Com a chegada dos dias mais frios e da época das gripes, surgem também as preocupações com as dores de garganta. Na sua maioria, estes problemas são de origem viral, pelo que é fundamental adotar hábitos de higiene preventivos. Porém, existem casos decorrentes dos nossos hábitos diários e que, por esse motivo, podem ser prevenidos e tratados com alguns cuidados adicionais.

 

Hábitos de higiene que o afastam de vírus e bactérias

As dores de garganta podem ter diferentes origens. Geralmente, são provocadas por vírus e bactérias que têm como principais alvos a faringe e as amígdalas. Nestes casos, não há muito que possa fazer para prevenir o contágio, além de tomar precauções de higiene.

  • Lavagem assídua das mãos: Antes das refeições ou de manusear alimentos, é importar lavar as mãos com água corrente. Também o deve fazer quando limpa o nariz ou depois de estar em locais públicos;
  • Tapar a boca com o antebraço ao tossir e cobrir o nariz com um lenço ao espirrar. Estas são as formas mais indicadas para não disseminar vírus ou bactérias que podem originar as indesejadas dores de garganta;
  • Não partilhar objetos de utilização diária: Evite, por exemplo, usar os copos e talheres de outras pessoas;
  • Evitar frequentar espaços públicos onde é permitido fumar e onde haja elevados níveis de poluição;
  • Evitar o contacto com pessoas infetadas. Tal como nos adultos, também nas crianças as dores de garganta são fundamentalmente causadas por vírus. Creches e infantários são locais preponderantes na disseminação. Por isso, as crianças que frequentam instituições de ensino estão mais suscetíveis ao contágio através das vias aéreas. Já as que permanecem em casa até à idade escolar acabam por estar mais resguardadas.

 

Cuidado com o ar condicionado!

As dores de garganta não são todas de origem viral. Aliás, pessoas com problemas de congestão nasal e obstrução das vias respiratórias desenvolvem facilmente as chamadas faringites não infeciosas. Isto devido ao simples ato de respirar pela boca.

Além destes casos, há um outro fator – cada vez mais presente no nosso dia a dia – responsável por casos não virais de dores de garganta. Falamos do ar condicionado. Instalada nos escritórios, nos carros, em casa, em aviões e noutros espaços públicos, esta tecnologia é um inimigo da garganta.

Ao retirar humidade ao espaço, o ar condicionado provoca uma secura nas vias respiratórias. Por sua vez, estas terão de se esforçar mais para se manterem húmidas, o que pode acabar por provocar inflamação na garganta.

 

Tratamento: Antibiótico só em caso de infeção bacteriana!

Erradamente, muitas pessoas acreditam que é com antibióticos que se tratam as dores de garganta. Desconhecem, contudo, que estes fármacos só devem ser administrados no caso de a origem ser bacteriana.

Como a maioria das dores de garganta é gerada por infeções virais, este medicamento não terá qualquer efeito no tratamento. Portanto, na maior parte dos casos, não é preciso qualquer tipo de medicação adicional aos analgésicos e antipiréticos.

Existem, no entanto, algumas práticas que pode adotar para o ajudar a aliviar as dores:

  • Hidratação abundante – Evite bebidas geladas e opte preferencialmente pela água;
  • Água tépida com sal – Coloque uma colher de chá de sal num copo de água e utilize esta solução para gargarejar;
  • Chá, limão e mel: Esta combinação é ideal para aliviar a inflamação na garganta;
  • Mantenha os espaços húmidos: Desta forma, ajuda a aliviar o esforço que as vias aéreas fazem para se manter lubrificadas;
  • Não fume e afaste-se de zonas de fumadores;
  • Evite espaços demasiado aquecidos para se proteger de alterações bruscas de temperatura;
  • Tome pastilhas próprias para o alívio das dores.

Estes conselhos aplicam-se tanto a adultos como a crianças. Caso os sintomas se prolonguem, é conveniente a consulta de um médico de forma a perceber a origem do problema.

Descubra outras dicas de saúde úteis para si e para os seus filhos no blog da Farmácia Nova da Maia. Faça já a subscrição e receba no seu email todas as novidades.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.