Os desportos de inverno estão à porta! Apesar de haver poucos destinos com neve no nosso país, os portugueses demonstram um interesse crescente em atividades de inverno. Assim sendo, é por esta altura que muitos fazem as malas e partem rumo a destinos frios e paisagens brancas.

Da Serra da Estrela a outros locais no estrangeiro, do esqui ao snowboard, os desportos de inverno trazem diversão garantida. Contudo, este tipo de atividades também apresenta algum perigo. Nesse sentido, é preciso adotar cuidados e agir com cautela.

Para poder usufruir de umas férias em pleno, terá de aliar a segurança ao divertimento. Conheça, então, os principais perigos associados à prática de desportos de inverno.

 

Se pratica desportos de inverno, esteja atento a estes riscos:

 

  • Frio

As temperaturas negativas são uma constante nas estâncias de esqui. Por isso, é essencial manter uma temperatura corporal adequada. O ideal é vestir várias camadas de roupa para poder adaptar-se não só ao exterior, mas também aos espaços interiores. Ademais, tanto o vestuário como o calçado devem ser confortáveis e impermeáveis e estar em boas condições de manutenção.

 

  • Lesões

As contusões também constituem uma realidade para aqueles que se aventuram nos desportos de inverno. O esforço e a falta de preparação originam lesões musculares. Já as quedas dão lugar a lesões articulares. Para evitar este tipo de mazelas, pode adotar algumas medidas:

    • Manter uma boa forma física durante o ano, para conseguir maior resistência;
    • Fazer aquecimento antes de realizar qualquer tipo de atividade;
    • Recorrer, se necessário, a joelheiras e pulsos elásticos, a fim de proteger as articulações;
    • Fazer uma alimentação rica em hidratos de carbono para compensar o desgaste físico.

 

  • Desidratação

A ingestão de líquidos é extremamente importante para quem pratica exercício físico. Os desportos de inverno não são exceção. Assim sendo, aposte em bebidas quentes, tais como chá, e obtenha uma dupla função: hidratação e aquecimento.

 

  • Queimaduras solares

Muitas pessoas associam as queimaduras solares apenas aos meses de verão, a calor e a praia. Contudo, a verdade é que os raios ultravioleta são mais intensos em altitude. Além disso, são refletidos pela neve, o que duplica a sua incidência na pele.

Assim, a utilização de protetor solar por quem pratica desportos de inverno é crucial. É recomendado o uso de loção com SPF 30 ou superior em todas as partes de pele exposta, sem esquecer os lábios e as orelhas. É também aconselhado o uso de óculos de sol.

 

  • Frieiras

As frieiras são resultado das mudanças bruscas de temperatura. Recomenda-se, portanto, a utilização de luvas e gorro para proteger as extremidades do corpo, que são as mais afetadas por este tipo de mazelas. As pessoas que têm tendência a sofrer deste mal podem prevenir-se usando com um creme para o efeito.

 

Exercício físico é sinónimo de vida saudável. Porém, é importante associar cuidados à sua prática, para garantir uma experiência segura e responsável. No caso dos desportos de inverno, os cuidados devem ser redobrados. Quer pela temperatura que se faz sentir, quer pela altitude ou pelo tipo de atividades, o melhor é mesmo prevenir-se.

 

Vai fazer férias na neve pela primeira vez? Tem dúvidas em relação ao que deve levar na mala? Na Farmácia Nova da Maia, encontrará profissionais capazes de o guiar e aconselhar sobre todos os aspetos associados aos desportos de inverno. Visite-nos ou entre em contacto connosco!

Até lá, fique com um conselho resumido: Informe-se, prepare-se, agasalhe-se e, acima de tudo, divirta-se! Boas férias!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.