As fraldas ecológicas vieram para ficar, tal como muitos outros produtos de Puericultura amigos do ambiente.

Com o aumento da poluição e consequente aquecimento global, assiste-se a uma crescente preocupação ambiental por parte da população. Há já muito tempo que vão aparecendo alternativas sustentáveis para artigos do dia-a-dia, como por exemplo os copos menstruais. É nesse contexto que surgem as fraldas ecológicas, uma opção verde com um objetivo associado: reduzir a pegada ambiental sem comprometer a qualidade do produto!

 

O impacto ambiental das fraldas descartáveis tradicionais

As fraldas descartáveis “normais” têm um impacto ambiental brutal, quer pela sua produção, quer pela sua decomposição.

Uma fralda é composta essencialmente por dois elementos: por fora, plástico – nomeadamente polietileno, derivado do petróleo (um recurso não renovável) – e, por dentro, papel, que é quimicamente branqueado. Assim sendo, o seu fabrico exige uma elevada utilização de energia e matéria, o que origina altos níveis de poluição.

Em relação à decomposição, estima-se que demore cerca de 450 anos. Falemos em números! Em média, um bebé usa cerca de 250 fraldas descartáveis por mês. Até aos 2-3 anos, esse número traduz-se em 6.000 fraldas usadas, ou seja, 130 kg de plástico e 200 a 400 kg de pasta de papel. Essas fraldas vão parar aos aterros e são extremamente poluidoras, não só devido aos materiais de que são feitas, mas também por causa dos gases que emitem (por exemplo, o metano).

 

Fraldas ecológicas que protegem o rabinho do seu filho

As fraldas ecológicas surgem, portanto, como alternativa às “normais”. Podem ser reutilizáveis ou descartáveis. Estas últimas são a opção que mais agrada aos pais, pois são descartadas após a utilização mas, ao mesmo tempo, amigas do ambiente.

Estes artigos de Puericultura nasceram com dois propósitos principais. Por um lado, visam diminuir a pegada ambiental. Por outro, pretendem criar um produto mais delicado para a pele dos bebés.

A verdade é que a maioria das fraldas tradicionais passa por processos que envolvem substâncias nocivas, como bactericidas, pesticidas e outros químicos (desodorizantes). Como consequência, aparecem frequentemente irritações e reações alérgicas na pele dos bebés. É para dar resposta a estas questões que surgem as marcas Bambo Nature e Tidoo Nature.

 

Bambo Nature – O compromisso para com os bebés

A Bambo Nature criou fraldas ecológicas capazes de dar resposta ao dia-a-dia das crianças. São finas, suaves, 100% respiráveis e flexíveis. Além disso, apresentam barreiras laterais que permitem um ajuste ao corpo, minimizando a probabilidade de haver fugas. Trata-se, portanto, de uma solução que garante qualidade, eficácia e funcionalidade.

Estas fraldas ecológicas são livres de branqueadores óticos, perfumes, loções e hidratantes. As matérias-primas utilizadas são certificadas e garantem a não-utilização de químicos perigosos. O mesmo acontece com as toalhitas. Assim, há uma maior garantia contra assaduras, alergias e irritações da pele.

Esta empresa escandinava acredita na preservação do meio ambiente. Assim, assegura a sustentabilidade das matérias-primas utilizadas na criação de fraldas ecológicas. Assume ainda responsabilidade ambiental, não só em todo o processo de produção, mas também no transporte e distribuição. Na mesma linha de pensamento e ética, a Bambo Nature não realiza testes em animais.

 

Tidoo Nature – O compromisso para com o planeta

Também a Tidoo Nature se guia pelos mesmos padrões: a saúde do bebé e do planeta em primeiro lugar! Livres de materiais nocivos, como cloro, perfumes, corantes, látex e petrolatos), as fraldas eco-friendly da marca francesa detêm certificação FSC® e Nordic Swan Ecolabel, o que atesta o reduzido impacto ambiental.

Hipoalergénicas e dermatologicamente testadas, garantem a proteção da pele do bebé, até mesmo da mais sensível. Asseguram também o tão desejado conforto, uma vez que contam com um revestimento externo microventilado e respirável.

Sustentabilidade é palavra de ordem para os criadores das fraldas e toalhitas Tidoo Nature. Também as embalagens destes artigos produzidos em França é ecológica. Na sua composição, conta com 80% de material reciclado.

 

Na Farmácia Nova da Maia, temos consciência de quão importante é abordar esta temática, numa altura em que existe uma preocupação crescente com o ambiente. Sabemos também que os bebés suscitam em nós todo o tipo de medos, questões e dúvidas. Se está prestes a ser mãe/pai, consulte a nossa lista de maternidade, para que não lhe falte nada neste momento único da sua vida: o nascimento do seu bebé!

 

DESCARREGAR LISTA DE MATERNIDADE

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.