Os primeiros meses de vida de um bebé são fundamentais para promover o seu desenvolvimento saudável. Esta é a fase da amamentação. Um momento em que mãe e criança criam laços de ternura que os vão acompanhar ao longo da vida. Para tornar esta tarefa confortável para ambos, mostramos-lhe 6 essenciais de amamentação que não podem faltar na sua rotina diária.

 

1. Almofada de amamentação

Uma almofada adaptada é um dos essenciais de amamentação que recomendamos. Desde logo, porque este objeto pode ajudá-la a dormir numa posição mais confortável ainda durante a fase da gravidez. Mas, como o próprio nome indica, as grandes vantagens revelam-se no período da amamentação:

  • Ajuda a acomodar o bebé enquanto está a dar de mamar;
  • Evita as tensões musculares provocadas pela repetição constante da posição;
  • Ajuda a melhorar a tarefa de sucção do recém-nascido;
  • Se é mãe de gémeos, este pode ser um item muito útil para manter os dois bebés seguros e confortáveis ao longo deste período.


2. Soutien de amamentação

Durante a gravidez, e ao longo do período de amamentação, é fundamental que se sinta confortável. Para isso, deve vestir roupas que não limitem os movimentos e soutiens ajustados à tarefa diária de alimentar o seu bebé. Por isso, apostar em essenciais de amamentação como soutiens adequados, vai ajudá-la.

Estas peças, quando específicas para mulheres que amamentam, apresentam várias vantagens que passamos a enumerar:

  • Proteção e comodidade: Como é normal, nesta fase os seios maternos têm uma dimensão maior e estão mais pesados. Por isso, é importante investir em peças específicas que cubram e protejam totalmente os seios. O soutien de amamentação tem alças mais largas que ajudam a distribuir o peso dos seios, evitando também a sobrecarga das costas.
  • Conforto: Opte por um soutien produzido com matérias primas que facilitam a respiração da pele e não tenham costuras na região dos mamilos e auréolas. Estas opções têm como objetivo evitar feridas ou irritações.
  • Praticidade: Pelo facto de terem copas amovíveis este tipo de soutien é muito mais prático. Não há a necessidade de despir a peça no momento de amamentar.
  • Elegância: Apesar de ter sido idealizada com um propósito de utilidade muito forte, hoje em dia existem soutiens de amamentação muito femininos. Portanto, vai poder escolher, entre uma grande variedade, o que mais se adequa às suas necessidades e gosto pessoal.


3. Discos e coletores de leite

Durante a fase de amamentação é normal que tenha algumas perdas de leite. Isto é mais comum nas primeiras semanas, numa fase em que o corpo está a ajustar a produção às necessidades do recém-nascido.

De forma a evitar que as suas peças de roupa fiquem manchadas, deve incluir os discos e os coletores de leite na sua lista de essenciais de amamentação.

Os discos são colocados no interior do soutien e servem para absorver as perdas de leite materno. Ficam em contacto direto com o seio, de forma a evitar as manchas na roupa. Existem vários tipos e pode escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades:

  • Reutilizáveis;
  • Descartáveis;
  • Artesanais.

A outra opção são os coletores de leite. Estes têm como função aproveitar as perdas. Desta forma, evita-se o desperdício deste alimento tão precioso para o seu bebé, ainda mais importante quando a mãe produz pouco leite.


4. Proteção dos mamilos

A amamentação a cada três horas, e durante um período prolongado, pode acabar por provocar desconfortos e feridas nos mamilos da mãe. De forma a que este processo não seja doloroso e incómodo, pode recorrer aos nossos próximos essenciais de amamentação. Estamos a falar dos mamilos de silicone, dos protetores de mamilo e das almofadas de hidrogel.

✓ Mamilos de silicone: A sua utilização tem como objetivo facilitar a pega da mama pelo bebé, ao mesmo tempo que protege o seio da mãe quando este se encontra:

  • Dorido;
  • Sensível;
  • Seco;
  • Gretado.

✓ Protetores de mamilo: Quando se encontram gretados ou doridos é importante que proteja os mamilos de qualquer tipo de fricção. Só assim é possível que haja uma recuperação da pele e que o incómodo possa ser ultrapassado.

✓ Almofadas de hidrogel: Por fim, as almofadas de hidrogel são também uma forma de aliviar as dores. A diferença, comparativamente com os protetores de mamilo, é a sua característica refrescante ao toque, que oferece um alívio imediato e calmante.


5. Regeneração dos mamilos

De forma a que os mamilos possam recuperar durante todo o processo de amamentação, existem essenciais de amamentação que pode adquirir. No site da Farmácia Nova da Maia encontra uma vasta gama de cremes e pomadas regeneradoras ou géis protetores que a vão ajudar a aliviar o desconforto que surge durante a amamentação.


6. Bomba de extração de leite

O último essencial de amamentação, mas não menos importante, é a bomba de extração de leite. Este utensílio é muito importante para garantir que não existe desperdício de leite materno, manter a sua produção e ainda facilitar o regresso da mãe à rotina.

É muito importante que não exista acumulação de leite nos seios, por forma a evitar o ingurgitamento mamário e, consequentemente, a dor. Com a utilização desta bomba é possível retirar o excesso de leite que não é consumido pelo bebé, podendo ser corretamente acondicionado em sacos de armazenamento e utilizado numa refeição posterior. Além disso, também é útil no regresso da mãe ao trabalho ou em períodos de ausência.


Encontre os essenciais de amamentação na sua farmácia

Gostou destes essenciais de amamentação? Na Farmácia Nova da Maia temos uma secção com tudo o que precisa para viver em pleno esta fase da sua vida.

Visite a nossa loja online e encomende tudo o que precisa sem sair de casa. Se precisar de ajuda, os nossos farmacêuticos estão disponíveis para prestar-lhe todo o acompanhamento necessário.

 

Visitar loja online

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.