Herpes labial é uma doença contagiosa provocada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Estima-se que cerca de 80% da população, com idade inferior a 50 anos, já tenha tido contacto com o HSV-1. Porém, menos de 1/3 destas pessoas desenvolveram a infeção. As restantes criaram anticorpos que as tornam imunes ao vírus.

 

Saiba como diagnosticar o herpes labial

Se desconfia que é portador do vírus HSV-1 e quer ter um diagnóstico efetivo da doença, deve recorrer a um médico dermatologista.

Através da observação clínica de uma lesão ativa e do recurso a análises laboratoriais, o especialista consegue apresentar um diagnóstico correto e prescrever um tratamento ajustado às especificidades do seu caso.

 

Como se contrai a doença?

O contágio do herpes labial surge pelo contacto direto com a lesão. Beijar alguém infetado ou partilhar talheres e copos são as formas mais comuns de transmissão da doença.

A primeira manifestação ocorre entre 1 e 3 semanas após o contágio. Se não for devidamente tratada, a lesão pode permanecer ativa até 14 dias. Porém, com o recurso a fórmulas antivirais – de administração oral ou tópica – este período pode ser reduzido para os 5 a 7 dias.

 

Relação do herpes com o sistema emocional

Sendo uma infeção crónica, mesmo estabilizados os seus sinais, o vírus permanece no organismo, instalando-se nas células nervosas. Esta condição torna a manifestação do herpes labial altamente suscetível a fatores emocionais.

Assim, stress, frustração, depressão e ansiedade, por exemplo, são condicionantes que reativam a doença. Consumo de álcool, exposição ao sol, baixa imunidade e período pré-menstrual são outras causas que devem ser consideradas.

 

Como se manifesta o herpes labial?

Mesmo durante o período em que o vírus se encontra assintomático, o HSV-1 mantém-se no organismo com algum grau de transmissibilidade.

Quando reativado, os sintomas da doença manifestam-se nos lábios, podendo propagar-se para as zonas em redor, como nariz, bochecha e queixo. Sobre a pele, surgem pequenas bolhas de água que provocam sensações desconfortáveis como comichão, ardência e dor. Quando rompem, essas vesículas secam, formando crostas que tendem a cair após alguns dias. Estas crises são periódicas e variáveis, podendo voltar em intervalos temporais de semanas, meses ou até anos.

 

Tratamentos disponíveis para amenizar os sintomas 

Os sintomas provocados pelo herpes labial podem ser amenizados com recurso a fórmulas antivirais de aplicação tópica (administração direta na pele).

É recomendável recorrer à consulta de um farmacêutico para obter o aconselhamento adequado sobre os produtos existentes no mercado. Estas soluções não carecem de receita médica e devem ser aplicadas sobre a lesão para alívio do desconforto e aceleração do processo de cicatrização.

Entre as várias fórmulas comercializadas, vai encontrar:

  • Creme ou gel para atenuar a dor e a irritação;
  • Pomada antiviral para acelerar a cicatrização;
  • Adesivo para proteger a pele durante o processo de recuperação.

 

Em casos mais graves, quando a doença se manifesta com grande regularidade, acarretando grande desgaste físico e psicológico ao seu portador, é recomendável a intervenção do dermatologista ou do médico de família.

Estes profissionais estão habilitados para prescrever medicamentos de toma oral que ajudam a controlar os sintomas e a minimizar os constrangimentos estéticos provocados pelas vesículas.

 

Como prevenir o contágio do herpes labial

Uma vez portador do vírus HSV-1, o indivíduo tem que conviver com a doença, procurando controlar ao máximo os mecanismos que desencadeiam o seu desenvolvimento, como a exposição solar.

Não existindo cura, é também muito importante prevenir o contágio, através da adoção de alguns cuidados:

  • Evitar a troca de beijos, sobretudo com crianças e pessoas com o sistema imunitário debilitado, sempre que as lesões estejam presentes;
  • Não partilhar objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres, lâminas de barbear, toalhas, batons e outros cosméticos;
  • Lavar muito bem as mãos e evitar levá-las a outras partes do corpo (sobretudo aos olhos e aos órgãos genitais) dado o risco de propagação do vírus;
  • Evitar contactos de maior intimidade sempre que as lesões estão ativas.

 

Se procura aconselhamento sobre o herpes labial, saiba que na Farmácia Nova da Maia encontra farmacêuticos prontos a ajudar.

Pode também visitar a nossa loja online, onde encontrará uma vasta gama de produtos específicos para tratar esta infeção. Para continuar a seguir os nossos conselhos de saúde e bem-estar, subscreva o nosso blog!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.