A escoliose infantil é uma curvatura anormal lateral da coluna vertebral que se manifesta entre o nascimento e os 3 anos de idade. A anomalia afeta muitas crianças, no entanto a escoliose não é um problema exclusivo dos pequenos, podendo surgir em qualquer faixa etária, nomeadamente no período em que se dá o pico do crescimento.

Só através de um diagnóstico precoce é possível reverter o problema e contrariar o aparecimento de dores na coluna na idade adulta. Fique então a saber de que forma poderá identificar e lidar com a escoliose infantil para a corrigir de modo atempado e eficaz.

 

Sintomas da escoliose infantil

Por norma, a escoliose infantil não provoca qualquer desconforto ou dor na coluna vertebral, pelo que não será detetada na sequência de queixas da criança. Para identificar este problema, deve estar atento a alguns sinais:

  • Ligeiras assimetrias nos ombros ou na cintura;
  • Elevação das omoplatas;
  • Desnível nas ancas ou na inclinação lateral do tronco;
  • Desvio da coluna vertebral em formato semelhante ao da letra “S”.

Em casos mais graves, a escoliose infantil poderá evoluir para uma degeneração progressiva das vértebras ou mesmo para problemas a nível respiratório. Após a identificação de qualquer um dos sintomas descritos, é altamente recomendável que a criança seja consultada por um médico da área de Pediatria ou Ortopedia.

Através de alguns exames – como a radiografia, capaz de cobrir todas as inclinações da coluna – o médico poderá obter um diagnóstico completo e encaminhar a criança para o tratamento mais adequado.

 

Como prevenir as más posturas corporais?

Embora não seja possível uma prevenção particular associada ao problema da escoliose na infância e adolescência, é essencial estar atento a sinais de assimetria na postura da criança.

Para manter uma boa atitude postural, existe um conjunto de recomendações que deverá ser seguido. Importa primeiramente realçar a importância de distribuir corretamente o peso dos objetos transportados pelo corpo.

Em época escolar, é frequente a sobrecarga da coluna pelo transporte de livros, cadernos e material desportivo. O uso de uma mochila excessivamente pesada e com um formato inadequado, associado à incorreta utilização, poderá ter consequências graves do ponto de vista postural.

Nesse sentido, deverá reforçar junto dos seus filhos a importância de colocar a mochila na zona média das costas, usando sempre ambas as alças. A sua utilização deve ocorrer durante curtos períodos de tempo, transportando apenas o material estritamente necessário.

Caso as atividades diárias da criança impliquem que permaneça sentada por longos períodos de tempo, alerte-a para a importância de nivelar devidamente a coluna.

Quando os mais novos praticam desporto, será igualmente benéfica a monitorização da atividade física por um especialista, de forma a corrigir possíveis desvios posturais.

 

Como pode ser tratada a escoliose infantil?

O tratamento da escoliose no período da infância encontra-se intimamente dependente do nível de curvatura anómala exibido pela espinha dorsal. A forma de correção do problema irá assumir contornos distintos em função dos resultados dos exames.

Caso a criança possua um desvio com um ângulo inferior a 25o, não será necessária qualquer intervenção, priorizando-se um acompanhamento do seu desenvolvimento ao longo dos anos. Nestas circunstâncias, a prática de exercício físico pode trazer benefícios.

Em desvios entre os 25o e os 40o, como forma de contrariar a acentuação da inclinação, será útil o uso diário de um colete ortopédico. Já em casos de maior gravidade, em que o nível de curvatura é superior a 40 o, a realização de uma cirurgia poderá permitir a resolução definitiva do problema.

 

Aproveite para fazer a subscrição do blog da Farmácia Nova da Maia! Assim, poderá manter-se atualizado sobre todas as nossas novidades, bem como consultar vários artigos de interesse no setor da saúde.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.