Passamos os meses de inverno a sonhar com o calor e os raios solares. Mas, da mesma forma que são essenciais à vida, estes podem revelar-se uma verdadeira ameaça. Assim, no verão, é especialmente importante que conheça os cuidados a ter com o sol para aproveitar os seus benefícios sem pôr em risco a sua saúde.

O sol é uma importante fonte de energia e vitamina D, dois elementos fundamentais à nossa saúde. Além de ajudar a fortalecer os ossos, funciona como regulador dos ritmos corporais e ajuda-nos a alcançar o bem-estar. Porém, há um lado mais negro!

Nos dias de verão, os cuidados a ter com o sol nunca são demais. É fundamental ter consciência de que a exposição excessiva é prejudicial à nossa saúde, especialmente à nossa pele. Os riscos são mais acentuados em pessoas sensíveis aos raios solares.

 

Evite a radiação solar excessiva!

Moderar a exposição aos raios ultravioleta está entre os principais cuidados a ter com o sol. A sua presença ao longo de todo o ano, mesmo com o céu encoberto, deve ser tida em conta. Os dois tipos de raios UV têm efeitos nocivos diferentes, mas nenhum deve ser subestimado.

  • Raios ultravioleta A:A exposição excessiva aos raios UVA provoca o envelhecimento precoce da pele, para além do surgimento de rugas e manchas. Adotar cuidados com o sol é, portanto, fundamental para impedir o desgaste mais rápido da nossa pele;
  • Raios ultravioleta B:Quando falamos dos raios UVB, referimo-nos às radiações que provocam o bronzeado que tanto apreciamos no verão. Atuam sobre a melanina, o que leva à alteração do tom de pele. Contudo, são também responsáveis pelas queimaduras solares.

O excesso, tanto de raios UVA como de UVB, pode contribuir para o surgimento de cancro de pele. Nesse sentido, é importante prevenir-se, aplicando protetor solar em todo o corpo, especialmente nas zonas mais expostas, como o rosto, pescoço e braços.

 

O problema das alergias ao sol

Um dos problemas decorrentes da exposição solar é o surgimento de alergias. Existem, de facto, pessoas que desenvolvem uma sensibilidade ao sol que acaba por gerar reações alérgicas. Este fenómeno, a que se dá o nome de fotossensibilidade, pode manifestar-se de três formas distintas:

 

1. Erupção polimorfa solar

Este tipo de alergia caracteriza-se pelo surgimento de manchas de tom avermelhado. Estas podem apresentar diferentes formas e tamanhos e vêm acompanhadas de uma intensa comichão. Surgem principalmente em zonas do corpo que estão mais expostas ao sol, como por exemplo peito, mãos, braços e tornozelos.

O aparecimento de erupções polimorfas solares é mais frequente na primavera e no verão. Pode surgir algumas horas ou até dias após a exposição solar. Além disso, pode vir acompanhado de cefaleias, tremores, enjoos e vómitos. Normalmente, os sintomas desta reação alérgica duram alguns dias ou semanas. Evitar totalmente a exposição solar ajuda a acelerar a recuperação.

As erupção polimorfas à luz afetam essencialmente quem não se expõe regularmente ao sol. Podem, contudo, tornar-se menos frequentes com o aumento da regularidade de exposição solar.

 

2. Fotossensibilidade química

A fotossensibilidade química é outro tipo de reação alérgica que pode resultar da ausência de cuidados com o sol. Vermelhidão, irritação e descamação da pele, associados a pequenas bolhas, são os efeitos causados por esta alergia solar. As reações cutâneas têm origem em substâncias químicas. Devem-se ao contacto com alguns champôs, géis de banho, cremes, bem como medicamentos.

 

3. Urticária solar

A urticária caracteriza-se pelo surgimento de pápulas grandes e avermelhadas após a exposição solar. As mesmas vêm acompanhadas de muita comichão e surgem principalmente em zonas do corpo mais expostas ao sol.

 

Tratamentos possíveis

Existem no mercado várias soluções indicadas para cuidar da pele afetada pela fotossensibilidade. Para as erupções polimorfas solares e a urticária, sugere-se a aplicação de compressas frescas. Em alternativa, pode aplicar água termal nas regiões da pele afetadas. Também é possível recorrer a medicamentos, como por exemplo pomadas, para aliviar as comichões.

Já no caso da fotossensibilidade química, o fundamental é a identificação da substância causadora da alergia. Dessa forma, conseguirá evitá-la, prevenindo problemas futuros.

 

Usar protetor solar, um dos principais cuidados a ter com o sol

A utilização diária de protetor solar é um dos cuidados básicos a ter com o sol nos dias de verão. Esta preocupação deve ser tida por todas as pessoas. Porém, quem sofre de fotossensibilidade ou tem pele sensível deve redobrar os cuidados.

Opte por protetores solares com fator de proteção FPS 30+ ou FPS 50+. Na Farmácia Nova da Maia, encontra uma vastíssima gama de produtos das mais conceituadas marcas, para rosto e corpo, destinados tanto a adultos como a crianças.

Os cuidados a ter com o sol devem estender-se aos lábios e olhos. Deve, portanto, utilizar proteção labial, bem como óculos com lentes com proteção UV. Não se esqueça de evitar a exposição solar nos picos de calor, ou seja, entre as 11h00 e as 16h00.

 

Gostaria de saber mais sobre os cuidados a ter com o sol e o calor ou sobre outras questões ligadas ao seu bem-estar e saúde? Para se manter informado, precisa apenas de subscrever o nosso blog e ficar atento às nossas publicações regulares.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.