Sexo na adolescência é um tema que importa abordar, pois os jovens começam a ter relações sexuais cada vez mais cedo. Assim, torna-se crucial que estejam esclarecidos em relação aos riscos que correm se não adotarem determinados cuidados. As possíveis consequências vão desde Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), como por exemplo o HIV, a gravidezes indesejadas.

O sexo na adolescência é, contudo, um tema delicado de tratar, especialmente para pais e filhos adolescentes. Trata-se, para muitos, de um assunto tabu, cuja discussão provoca algum constrangimento.

Apesar disso, nos últimos anos, tem havido uma grande evolução no que toca à informação de âmbito sexual, uma vez que a sociedade foi ficando mais “mente-aberta”. Os governos tiveram um papel fundamental nesta mudança de mentalidades ao introduzir aulas de Educação Sexual. Assim, falar sobre sexo na adolescência passou a ser da responsabilidade de todos: profissionais da saúde, famílias e escolas.

 

Adolescência: O despertar da sexualidade

A puberdade é uma etapa da adolescência que consiste numa série de transformações físicas e biológicas. Este período marca a passagem da infância para a fase adulta. Com efeito, são várias as alterações que o corpo experiencia e que diferem consoante o género.

Na puberdade, os adolescentes passam também por mudanças comportamentais, como por exemplo a forma de vestir e o gosto musical. Paralelamente, é por esta altura que surgem os primeiros namoros e, por conseguinte, os primeiros desgostos amorosos.

Todas estas mudanças e acontecimentos marcam também o início da sexualidade, da descoberta do desejo e do prazer.

 

Sexo na adolescência: A tomada de decisão

O início da atividade sexual não tem data marcada e não tem de acontecer para todos ao mesmo tempo. É importante que os adolescentes saibam que a decisão de ter relações sexuais é da sua responsabilidade.

Primeiramente, deve acontecer apenas quando se sentirem prontos e com vontade de dar esse passo. Além disso, os jovens devem tomar todas as medidas para fazê-lo de forma prudente (por exemplo, usar preservativo). Devem ainda ter consciência de que os seus atos têm riscos associados. Com efeito, de um deslize podem surgir consequências para o resto da vida.

Atualmente, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) dispõe de centros de atendimento a jovens. Nestes, os adolescentes podem esclarecer todas as suas dúvidas e receber aconselhamento personalizado em relação a várias questões. O sexo na adolescência é uma delas.

 

A importância da dupla proteção

Antes das primeiras experiências sexuais, é crucial que os jovens entendam questões básicas sobre a prática do sexo.

Se, por um lado, o sexo na adolescência pode ser sinónimo de uma aventura extraordinária, por outro lado, pode trazer consequências para o resto da vida. Assim sendo, é importante que estes estejam informados acerca das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da possibilidade de ocorrer uma gravidez indesejada.

É neste contexto que surge a dupla proteção, que consiste na utilização de dois tipos de métodos contracetivos:

  • Preservativo (masculino ou feminino): É o único meio de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Pode comprar-se em supermercados e farmácias (incluindo lojas online). Nos centros de saúde, os preservativos são gratuitos.
  • Método contracetivo hormonal: É a forma mais eficaz de evitar uma gravidez. O contracetivo mais utilizado é a pílula, mas há outros, como o adesivo ou o implante. Antes de iniciar a toma/aplicação, é importante consultar um profissional de saúde, pois a escolha da melhor opção para cada pessoa depende de vários fatores.

 

Falar sobre relações sexuais é fundamental para que os jovens iniciem esta etapa da vida de forma informada e consciente. Na Farmácia Nova da Maia, damos as boas-vindas a todos os adolescentes e pais que queiram esclarecer as suas dúvidas. Temos uma equipa especializada, capaz de dar resposta aos mais diversos assuntos relacionados com saúde e bem-estar, inclusive sexualidade. Ficamos à espera da sua visita!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.