Com os dias quentes a chegar, não é demais reforçar os cuidados a ter com um bebé na praia ou na piscina. Os perigos da exposição solar são maiores nas crianças, porque têm a pele mais sensível. Além disso, a ausência de proteção contra os raios solares pode originar problemas de pele no futuro.

 

Por que razão é tão frágil a pele dos bebés e crianças?

São três os fatores que explicam porque devemos proteger as crianças e bebés na praia ou na piscina:

  • As crianças e os bebés têm uma pele menos espessa e compacta. A mesma é composta por menos gordura, o que a torna mais suscetível aos raios solares e à desidratação;
  • O corpo de uma criança não produz transpiração suficiente para conseguir reduzir a temperatura corporal;
  • O sistema de pigmentação nos bebés e crianças ainda não está totalmente desenvolvido. Ou seja, ainda lhe falta uma parte importante do seu escudo contra os raios solares.

Apesar de ser a fase na qual a pele tem menos defesas, é durante a infância que bebés e crianças estão mais tempo expostos ao sol. Seja a brincar num parque ou no recreio da escola, na prática de desporto ao ar livre ou durante as férias, os riscos são grandes.

Claro que existem crianças mais vulneráveis. Por exemplo, as que têm cabelos e pele mais claros, as que têm muitos sinais na pele ou até aquelas que têm antecedentes de cancro de pele na família. Nesse sentido, é importante redobrar cuidados, principalmente com um bebé na praia.

 

9 Cuidados a ter na praia ou piscina

  1. Bebés até aos 12 meses de idade não devem ter qualquer tipo de exposição direta ao sol;
  2. Entre as 11h00 e as 17h00, deve ser evitada a exposição direta ao sol por parte das crianças. Este é o período em que os raios solares são mais fortes e prejudiciais;
  3. Para estarem mais protegidas da radiação, as crianças devem usar roupas leves, mas de malha apertada e opacas. Além disso, devem cobrir o corpo na íntegra;
  4. Com um bebé na praia, é importante a proteção com chapéu. De forma a proteger olhos, nariz, orelhas e nuca, deve optar um chapéu com aba larga. O boné não protege as orelhas nem a nuca;
  5. A utilização de óculos de sol deve ser incentivada. Apenas necessita de garantir que a proteção UV é igual ou superior a 99%;
  6. As crianças não devem colocar perfume nem água-de-colónia quando vão para a praia ou piscina;
  7. É importante que uma criança ou bebé na praia ingira líquidos com frequência a fim de evitar a desidratação;
  8. O protetor solar deve estar presente em todas as saídas para o exterior. É importante que seja aplicado antes de sair de casa;
  9. É fundamental que sejam os pais e irmãos a dar o exemplo. As crianças gostam de copiar as ações dos mais velhos, pelo que essa é uma forma de as educar para os cuidados a ter na praia.

 

Com um bebé na praia, o protetor solar é um aliado imprescindível!

A utilização de protetor solar é fundamental para nos protegermos da radiação. Com um bebé na praia, é ainda mais importante! Existem alguns cuidados a ter na sua aplicação para garantir a máxima proteção.

  • É importante escolher um protetor solar específico para crianças. Além disso, este deve ter um fator de proteção elevado, preferencialmente acima de 50. Deve ainda ser hipoalergénico e ter um filtro mineral que proteja dos raios UVA e UVB. Por fim, deve ser resistente à água;
  • A aplicação do protetor solar deve ser feita 30 minutos antes de sair de casa. Aplique-o de forma generosa para garantir uma proteção total;
  • Não deve colocar protetor apenas nas zonas expostas. Deve aplicá-lo em todo o corpo, mesmo nas áreas que ficam cobertas pelo fato de banho. Além disso, existem outras regiões que não devem ser esquecidas, como os lábios, as orelhas, os ombros e o pescoço. As mãos, a região traseira dos joelhos e os pés também fazem parte das zonas do corpo que não deve desvalorizar;
  • De duas em duas horas, deve voltar a aplicar o protetor solar. No entanto, se o bebé transpirar muito ou se for tomar banho, deve fazê-lo com maior regularidade.

 

A importância dos óculos de sol

De forma a proteger devidamente os olhos de uma criança ou de um bebé na praia, é importante o uso de óculos de sol. A compra deve ser feita com base em algumas características essenciais.

Em primeiro lugar, as lentes devem oferecer uma proteção UV de pelo menos 99%. Não interessa a cor da lente, mas sim o filtro que esta tem. Além disso, é importante comprar uns óculos que sejam resistentes e maleáveis.

Uma dica para evitar que as crianças rejeitem os óculos: deixe que sejam elas a escolhê-los. Por fim, dê o exemplo e use também os seus óculos de sol.

 

Descuidos habituais com um bebé na praia ou na piscina

Existem alguns descuidos muito comuns que podem ser suficientes para não garantir a máxima segurança dos mais novos.

Com um bebé na praia ou piscina, não nos podemos esquecer de que, mesmo estando debaixo do guarda-sol, continuamos sujeitos aos efeitos da radiação solar. A sombra não garante uma proteção a 100%, porque a areia, a água e até mesmo a relva acabam por refletir os raios solares.

Também é importante lembrar que, mesmo que esteja céu nublado, continuam a ser necessários os mesmos cuidados. Apesar de não vermos o sol, a verdade é que 60% a 80% dos raios UV passam as nuvens.

Por fim, molhar a camisola de algodão que o bebé usa na praia ou na piscina pode não ser a melhor solução para os dias quentes. Quando está seco, este tipo de vestuário garante uma melhor proteção. Quando está molhado, 50% dos raios solares deixam de ser filtrados.

 

Gostou dos nossos conselhos? Faça já a subscrição do nosso blog e mantenha-se a par de todas as novidades e artigos. Na Farmácia Nova da Maia, temos ao seu dispor uma linha muito completa de produtos que o ajudarão a manter os seus filhos em segurança. Encontre-os na nossa loja online.

 

QUERO OS MELHORES PRODUTOS PARA O MEU BEBÉ

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.