A menopausa corresponde a uma fase natural na vida das mulheres. Traz muitas mudanças tanto a nível físico como psicológico, contudo, é importante encarar esta etapa com normalidade.

Antes de mais, é fundamental realçar que a menopausa faz parte do ciclo de vida feminino, tal como, por exemplo, a menstruação. Trata-se do momento em que os ovários param de produzir hormonas e, consequentemente, as mulheres deixam de menstruar. Isto leva a que o organismo procure um novo equilíbrio hormonal. Daí o aparecimento dos sintomas que, no fundo, são uma resposta do corpo em busca de estabilidade.

Cada mulher é única e, como tal, a fase da menopausa não é igual para todas. No entanto, existe um padrão no que toca aos sinais indicadores desta etapa feminina. Para que as mulheres possam viver este momento de mudança de forma descomplicada, é importante adotar algumas medidas. Assim, será possível minimizar os efeitos físicos e psicológicos da menopausa, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida da mulher.

 

6 Sintomas da menopausa e como atenuá-los

 

  1. Alterações no ciclo menstrual. Quando se começam a notar irregularidades na menstruação, é essencial anotar datas. Desta forma, será possível perceber em que fase da menopausa a mulher se encontra;
  2. Suores e afrontamentos. Para fazer frente a estes picos de calor, deve apostar-se em roupas leves e frescas, preferencialmente de algodão. Além disso, devem evitar-se cafés, bebidas alcoólicas e comidas muito condimentadas. A ingestão de água é igualmente essencial;
  3. Oscilações ao nível da personalidade (humor, ansiedade, depressão). Exercer qualquer atividade física (pelo menos 30 minutos por dia) ajuda a aliviar o stress e a controlar o peso;
  4. Distúrbios do sono. Devem criar-se horários regulares para dormir, de modo a estabelecer uma rotina para o sono. Para ajudar, é importante ajustar os níveis de luminosidade, ruído e temperatura do quarto. Devem também evitar-se refeições pesadas à noite, assim como o consumo de cafeína, nicotina e álcool;
  5. Secura vaginal. Para contrariar esta questão, deve optar-se por produtos de higiene íntima para o efeito e recorrer-se a lubrificantes, sempre que necessário;
  6. Incontinência urinária. Contrair e relaxar repetidamente os músculos vaginais é um bom exercício para combater este problema. Além disso, existem várias opções que garantem um maior conforto quando há perdas de urina.

 

Riscos que a menopausa pode acarretar

 

Com a entrada na menopausa, surgem às vezes outras adversidades, tais como riscos cardiovasculares. Efetivamente, há um incremento de problemas relacionados com a idade e o aumento do peso, nomeadamente hipertensão, diabetes e colesterol.

A Osteoporose é também frequente durante a menopausa, pois a diminuição dos níveis de estrogénio origina perda de massa óssea. Isto, por sua vez, faz com que os ossos fiquem enfraquecidos, aumentando a probabilidade de haver fraturas.

É, por isso, essencial que as mulheres façam um check-up aquando da entrada na menopausa, inclusive vigilância ginecológica e mamária. Assim, será possível despistar outros problemas, quer derivem ou não desta etapa da vida do sexo feminino.

A menopausa deve ser encarada com naturalidade e sem alarmismos. A verdade é que não é mais do que um momento de alterações hormonais. Contudo, os sintomas associados interferem, muitas vezes, com a qualidade de vida das mulheres.

É crucial adotar um estilo de vida saudável para minimizar esses efeitos e para garantir o bem-estar feminino. Assim sendo, não fumar, fazer uma alimentação equilibrada e nutritiva e praticar exercício físico são algumas medidas que deve tomar.

 

Se está na menopausa e precisa de aconselhamento para compreender melhor esta etapa da sua vida e saber como enfrentar os sintomas, visite-nos. Na Farmácia Nova da Maia, estamos totalmente disponíveis e habilitados para a ajudar a lidar com esta questão.

Se deseja continuar a ler os nossos artigos sobre as mais diversas temáticas relacionadas com saúde e bem-estar, subscreva o nosso blog!

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.