Assim como na população adulta, a conjuntivite nas crianças revela-se uma doença muito comum. Se tem miúdos em idade escolar ou pretende saber mais sobre este assunto, continue a ler. Neste artigo, vamos explicar-lhe em que consiste esta patologia, quais as variantes, sintomas, tratamentos e formas de prevenção.

 

O que é a conjuntivite?

A conjuntivite é uma inflamação que se desenvolve na região branca dos olhos (conjuntiva). A conjuntiva tem um importante papel de proteção ocular e funciona como uma barreira contra agressões do exterior. Quando tal não acontece, gera-se uma infeção, designada por conjuntivite.

 

Quais são os principais sintomas de conjuntivite nas crianças?

Como referimos, apesar de não diferir muito da doença nos adultos, os sintomas da conjuntivite nas crianças manifestam-se nos olhos e na zona circundante e podem incluir:

  • Irritação e vermelhidão na vista;
  • Constante lacrimejar;
  • Formação de remelas e secreção abundante;
  • Comichão nos olhos;
  • Inchaço nas pálpebras e na região em redor;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade em comer;
  • Febre.

Estes sintomas podem surgir num olho ou em ambos. Quando estão presentes nos dois, pode tratar-se de um caso de conjuntivite alérgica. Em todas as situações, recomenda-se a supervisão por um profissional de saúde.

A sintomatologia tende a durar entre uma a duas semanas, sendo que o período de recuperação depende muito do tipo de conjuntivite que a criança venha a desenvolver.

 

4 Tipos de conjuntivite nas crianças

Não sendo exclusiva dos mais pequenos, a conjuntivite nas crianças pode ser de 4 tipos:

  1. Bacteriana– Como o próprio nome diz, esta conjuntivite é provocada por uma bactéria e é, além disso, a variante mais comum. É normal surgirem secreções amareladas e formação de pus na região dos olhos. Se esta zona não for limpa por um longo período de tempo (por exemplo, durante a noite) a acumulação pode dificultar a abertura dos olhos.
  2. Viral– Com um período de incubação maior, a conjuntivite viral é provocada por um vírus. O sintoma mais evidente é a criança acordar com uma secreção branca nos olhos. Todo o tratamento é feito com objetivo de reduzir o desconforto e o mal-estar. Tanto a conjuntivite viral como a anterior são mais contagiosas, um tema que abordaremos mais à frente.
  3. Fúngica– Neste caso, a patologia é provocada por um fungo. Além disso, é de todos os tipos o mais raro, mesmo quando se fala de conjuntivite nas crianças. O seu surgimento ocorre perante situações muito específicas como feridas provocadas por plantas, madeira ou detritos.
  4. Alérgica– O último tipo de conjuntivite nas crianças tem como origem as reações alérgicas. Esta é a única variante que não é contagiosa, sendo, geralmente, provocada por ácaros ou pólen. A melhor forma de evitar o contágio passa por identificar o que provoca esta reação.

 

A conjuntivite nas crianças é mais contagiosa

Como vimos, alguns tipos de conjuntivite são, por si só, contagiosos. No entanto, no que diz respeito às crianças, essas propriedades são potenciadas. Por contágio, falamos da passagem dos sintomas:

  • De um olho para o outro;
  • Por transmissão direta (de um indivíduo para outro);
  • Através de objetos.

Os mais novos, por levarem muitas vezes as mãos aos olhos, sem grandes cuidados de higienização, estão muito mais vulneráveis ao desenvolvimento desta doença. Além disso, o facto de serem seres de muito contacto, principalmente quando se fala de outras crianças, aumenta o risco de transmissão. Por isso mesmo, quando um caso é identificado no infantário ou na escola, existe uma grande preocupação em evitar a propagação.

 

Como tratar a conjuntivite nas crianças?

O tratamento a adotar nestas situações vai sempre depender da variante contraída. Nunca é demais reforçar que, qualquer medicação ou outra opção para tratar a conjuntivite em crianças, deve ser acompanhada pelo oftalmologista ou pediatra.

Nos casos das bacteriana e fúngica, o tratamento é, geralmente, farmacológico, com recurso a antibióticos, pomadas ou xaropes. No entanto, este deve ser complementado com a limpeza dos olhos. Alguns casos mais extremos podem evoluir para meningite ou pneumonia, pelo que é importante seguir todos os conselhos médicos.

Geralmente, a conjuntivite viral acaba por desaparecer após uma semana, sem qualquer tipo de necessidade de medicação. Basta fazer, regularmente, limpezas oculares com recurso a gazes molhadas com água filtrada, mineral ou soro fisiológico. De forma a reduzir as comichões, que acabam por impulsionar o esfregar de olhos, o médico pode receitar colírios específicos.

Por fim, o tratamento para uma conjuntivite alérgica passa pelo recurso a anti-histamínicos e ou cortisona. Isto permite aliviar os sintomas até que desapareçam.

 

Como prevenir a propagação da conjuntivite em crianças?

Os bons hábitos de higiene são a melhor forma de prevenir o alastrar da conjuntivite nas crianças. Estes cuidados devem ser cumpridos tanto na escola como em casa. Assim, há algumas instruções que os mais pequenos devem seguir:

  • Recusar a partilha de toalhas de rosto com outras pessoas;
  • Proceder à lavagem das mãos com frequência;
  • Evitar esfregar os olhos;
  • Usar óculos apropriados na piscina;
  • Não nadar em piscinas sem tratamento de limpeza;
  • Fugir da exposição a agentes que possam provocar irritação ou alergia.

 

Aqui, na Farmácia Nova da Maia, preocupamo-nos com a sua saúde e a dos seus filhos. Por isso mesmo, não queremos que lhe falte informação na dose certa, sempre com a prevenção em vista. Subscreva o nosso blog e acompanhe todos os nossos artigos.

 


 

Subscrição de blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.