A caspa é um problema comum. Associamo-la às pequenas partículas brancas que vemos no couro cabeludo ou que caem sobre os ombros. Ainda que nem sempre percebamos as suas causas ou consigamos encontrar a melhor estratégia para a eliminar, é certo que existem várias formas de prevenção e tratamento.

A caspa é um processo de descamação das células mortas da pele. Quando pouco evidente, não passa de um método natural de renovação tecidular. No entanto, quando as partículas se tornam mais visíveis, podemos estar perante uma forma de dermatite (inflamação na epiderme). Nestes casos, é fundamental adotar alguns cuidados.

Esta condição não se manifesta sempre da mesma forma. Sabe-se que poderá ter uma causa endógena (genética ou hormonal) ou exógena, ou seja, relacionada com práticas e estilos de vida.

Afeta tanto homens como mulheres, havendo uma maior predisposição para o seu aparecimento em cabelos oleosos. Raramente se apresenta como algo grave, mas, sendo inestética, causa algum desconforto.

 

Tipos de caspa mais comuns

Existem dois tipos de caspa frequentes. Conheça as principais características e aprenda a distingui-los.

  • Caspa seca

É uma manifestação sem gravidade, uma vez que pode ocorrer como um processo normal de descamação, resultando de uma renovação rápida das células (hiperdescamação). Os sinais mais recorrentes são a libertação de pequenas partículas brancas do cabelo e alguma comichão.

  • Caspa oleosa

Este processo inflamatório, também denominado dermatite seborreica, é causado, sobretudo, pela excessiva oleosidade da pele e cabelo e requer maior atenção. O aumento de gordura está, assim, associado à presença de fungos (da família Malassezia). Pode surgir não só no cabelo como também nas sobrancelhas, rosto, barba e outras regiões do corpo, como dobras da pele, costas e espaço entre os seios. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, libertação de partículas amareladas e oleosas, bem como comichão intensa e queda de cabelo.

 

Tratamentos adequados a cada caso

Dependendo do tipo e da gravidade, a duração do tratamento da caspa pode variar. Existe uma ampla variedade de produtos que auxiliam no controlo e eliminação deste problema.

  • Para descamações leves, por vezes, um bom champô anticaspa pode ser suficiente. Tenha em atenção se tem cabelo seco ou oleoso aquando da escolha do produto;
  • Existem loções com compostos antifúngicos e nutrientes essenciais ao fortalecimento do couro cabeludo. A aplicação deve ser feita depois da lavagem do cabelo com um champô normal, de forma a retirar a gordura existente. A sua eficácia será maior do que a dos champôs anticaspa.
  • Existem fármacos de aplicação tópica com corticoides, indicados para inflamações mais sérias.

Se, após 2 semanas de tratamento, não notar melhorias ou constatar um agravamento do problema, consulte um dermatologista. Recorrer a um especialista é fundamental para perceber as causas da caspa e adequar a terapêutica.

 

8 Dicas para prevenir o (re)aparecimento de caspa

  1. Se tem cabelo oleoso, lave-o diariamente com um champô adequado. Na lavagem, utilize sempre água fria ou tépida, pois o uso de água quente está associado ao aparecimento e aumento da caspa;
  2. Evite uma exposição solar excessiva. O sol, quando aproveitado de forma moderada (de manhã e ao final do dia), é um bom anti-inflamatório natural, ajudando na produção de vitamina D;
  3. Evite, sobretudo, o uso de secador ou a aplicação de produtos agressivos no cabelo. Laca, espuma e gel, por exemplo, podem também irritar o couro cabeludo e, consequentemente, provocar dermatite;
  4. Não se deite com o cabelo molhado ou húmido;
  5. Faça uma alimentação rica em zinco e vitamina B. Componha a sua dieta com peixe, marisco, vegetais (alface, tomate, couve e cenoura, entre outros) e frutos (como alperce);
  6. Modere a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar;
  7. Realize atividade física como forma de reduzir o stress;
  8. Controle a diabetes, a obesidade e os problemas hormonais.

 

Na nossa loja online, encontrará uma vasta gama de produtos concebidos para eliminar ou atenuar a caspa. Caso surja alguma dúvida ou questão, poderá recorrer ao aconselhamento dermatológico personalizado que prestamos presencialmente na Farmácia Nova da Maia.

Se deseja saber mais sobre problemas comuns, subscreva o nosso blog. Escrevemos frequentemente sobre temas relacionados com a sua saúde e bem-estar.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.