A alopecia é um desequilíbrio que afeta, sobretudo, o couro cabeludo, podendo estar na origem da calvície. Caracteriza-se pela queda de cabelo acentuada e pode afetar tanto homens como mulheres, apesar de ser mais comum no sexo masculino.
Conheça melhor esta condição, a sua origem e como a pode prevenir e corrigir.

 

O que é a alopecia?

A queda de cabelo é um processo natural e essencial para a renovação capilar.  Em média, cada pessoa possui entre 100 mil a 150 mil cabelos. No processo de renovação, podem cair diariamente cerca de 50 a 100 fios, sendo esta uma situação normal.
A renovação capilar é composta por 3 fases coexistentes:

  • Anagénese ou crescimento: Fase de crescimento, que dura entre 2 e 6 anos;
  • Catagénese ou transição: Pausa no crescimento, que dura até 2 semanas;
  • Telogénese: Fase de queda dos cabelos, empurrados por novos fios, que pode durar entre 2 e 3 meses.

Uma queda intensa de cabelo deve ser motivo de preocupação. Um desequilíbrio entre a perda de cabelos e o surgimento de novos pode ser sinal de alopecia, exigindo uma avaliação médica.

 

Diferentes tipos de alopecia

Há vários tipos de alopecia que, por sua vez, estão relacionados com as causas que a originam:

  • Alopecia androgenética

É o tipo de alopecia mais comum e caracteriza-se pela atrofia dos folículos o que, numa fase avançada, é irreversível. Afeta homens e mulheres, mas é mais prevalente no sexo masculino.

O fator genético é a principal causa, mas a idade e a componente hormonal têm também um papel decisivo no aparecimento deste tipo de perda de cabelo.

  • Alopecia areata

É considerada uma condição autoimune, ou seja, é provocada pelo próprio sistema imunitário. Caracteriza-se por “peladas” que surgem no couro cabeludo.

As razões que provocam esta reação imunitária podem estar relacionadas com stress agudo, doenças infeciosas, alterações hormonais ou mudanças na nutrição. É, normalmente, reversível.

  • Deflúvio telogénico

Este tipo de alopecia deve-se a alterações no ciclo da renovação capilar. Normalmente, este problema atinge mais as mulheres e distingue-se por um défice na substituição do cabelo antigo por novos fios.

Pode ser espoletado por um estímulo medicamentoso, cirúrgico ou de origem hormonal. O stress, o parto ou certas doenças agudas podem também provocar esta situação. É, normalmente, reversível.

 

Como prevenir e tratar a alopecia

Há produtos e medicamentos, que encontra na sua farmácia, que podem ajudar a combater ou reduzir a alopecia. O ideal é fazer uma avaliação médica, junto de um dermatologista, para encontrar o tratamento mais adequado.

Para encontrar a melhor solução, é necessário realizar uma avaliação clínica integrada, que analise o problema em concreto, mas também o histórico clínico do doente.
Os tratamentos atualmente existentes para cada tipo de alopecia, poderão passar por:

  • Medicamentos de uso tópico;
  • Medicamentos por via oral;
  • Intervenção cirúrgica de reposição capilar.

 

Como prevenir a alopecia

Apesar de, em alguns casos, a alopecia ser inevitável, noutras situações há formas para a prevenir e minimizar as suas consequências. Nesse sentido, indicamos algumas dicas importantes para proteger o seu cabelo:

  • Mantenha o cabelo sempre limpo e bem escovado;
  • Informe-se acerca dos produtos mais adequados para aplicar no seu tipo de cabelo. As farmácias são locais onde pode encontrar bons conselhos bem como os melhores produtos;
  • Evite expor o cabelo a temperaturas muito elevadas, nomeadamente no banho, na modelagem e na secagem. Neste caso, se usar secador, mantenha uma temperatura média e uma distância de 15 cm;
  • Lave o cabelo com água morna e enxugue-o muito bem após a lavagem;
  • Evite adornos e penteados que causem demasiada tração no cabelo;
  • Não exponha o seu cabelo a condições meteorológicas agressivas, como o sol em excesso ou o vento;
  • Principalmente na praia, recorra a um protetor solar específico para o cabelo;
  • Faça uma alimentação saudável e beba bastante água.

 

Em suma, se notar alguma alteração no couro cabeludo, consulte um profissional de saúde para uma avaliação. Com um acompanhamento médico adequado, muitos tipos de alopecia podem ser revertidos e os seus efeitos minimizados.
Se procura mais conselhos sobre saúde e bem-estar, subscreva o blog da Farmácia Nova da Maia e encontre artigos sobre diversos temas.

 


 

Subscrição de Blog


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.