O álcool interfere na ação de muitos medicamentos, podendo aumentar, diminuir ou anular o seu efeito. A interação de bebidas alcoólicas com fármacos pode acionar a produção de substâncias tóxicas para o corpo. Contribui, ademais, para que determinados efeitos secundários, como dores de cabeça, vómitos ou sonolência, sejam evidenciados.

 

Como atuam os medicamentos e o álcool no organismo?

Os medicamentos e o álcool seguem caminhos semelhantes no organismo. Os fármacos percorrem a corrente sanguínea e chegam a determinado órgão ou tecido, produzindo o efeito terapêutico desejado. Posteriormente, são eliminados pelo corpo.

Semelhantemente, o álcool corre pelo sangue, opera sobre o sistema nervoso central, é metabolizado e depois eliminado, sobretudo pelo fígado. Dessa forma, a interação entre ambos pode originar riscos para a saúde.

O metabolismo do medicamento pode ser inibido pelo álcool. Esta situação leva a que o remédio permaneça mais tempo no organismo e aumenta a probabilidade de ocorrerem efeitos secundários. Mas o inverso também pode acontecer. A estimulação do metabolismo do medicamento reduz a sua permanência no corpo e, consequentemente, o seu efeito terapêutico.

Note que, quando o consumo de álcool é crónico, os medicamentos podem transformar-se em produtos tóxicos, o que pode levar à lesão de órgãos, principalmente o fígado.

 

Combinar álcool com medicamentos é prejudicial, sempre!

Juntar álcool com medicamentos prejudica o organismo, independentemente de estes serem ou não sujeitos a receita médica. Quem o faz incorre em riscos, quer ingira bebidas alcoólicas esporadicamente ou todos os dias.

Apesar de os perigos estarem sempre presentes, tenha em conta que combinar álcool com determinados medicamentos pode acarretar riscos ainda mais sérios para a saúde. É importante evitar bebidas alcoólicas se estiver a tomar antibióticos ou remédios para a depressão, ansiedade ou epilepsia. O mesmo cuidado deve ser adotado por quem é diabético, apresenta alterações de pressão arterial ou tem problemas de coagulação de sangue.

Se tiver dúvidas, aconselhe-se na sua farmácia sobre os riscos inerentes à ingestão de álcool com medicamentos.

 

Se beber, não conduza!

O risco de acidentes na estrada aumenta quando os automobilistas se encontram sob o efeito do álcool. Se a este cenário juntarmos o consumo de medicação, pior ainda! A junção de bebidas alcoólicas e remédios interfere nas capacidades de perceção, concentração e reação. Estas são, com efeito, indispensáveis quando se está ao volante.

 

Se tiver dúvidas sobre se pode, ou não, beber álcool enquanto está em tratamento, não hesite em consultar o seu médico ou farmacêutico. Na Farmácia Nova da Maia, encontra profissionais que o aconselham e ajudam a esclarecer todas as suas questões.

Subscreva o nosso blog para aceder a mais conteúdos úteis para a sua saúde e bem-estar. Previna riscos, cuide do seu organismo e tome decisões seguras e conscientes.

 


 

Subscreva o nosso blog!


    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*

    A Farmácia Nova da Maia está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.