enjoo da criança. Nesse sentido, tenha atenção ao tipo de alimentos que dá ao seu filho, evitando sobretudo refeições pesadas e gordurosas. Opte sempre por comidas leves e evite que os miúdos viajem de barriga vazia.

  1. Atente na posição da criança dentro do transporte

Um dos fatores que está na origem do enjoo das crianças é não conseguirem observar o ambiente exterior. Percecionar a deslocação através da visão é muito importante para que o estímulo visual coincida com a perceção do ouvido interno.

Nesse sentido, coloque o seu filho perto de uma janela, de modo que ele consiga olhar para fora. Nas crianças mais pequenas, use cadeiras de transporte confortáveis, bem fixas ao veículo e que minimizem as oscilações nos mais pequenos.

  1. Evite as viagens muito longas

O tempo de viagem pode ser determinante para a indisposição dos miúdos. Durante uma viagem, é importante fazer paragens regulares para que a criança possa apanhar ar e descansar. Este cuidado reduz a probabilidade de enjoo.

  1. Procure alternativas a atividades que fixem o olhar

Há entretenimentos que, apesar de ajudarem a criança a distrair-se durante a viagem, podem provocar enjoos. Jogar no telemóvel ou tablet, bem como ler, não são aconselháveis, sobretudo quando o seu filho é mais suscetível de enjoar.
Procure outros passatempos como ouvir música, cantar, contar histórias ou até dormir.

  1. Evite os odores fortes dentro do transporte

Odores fortes (de perfumes, comida, ou até dos ambientadores de automóvel) podem contribuir para o enjoo da criança quando viaja. Por isso, evite-os e crie condições para que o local tenha uma boa circulação de ar fresco.

  1. Consulte um profissional de saúde

Quando o enjoo nas viagens é uma constante, há produtos no mercado que ajudam a minimizar estas indisposições. Nesse sentido, consulte o médico do seu filho ou vá à sua farmácia para se informar acerca da melhor solução.
Há opções em comprimidos ou até suplementos alimentares em formato de chupa-chupa que as crianças tanto apreciam.

 

Procura outras dicas sobre saúde e bem-estar para cuidar de si e da sua família? No blog da Farmácia Nova da Maia encontra conteúdos sobre temas muito variados. Subscreva-o e esteja sempre a par das novidades.

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.